Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/11/2011

20 de novembro dia de estudar o Plano Nacional Missionário

Untitled document

O Departamento Nacional de Escola Dominical convida toda a igreja para estudar o Plano Nacional Missionário – PNM no próximo dia 20, domingo. O documento norteia as ações da Igreja Metodista nos próximos cinco anos e para facilitar o entendimento dos metodistas, a Sede Nacional em parceria com a Faculdade de Teologia – Fateo e a Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, produziu uma vídeoaula.

A vídeoaula tem cerca de 50 minutos e será disponibilizada para download gratuitamente nos próximos dias no portal da Igreja Metodista – www.metodista.org.br. O objetivo é difundir o Plano e auxiliar as igrejas locais, à luz dos planos nacionais e regionais em seus planejamentos missionários locais.

Veja mais fotos da gravação da vídeoaula aqui!

A sugestão do Departamento Nacional de Escola Dominical é que no domingo, 20 de novembro, as igrejas locais estejam reunidas na escola dominical das igrejas locais para que possam assistir a vídeoaula e assim refletir sobre o papel da igreja.

Confira as dicas e as sugestões do Departamento Nacional de Escola Dominical para o dia 20 de novembro:

a)    Qual o conteúdo da vídeo-aula?
Neste vídeo você encontrará um resumo do Plano Nacional Missionário. Nossos compromissos e ênfases missionárias, nossas prioridades, o que desejamos com elas; além de ações que devem ser realizadas para alcançar os objetivos abordados no vídeo. O vídeo apresenta também a palavra dos nossos Bispos, ajudando-nos a pensar e entender melhor as ênfases e prioridades missionárias.

b)    Como obter a vídeo aula?
Fazendo um download do arquivo, através do site da igreja:  www.metodista.org.br ou solicitando a sua Sede Regional uma  copia do material em DVD.

c)    Como apresentar a vídeo aula em sua igreja local?
1-    Faça uma breve devocional. Neste dia, priorize o maior tempo para a aula da escola dominical.
2-    O vídeo tem a duração de 55 minutos.
3-    Faça uma breve apresentação do que vai acontecer. Para isso é importante assistir este vídeo com antecedência. O objetivo é que antes de qualquer planejamento, a igreja local, pare para refletir, estudar o PNM e pense sobre a  ação e o papel da igreja local na comunidade nos próximos anos.
4-    Temos ciência que a duração do vídeo é grande, mas todo conteúdo que aí está é de extrema importância. Sendo assim, você tem algumas possibilidades, que podem ser combinadas com a igreja local:

a)    Assistir todo o vídeo, sem interrupção. E, ao final traçar considerações e abrir para discussão.
b)    Dividir o vídeo em dois momentos e ter o tempo de discussão entre essas duas apresentações.
c)    Dispor de mais de uma aula para que a discussão sobre o Plano possa acontecer.
Para auxiliar o trabalho, disponibilizaremos no site da Igreja o arquivo em PowerPoint produzido e apresentado pelo Rev. Nicanor Lopes.

5-  Que atividades podem ser desenvolvidas com as classes de crianças e pré-adolescentes neste dia?

Sugerimos que através de um filme, uma história ou a utilização da Turminha dos Aventureiros em Missão, as crianças e pré-adolescentes sejam motivadas a conceituar o que é Missão.  Após esta primeira conversa organizar uma dinâmica em grupo, onde elas possam levantar algumas ações que o departamento infantil da Escola Dominical pode realizar para contribuir com as ações missionárias da comunidade. Disponibilizaremos no site da Escola Dominical http://ed.metodista.org.br algumas sugestões de histórias, filmes e propostas de atividades.

6- Depois desse exercício, a idéia é que a igreja se organize em classes, ou ainda como classe única, para pensar o planejamento da Igreja local. Esse será um exercício determinante para a promoção do plano de ação da igreja local e do plano de ação pastoral.

 



Conteúdos relacionados

Posts relacionados

Geral, Intercessão, por José Geraldo Magalhães

Semana de oração por Nova Zelândia e Austrália!

Os países que carecem de oração essa semana, segundo o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), são Nova Zelândia e Austrália. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 10 a 16 de agosto de 2014. 

Geral, por José Geraldo Magalhães