Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Educação Teológica - 21/10/2013

Aberto Edital do processo seletivo do Curso de Formação Pastoral 2014

 

EDITAL 2014 PROCESSO SELETIVO DO CURSO TEOLÓGICO PASTORAL (CTP)

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FTIM), Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP, torna público o presente edital dando conhecimento sobre quais são os documentos e os critérios para o Processo Seletivo de candidatos/as recomendados/as pelas Regiões Eclesiásticas para o Curso Teológico Pastoral (curso na modalidade livre, em regime semipresencial).

Das vagas
1. A quantidade de novas vagas oferecidas para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista para o ano de 2014 é 25 (vinte e cinco), sendo todas destinadas a novos/as estudantes. Considera-se como novo/a estudante todos/as que não tenham se matriculado no Curso anteriormente, inclusive quem obteve classificação para matricular-se em outros anos, mas não o fez.

Da participação no Processo Seletivo

2. A Faculdade de Teologia realiza um Processo Seletivo entre os/as candidatos/as ao Curso Teológico Pastoral. Para participar do processo:

2.1 – É responsabilidade da Região Eclesiástica:

- enviar à FTIM a relação de nomes e contatos (e-mails e telefones) de cada candidato/a até 01 (primeiro) de novembro/13, impreterivelmente;

- aplicar o exame seletivo no dia 30 (trinta) de novembro/13 para os/as candidatos/as que constam na relação enviada à FTIM,

- devolver os exames à FTIM até o dia 09 de dezembro/13 impreterivelmente. (Observação: as provas devem chegar aqui na FTIM até esta data).

2.2. – É responsabilidade do/a candidato/a:

– solicitar à Comissão Ministerial Regional de sua Região Eclesiástica uma recomendação para candidatar-se ao CTP;

– procurar informar-se se a Região está cumprindo as obrigações descritas em 2.1;

– fazer o exame seletivo no dia 30 (trinta) de novembro/13, das 08h às 12h, nos locais marcados pelo órgão responsável pelo Programa de Orientação Vocacional de cada Região.

Da classificação

3. O critério para classificação será a pontuação obtida no exame seletivo realizado em cada Região, no dia 30 de novembro/13.

4. Diante de uma eventual necessidade de desempate, os critérios utilizados serão: 1 – priorizar o/a candidato/a que tenha mais idade; 2 – permanecendo o empate, priorizar o/a candidato/a que há mais tempo esteja como membro da Igreja Metodista; 3 – permanecendo ainda o empate, uma comissão de três pessoas, nomeadas pelo Reitor da FTIM, re-examinará o exame seletivo e definirá o desempate.

5. Garante-se a cada Região Eclesiástica, inicialmente, o ingresso dos dois candidatos/as que obtiverem as duas melhores classificações dentre os/as da Região que os/as recomendou.

6. Independentemente da Região Eclesiástica que os/as recomendou, sucessivamente ingressarão os/as demais classificados/as, até se esgotarem as vagas ainda disponíveis.

7. O resultado do exame seletivo será divulgado em 18 (dezoito) de dezembro/13 por meio do site da FTIM (www.metodista.br/fateo).
Do ingresso

8. Os/as candidatos/as aprovados/as no exame seletivo deverão encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a tempo de chegarem à FTIM impreterivelmente até o dia 13 de janeiro/14, 01 (uma) cópia simples de cada um dos seguintes documentos:

8.1 - Cédula de Identidade (RG)

8.2 - Certificado de Conclusão no Ensino Médio (2º grau)

8.3 - Histórico Escolar do Curso Médio (2º grau)

8.4 - Duas fotos 3x4 recentes

8.5 - Endereço eletrônico (e-mail), endereço postal completo e telefones de contato digitados em uma folha de sulfite tamanho A4

8.6 - Comprovação (cópia de documento ou declaração por autoridade) da data de seu ingresso como membro da Igreja Metodista

8.7 - Um texto (no máximo duas páginas) no qual explique os motivos que o/a levaram a querer fazer o Curso Teológico Pastoral.

8.8 – Uma cópia do C.P.F.

9. Cada Região Eclesiástica deverá encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (por meio da Coordenação Regional de Ação Missionária [COREAM]) uma relação com o nome dos/as alunos/as recomendados/as para o 1º ano do CTP até 13 (treze) de janeiro/14 impreterivelmente. Só poderá ser recomendado/a o/a candidato/a: a) que tenha demonstrado vocação ministerial; b) membro de efetiva participação na Igreja Metodista nos últimos quatro anos, pelo menos; c) com no mínimo 30 anos de idade em fevereiro de 2014; d) que tenha concluído com aprovação o Programa de Orientação Vocacional; ou um período prévio equivalente a esse a critério da Região; ou, ainda, tenha uma nomeação pastoral há mais de dois anos; e) que tenha habilidade para participar do ensino à distância, com o compromisso de utilização semanal de comunicação eletrônica (internet); f) que tenha sido aprovado/a no exame seletivo, realizado em 07 (sete) de dezembro/13.

10. De posse dos documentos enviados pelos/as candidatos/as (itens de 8.1 a 8.7) e das recomendações regionais (item 9), a FTIM efetivará o cadastro dos/as alunos/as, sendo a assinatura da matrícula responsabilidade de cada aluno/a durante o primeiro período de aulas presenciais.

Das informações gerais

11. O primeiro encontro presencial em 2014 está marcado para o período de 10 a 21 de março. Informações sobre o curso podem ser encontradas na página eletrônica da FTIM: www.metodista.br/fateo ou pelo telefone: (11) 4366-5976.

12. O endereço postal da FTIM para envio de documentos é:

Faculdade de Teologia – Ed. Ômega
Ref.: Secretaria do CTP
A/C: Michelly Aiyumi Rosario
R. do Sacramento, 230 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 São Bernardo do Campo / SP

13. O endereço eletrônico da FTIM para solicitação e/ou envio de informações sobre o Processo Seletivo do CTP é secretaria.ctp@metodista.br.

14. Este Edital atende ao exposto no item 2.6 (“Critérios e normas processuais para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da FTIM, São Bernardo do Campo”) do regulamento aprovado pelo Colégio Episcopal e publicado no Expositor Cristão de novembro de 2000, página 05.

Faculdade de Teologia da Igreja Metodista
São Bernardo do Campo-SP, 15 de outubro de 2013.
Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia
Reitor

Profa. Dra. Blanches de Paula
Coordenadora


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Treina Jovem 2020

Participe da maior capacitação nacional metodista para treinamento de líderes jovens! Esse ano acontecerá a 4ª Edição do Treina Jovem, que será na 3ª Região Eclesiástica, na cidade de Arujá, em São Paulo, de 11 a 13 de junho de 2020. Confria a programação e adquira seu ingresso.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ganhe descontos nas assinaturas do no Cenáculo e brindes com esta Credencial. Saiba mais!

O no Cenáculo, um dos selos da Angular Editora, estará participando da IV Feira Literária Internacional Cristã, a FLIC, e está presenteando você com uma Credencial que lhe dará o direito de um desconto em assinaturas no Guia de Encontro Diário com Deus - o no cenáculo, além dos brindes que você irá receber.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Pastor Daniel Ho fala sobre o Estilo de Discipulado de Jesus

O pastor metodista Daniel Ho, da Igreja Metodista na Malásia, ministrou no segundo dia do Encontro Nacional de Discipulado no Canal da Música em Curitiba/PR. Na ocasião ele falou sobre o tema: Estilo de Discipulado de Jesus e destacou alguns pontos importantes na caminhada do discipulado cristocêntrico.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Coração aquecido: para transformar a nossa realidade

Experiência do coração aquecido de John Wesley no século XVIII é relembrada no dia 24 de maio