Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Discipulado, Geral - 30/04/2014

Artigo da Câmara Nacional de Discipulado: Servindo de Modelo

Pr. Emanuel Adriano Siqueira 
 
 
Em 1 Pedro 5.1-3, Pedro roga aos pastores e pastoras que apascentem o rebanho de Deus, não como dominadores ou dominadoras, mas servindo de modelo ao rebanho. Numa igreja que tem o discipulado como estilo de vida e método de pastoreio, é necessário que pastores e pastoras sejam modelos para o rebanho.
 
Os instrumentos tradicionais de pastoreio continuam presentes, ainda utilizamos a pregação, visitação, aconselhamento e o estudo, mas, numa igreja de discipulado, como Jesus, chamamos as pessoas a estarem conosco, a virem e verem. No relacionamento, as pessoas têm um referencial prático, um modelo, de tudo que ouviram na pregação, aconselhamento e ensino.
 
Numa igreja de discipulado, não dá para se ensinar o que não se vive, sem falar como o apóstolo Paulo que não julgava ter alcançado o que ensinava, por isso, disse que prosseguia em direção ao alvo. Não somos modelos ao rebanho porque somos perfeitos ou melhores, somos modelos porque aceitamos ser enviados por Jesus e o rebanho precisa de modelos referencias que o ajudem a correr a carreira que Deus lhes propôs. Porém, vivemos essa crise, de servirmos de modelos sem sermos perfeitos.
 
Por isso, também precisamos ser discipulados e discipuladas, acompanhados/as em nossa crise para que não venhamos a desfalecer em nosso desafio de servir de modelo.
Centenas de pessoas em vários lugares têm aceitado esse desafio, de fazer discípulos e discípulas do Senhor servindo de modelo. Igrejas têm crescido de maneira saudável em vários lugares por isso. Homens e mulheres que têm em seus/as pastores e pastoras referenciais práticos de cristianismo têm assumido esse desafio de também serem modelos a outros.
 
Dizem que, entre 404 e 323 a.C., viveu um filósofo grego conhecido como Diógenes, o cínico. Ganhou esse apelido porque diziam que andava pelas ruas da cidade com uma lanterna na mão, de dia, e dizia que estava à procura de uma pessoa honesta. O discipulado nos propõe sermos honestos e honestas em nossa vivência do Evangelho, servindo de modelo. Esperamos que, se Diógenes vivesse hoje, pudesse encontrar os homens e mulheres honestos que buscava. Honestos/as para servirem de modelo ao rebanho, prosseguindo em direção ao alvo. Que Deus nos abençoe neste desafio!
 
 
Leia na íntegra em PDF

Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 15/11

    Rev. Alberto Sampaio

Geral, por Sara de Paula

Apoie o trabalho metodista com imigrantes em Boa Vista

O trabalho com pessoas imigrantes e refugiadas na cidade de Boa Vista, em Roraima, acontece com o apoio da Igreja Metodista da cidade, e coordenação do Pastor Augusto Cardias. As atividades que atendem as famílias, oferecendo primeiras orientações para os grupos que ingressam no país, atendendo crianças e muito mais, só é possível com a ajuda de Igrejas e doadores e doadoras individuais em todo o país, através da campanha Metodistas Acolhem e Cuidam.

Geral, por Sara de Paula

Semana do Meio Ambiente: uma oportunidade de reflexão, ação e testemunho para a igreja

A Igreja Metodista é uma das organizações que fazem parte da Campanha Renovar Nosso Mundo. A Pastora Thaiana Assis, da Igreja Metodista Central de João Pessoa (PB), é a representação metodista dentro da mobilização, e ela será responsável pela mediação da primeira live do Momento Global, com o tema “Por que os cristãos devem se importar com o meio ambiente?". Confira a programação completa das transmissões:

Geral, por Sara de Paula

Seminário de Violência Doméstica e Religião acontece na Universidade Metodista em SP

A programação é gratuita e as incrições podem ser feitas online

Geral, por José Geraldo Magalhães