Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 29/11/2011

Leia na íntegra a Carta Pastoral do biênio: 2012-2013

Disponível na livraria da Editeo Tel (11) 4366-5012/4366-5787 Fax (11) 4366-5988 E-mail: livrariaediteo@metodista.br

carta pastoral bienio2"Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo." (Mt 4.23)

O 19º Concílio Geral da Igreja Metodista realizado entre os dias 09 a 17 de julho de 2011, na Igreja Metodista da Asa Sul, Brasília, DF, foi marcado por grandes motivações missionárias, à luz da aprovação do Plano Nacional Missionário para a totalidade da Igreja Metodista em terras brasileiras.

O grande desafio da Igreja Metodista é responder ao mandato missionário de Jesus, a fim de ser um instrumento poderoso no seu afã histórico de "reformar a nação, particularmente a Igreja e espalhar a santidade bíblica por toda a terra"(João Wesley).

FUNDAMENTOS MISSIONÁRIOS

O 19º Concílio Geral estabeleceu 14 (quatorze) ênfases para fundamentar o Plano Nacional Missionário. Essas ênfases são transversais, uma vez que a missão envolve a totalidade da existência humana. Nós, metodistas, temos enfatizado a importância da fé em ação: as obras de misericórdia como expressão e resultado da experiência da graça tornam os metodistas comprometidos com os pobres, marginalizados e com a mudança das condições sociais. O metodismo apresenta-se com uma expressão de 'Cristianismo Prático', tendo como fonte a Palavra de Deus, a experiência cristã e a convivência com a comunidade (COLÉGIO EPISCOPAL, 2006, p. 13).

Em outras palavras, o povo metodista está preocupado com a ação prática da fé. O Plano para a Vida e Missão da Igreja declara seu compromisso profético em um País marcado por tantas forças de morte: "há ne-cessidade de apoiar todas as iniciativas que preservam e valorizam a vida humana"; "há necessidade de denunciar por palavras e pela prática todas as forças e instrumentos que oprimem e destroem a vida humana"; "há necessidade de entender e unir o trabalho, de modo positivo, das igrejas locais, da Igreja Metodista e demais igrejas cristãs".

Que os nossos templos sejam abertos para a proclamação da palavra reconciliadora de Deus, que as nossas propriedades sejam usadas para o serviço à comunidade em suas necessidades, destacando sempre que nosso objetivo principal é, conforme testemunhou Wesley: Pelos frutos conhecerei... a nuvem de testemunhos que a este tempo experimenta o evangelho que prego, o evangelho que é o poder de Deus para salvação. O beberrão habitual de antes é agora temperado em todas as coisas. O libertino agora foge da fornicação. O que roubava, não rouba mais, mas trabalha com suas próprias mãos. Aquele que blasfemava ou jurava, talvez em cada sentença, aprendeu agora a servir ao Senhor e a regozijar-se nele com reverência. Àqueles antes escravizados a vários hábitos pecaminosos foram trazidos novos hábitos de santidade. Estes fatos são demonstráveis. Posso citar os nomes destes homens e seus respectivos endereços. (ENSLEY, 1992, p. 21)

Sim, levar vidas a confessarem que Jesus Cristo é o Senhor. Nessa perspectiva, temos os seguintes desafios:

1. Evangelização e Expansão Missionária
2. Missão, Igreja e Ministério Pastoral
3. Missão, Igreja e Ministério de Leigos e Leigas
4. Missão, Igreja e Discipulado
5. Missão, Igreja e Meio Ambiente
6. Missão, Igreja e o clamor do desafio urbano
7. Igreja e Missão8. Missão, identidade e confessionalidade
9. Missão e igreja local
10. Missão e Renovação da Experiência Religiosa
11. Missão e Comunicação
12. Missão e Educação Musical - Arte na Igreja Metodista
13. Missão e Educação
14. Missão e Ação Social

Faça o download da Carta Pastoral na íntegra aqui!

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães