Publicado por José Geraldo Magalhães em Social - 18/09/2015

Metodistas se mobilizam em Campanha Nacional de Doação de Sangue

 

A Campanha Nacional de Doação de Sangue realizada pela Igreja Metodista chega em sua 8ª Edição. Com o tema: "Um Doador de Sangue Salvou Minha Vida", todas as igrejas podem participar. Nos anos anteriores, normalmente o período era de março até setembro. A partir desse ano, não há uma data específica para você fazer sua doação. Vale para o ano inteiro. Basta você ou sua comunidade local ir até um Hemocentro de sua cidade e praticar esse ato de solidariedade.

Veja abaixo as orientações do  Ministério da Saúde e Associação Beneficente de Coleta de Sangue  (Colsan) sobre quem pode doar. 

Condições básicas para doar sangue:

- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Ter peso acima de 50Kg.
 
Recomendações para o dia da doação:
- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
- Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
 
Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Usuários de drogas;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
 
O que acontece depois da doação?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. Após 30 dias de sua doação, a carteirinha do doador ficará disponível para retirada no local da doação.
 
O que acontece com o sangue doado?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
 
Em edições passadas, várias Igrejas se enganjaram na proposta voluntária. Confira abaixo algumas igrejas que participaram.  

Veja também como ser um Doador de Medula Óssea!

Sugestões - Deseja mobilizar sua Igreja nesse ato de amor? Faça uma parceria com algum hemocentro de sua região e faça essa ação social em sua Igreja. Outra possibilidade é ir até algum hemocentro e doar!

O amor está no sangue dos metodistas e por isso é preciso mostrar ao mundo esse amor através de nossas atitudes. Como somos uma comunidade de fé, comunhão e serviço, essa é a melhor oportunidade de você reunir sua igreja, mobilizar seu bairro e mostrar ao próximo quer você se importa com ele!

E lembre-se: durante os dias de doação de sangue lembraremos o sacrifício de Jesus, que doou sua vida para que todos tenham vida em abundância. Sangue é vida, compartilhe sangue, compartilhe vida!

Durante os dias de doação de sangue lembraremos o sacrifício de Jesus, que doou sua vida para que todos tenham vida em abundância. Sugerimos que, antes da ida ao posto de doação, a igreja faça um momento devocional com os doadores.

 Ações - Ao fazer a sua doação não deixe de registrar e postar no instagram com hasdtag #compartilheoamor o código te levará direto para a página do instagram da Sede Nacional da Igreja Metodista.

Durante a campanha você poderá fazer a camisa da “Campanha Nacional de Doação de Sangue” com as artes disponibilizadas pela área nacional.

Faça o download das artes em alta resolução para fazer sua camisa:

Arte da camisa frente
Arte da camisa costas
Arte Cartaz da Campanha

- Estampa da camisa parte de tráz em formato EPS, e em formato PDF
- Estampa da camisa parte da frente em formato EPS, e em formato PDF

Se preferir, envie a ação de sua Igreja para nós no seguinte e-mail: comunicacao@metodista.org.br com fotos e com respostas as seguintes perguntas: O quê? Quando? Como? Onde? E Por quê aconteceu? Os textos estarão sob os cuidados dos editores de conteúdos do site e do jornal Expositor Cristão.

Relembre o testemunho do Dr. Henrique Barbosa Correa – designado pelo Colégio Episcopal para representar a Pastoral da Saúde da Igreja Metodista.

Veja tambémestudo sobre doação de Sangue da Bispa Marisa.

História - á luz da Palavra de Deus e da herança de seu fundador John Wesley, esse trabalho baseia-se em atos de piedade e obras de misericórdia.

"Porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, para o perdão dos pecados." Mateus 26.28.

O ato solidário foi lançado como uma das metas da Campanha Nacional de Evangelização da Igreja Metodista em 2008. Por meio de ações e parcerias com hemocentros muitas igrejas e comunidades têm aderido a esse chamado e vidas têm sido ajudadas. 

 

TEASER PARA DIVULGAÇÃO

 

 

Tags: doacao-de-sangue-2015, social, destaques-nacionais,


Posts relacionados

Social, por Sara de Paula

Tornado em Santa Mariana

Igreja Metodista no município do Paraná foi destelhada, e centenas de pessoas ficaram desabrigadas

Social, por Sara de Paula

Dia da água: Diaconia lança revista comemorativa

Revista liberada para download gratuito

Expositor Cristão, Mídia, Social, por José Geraldo Magalhães

Projetos Missionários mobilizam metodistas pelo Brasil

O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles/as deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar e demonstrar na prática o amor de Deus. “Não há nada melhor! É um grande privilégio”, exclama a metodista da 5ª Região, Jane Eyre. Veja os detalhes!