Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Cheia deixa mais de quatro mil desabrigados em Porto Velho/RO

Em meio às perdas, metodistas se mobilizam para ajudar quem precisa


Expositor Cristão/Pr. José Geraldo Magalhães


A capital de Rondônia, Porto Velho, vive uma situação dramática. O nível do Rio Madeira subiu e chegou a 19,4 metros: um recorde histórico segundo especialistas. A situação deixou ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras debaixo d’água. Cerca de quatro mil pessoas na região tiveram de deixar suas casas.

Uma das principais ruas de acesso ao bairro Nacional, onde está localizada a Congregação da Igreja Metodista Central de Porto Velho, está completamente interditada. O pastor Darci Faustino de Souza está na comunidade há um ano e se preocupa com moradores. "Temos um desafio muito grande porque as pessoas são muito carentes e precisam de acolhimento. Nós estamos trabalhando diariamente para ajudar no que é possível", relata o pastor.

Idalina Ferreira Silva mora na região há 25 anos e diz que nunca passou por uma situação parecida. "Não tem sido fácil, mas tenho esperança em Deus que tudo vai melhorar", disse. Mesmo sem condições de pagar o aluguel, Idalina já acolheu mais 14 pessoas da família que saíram das casas.

De acordo com a Defesa Civil, das mais de quatro mil pessoas desalojadas, quase mil estão abrigadas nas casas de parentes. O restante se divide entre ginásios, escolas e igrejas que são locais de acolhimento. "Nós perdemos várias coisas, fora os saqueadores que levaram o que deixamos para trás. Agora é seguir com fé em Deus e recomeçar do zero", conta Elcimar Aragão.

A casa da metodista Valmarina Alves Galvão, onde começou a Congregação Metodista, virou abrigo para outra família. "Cedi um espaço para uma família montar uma barraca e ficar até as águas baixarem. É o mínimo que eu posso fazer e este é nosso papel como cristãos", disse.


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de julho | Chorar com quem chora

O tema da edição de julho já estava definido – Chorar com quem chora. Foi uma maneira que encontramos de nos solidarizarmos com as quase 60 mil pessoas que perderam amigos/as, familiares e pessoas que nem mesmo conhecemos.

Expositor Cristão, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos, Geral, por Sara de Paula

Carta Aberta da Sociedade de Mulheres contra a Cultura do Estupro

O texto faz referência ao estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, contra uma adolescente de 16 anos

Expositor Cristão, Geral, por Sara de Paula

Lançamento: Documentário sobre Salmos com Eugene Peterson e Bono Vox

Saiba como assistir on-line o curta onde autor e cantor conversam sobre a poesia na Bíblia Sagrada

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!   Edições Anteriores Fale Conosco

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Saiba como foi a conferência da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas

O evento todo girou em torno do tema “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos – Promovendo educação para a paz nas novas gerações de líderes globais”