Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Congresso 2ª RE

Esse foi o tema central do 66.º Congresso Regional de Mulheres da 2.ª Região Eclesiástica ocorrido de 09 a 12 de outubro em Viamão - RS.
O evento teve início com uma celebração de abertura dirigida pela Reverenda Loane da Silva Rita, Conselheira da Federação, a qualtambém foi responsável pela mensagem . No processional de entrada as sociedades portaram os seus estandartes os quais após, esse momento, foram afixados no interior do auditório.
O Memorial da Saudade fez parte do culto de abertura, representando uma homenagem póstuma às irmãs falecidas no biênio. Foram também lembradas as irmãs Déa Kerr Affini e Maria de Lourdes Lopes Gedvila.
No momento da instalação do Congresso, houve um ato cívico, quando foi entoado o Hino Nacional, já com as bandeiras do Brasil e da Federação no recinto.
Após o culto, no momento que antecedeu o início da sessão de plenário, houve a apresentação de uma dança litúrgica por um grupo da juventude da igreja do bairro Sarandi coordenado pela jovem Daiana Justo Gomes. Foi um momento emocionante, pois a coreografia apresentada sugeria que naquele lugar iriam acontecer momentos muito significativos para a vida das mulheres e da igreja.
Em prosseguimento houve a palavra de Tânia Vieira representando a Presidente da Confederação Metodista de Mulheres do Brasil, Sonia do Nascimento Palmeira, que, logo após, também fez a projeção de um vídeo, com a apresentação do projeto Mulher Vigia e Ora que trata sobre Moralização na Política e, em continuidade ao tema proposto, houve uma palestra proferida pelo Contador e professor Salézio Dagostim, Presidente do Sindicato dos Contadores do estado do Rio Grande do Sul, pessoa com larga experiência no trato político, na função de sindicalista, o qual enfatizou que o combate à corrupção depende do eleitor e da criação de mecanismos de controle e que, a escolha responsável de cada votante, é que determinará a continuidade ou não dessa nefasta prática, pois a ciência política existe para que o povo, sendo plenamenteatendido em suas necessidades, seja feliz. Nos dias que se seguiram tivemos outros temas abordados os quais foram:
• MULHER CIDADÃ: o que isto tem a ver comigo? Abordagem feita pela Reverenda Vera Luci Prates da Silva, inicialmente dentro de um contexto bíblico desde os primórdios, evoluindo até os dias de hoje, culminando com uma conceituação contextualizada do que é políticae cidadania, bem como qual é a nossa a responsabilidade como mulheres cristãs no mundo contemporâneo, colocando em prática a piedade pessoal e a cidadania.
O Estatuto do Idoso e as perspectivas para os aposentados, tendo como preletor o Dr. Thiago Thobias, atual Assessor do Senador Paulo Paim, o qual fez uma brilhante exposição jurídica numa linguagem bastante acessível sobre o tema, tendo respondido a várias perguntas. Distribuiu, às mulheres participantes, uma cartilha de orientação sobre o Estatuto do Idoso (a). Cabe ressaltar a sua simpatia, tendo iniciado a sua palestra com uma dinâmica interessante, fazendo com que todas as mulheres se exercitassem antes de ouvi-lo.
Desenvolvimento Sustentável com o Professor Carlos Alberto Oliveira Garcia, também vereador e atual Secretário da SMAM - Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, que evidenciou com muita clareza os agentes de contaminação do meio ambiente, especialmente com relação à água, como o descarte de baterias, de óleo de cozinha, de seringas, de remédios e de lixo hospitalar.
Esclareceu que fatalmente a natureza transforma tudo o que nela é jogado e que alguém, em algum lugar, pagará o preço dessa transformação. Conclamou as mulheres a, se puderem de alguma forma ajudar, que façam pressão para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Ao final da palestra a Federação distribuiu às participantes, uma amostra de sabão, feito com óleo de cozinha reciclado, juntamente com a respectiva receita.
Aconteceram também, no transcorrer do Congresso, quatro oficinas:
Técnica de Segurança e Primeiros Socorros com a Professora e instrutora
de Trânsito Angelita Goes da Silva, a qual esclareceu quais os cuidados que se deve ter com referência à Legislação de Trânsito para se evitar problemas, bem como quais são os procedimentos em relação a uma direção defensiva, até para prevenir contaminações em caso de acidentes. Também enfatizou quais são os procedimentos de primeiros socorros na ocorrência de acidente, além de narrar fatalidades ocorridas, inclusive com projeções, até certo ponto, chocantes.
Qualidade de Vida com a Reverenda Maria de Lourdes M. N. Carpes. Teve como fundamento várias passagens bíblicas entre as quais a de Salmos 15.1: Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? A abordagem fez referência comparativa da qualidade de vida terrena e da do céu, enfatizando que qualidade de vida tem a ver com a qualidade do relacionamento com Deus, com santificação e constância de comunhão, além do cuidado com o que estamos, ingenuamente, assimilando, internalizando coisas que, por vezes, representam idolatria, citando vários exemplos.
Liturgia com a Reverenda Elza Robin Zenkner: iniciou conceituando a palavra Liturgia, falando sobre o Plano de Vida e Missão, bem como o que é o culto na igreja Metodista, seus rituais, recomendações episcopais, símbolos etc.
Fez diversos esclarecimentos sobre o ano litúrgico e sua divisão em quadras; sobre as cores litúrgicas; sobre a adequação das vestes litúrgicas; como posicionar os elementos sobre a mesa da comunhão; como deve ser a ornamentação do altar.
Falou ainda sobre os credos e as orações.
Além das palestras e oficinas aconteceram outras atividades tais como:
Momentos de hora celeste no final de cada sessão noturna;
Devocionais no início de todas as sessões das manhãs;
Momentos de louvor no início de todas as sessões da tarde;
Apresentação de relatórios;
Explosão de talentos com a presença da banda gospel Tchêxaltamos;
Apresentação das calouras ("Bixos") e determinação de tarefas a serem cumpridas;
Sorteio de brindes no início de cada sessão plenária;
Palavra de representantes de diversas Instituições Metodistas do Estado.
Participação do Diretor do Instituto Teológico João Wesley, em diversos momentos, inclusive usando a palavra.
Apresentação do livro de Sonetos do Professor Elmo Farias de Albernaz intitulado "Rimas Desfolhadas".
Houve um momento em que foi falado sobre o programa de discipulado que vem sendo desenvolvido pelas mulheres, momento em que a Federação fez a entrega, às concluintes, dos certificados de conclusão do curso.
Foi entregue, também, um certificado de participação no 66.º Congresso a todas as participantes delegadas e visitantes.
Os palestrantes também foram contemplados com um certificado específico identificando o tema desenvolvido.
Representações:
Centro Otília Chaves - Reverenda Margarida Ribeiro a qual prestou muitos esclarecimentos sobre o trabalho realizado pelo Centro, apresentando também o seu novo logotipo. Falou sobre as inovações pretendidas como os cursos de capacitação em E a D para as Mulheres em todo o Brasil simultaneamente, tendo havido grande receptividade por parte de delegadas e visitantes. Finalizou com uma palavra de lançamento do seu livro, recentemente publicado, intitulado "Rastros e rostos do protestantismo brasileiro, uma historiografia de mulheres metodistas", sendo efusivamente cumprimentada, havendo posteriormente pedidos de autógrafos nos livros adquiridos por diversas mulheres.
Voz Missionária - Tânia Vieira foi a representante, falando em nome da Redatora e do Conselho de Redação, enfatizando a importância desse órgão de comunicação que representa a voz das mulheres, quando também apresentou uma narrativa da evolução histórica da revista, com dados estatísticos, incentivando à captação de novas assinaturas, com ênfase nos alvos para cada região.
Confederação de Mulheres da América Latina e Caribe - Ivone Pereira Diaz que discorreu sobre o trabalho desenvolvido na ONU/CEPAL e também apresentou ao plenário, correspondência e vídeo enviado pela Presidente Jane Eyre Silva da Mata, contendo informações e relatos do trabalho que vem sendo realizado, bem como do planejamento para o próximo período. A participação da irmã Ivone neste Congresso, pelos diversos momentos de sua atuação sobre os temas desenvolvidos, bem como de testemunhos apresentados, foi muito relevante e, por vezes, suscitou lágrimas de muitas das mulheres presentes.
O Congresso foi encerrado com um culto também sob a direção da Reverenda Loane da Silva Rita e com ministração de Santa Ceia. À saída, cada irmã recebeu uma lembrancinha que consistiu em um círculo de acrílico com o símbolo das sociedades.

Composição da Diretoria da Federação para o biênio 2010 / 2011:

Presidente: Lorena Mendes das Neves
Vice-Presidente: Vera Elaine Marques Maciel
1.ª Secretária de atas: Sírley Paulo Montaña
2.ª Secretária de Atas: Loraine das Neves Guimarães
1.ª Tesoureira: Mari Lígia Dornelles
2.ª Tesoureira: Mira Zenaide Brum
Secretária Correspondente: Silvia Silveira Nunes

A nova Diretoria já designou a Agente Regional da Voz Missionária, mantendo no cargo Clara Odete Chapur.

Lorena Mendes das Neves
Presidente da Federação de Mulheres - 2ª RE

• clique para ver o album de fotos


Posts relacionados