Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Distrital REMA

1º Encontro de Mulheres do Distrito Central - REMA

05 a 07 de setembro de 2008 - Ariquemes - RO

Com o tema "Acolhemos Mulheres, Unimos Valores" e base bíblica em Romanos 15:7 "Acolhei-vos umas às outras, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus", as Mulheres Metodistas do Distrito Central de Rondônia realizaram nos dias 05 a 07 de setembro, na cidade de Ariquemes, o seu 1º Encontro Distrital sob designação de Região Missionária da Amazônia - REMA. O Encontro contou com a presença de aproximadamente 60 mulheres vindas das seis cidades que compõem o distrito central, que são: Ariquemes, Cujubim, Jaru, Ouro Preto D?Oeste, Ji-Paraná e Presidente Médice.

O culto de abertura, na sexta-feira à noite, no templo da Igreja Metodista em Ariquemes, foi marcado pela receptividade e alegria da sociedade anfitriã que saudou às mulheres com coreografias e um vídeo especialmente elaborado para esta ocasião, transmitido em projetor multimídia. Com entrada das bandeiras e execução do hino nacional, a Secretária Distrital, Iracema Barroso de Almeida declarou aberto o Distrital de Mulheres com salva de palmas. A irmã Iracema cumprimentou as autoridades, pastores, pastoras e diretoria da Federação de Mulheres, pedindo que se posicionassem à frente nas cadeiras reservadas: Presidente da Federação Metodista de Mulheres da REMA - Suely Vieira Fernandes; Vice-Presidente: Terezinha Marta Fernandes de Novais, Secretária Correspondente da Federação e Confederação Metodista de Mulheres: Míriam Magalhães, Assessora Episcopal da Federação: Revda. Elizângela Hifran, Rev. Raimundo Tavares, Pr. Raimundo Francisco e Pra. Maria do Carmo dos Santos.

O culto foi uma bênção. O louvor ministrado pela equipe de jovens de Ariquemes estava especial, foi emocionante quando todas as mulheres ali reunidas cantaram em uma só voz o cântico "Mulheres Privilegiadas" ("Pelo bem da união, da costela de Adão, o Senhor fez a mulher!"). Mas o que nem todos sabiam é que o coração da diretoria do evento estava apertado: a comitiva da cidade de Ji-Paraná, Igreja Metodista no Bairro Urupá, não havia chegado porque no caminho um dos carros se acidentou e as quatro irmãs que estavam no veículo foram levadas às pressas para os hospitais da região (duas com escoriações, uma com fraturas no fêmur e outra com traumatismo craniano). O Rev. Edson Sardinha que vinha na comitiva e que seria o pregador da noite, precisou retornar para dar atendimento às irmãs. A Pra. Maria do Carmo assumiu, ministrando a palavra da noite: "Acolhemos Mulheres, Unimos Valores". Ao final do culto, a Revda. Elizângela Hifran levantou um clamor em favor das irmãs acidentadas. Logo em seguida veio a notícia de que todas estavam fora de perigo. Glória a Deus!

No sábado e domingo as programações transcorreram-se no Colégio Cora Coralina, onde todas as irmãs foram hospedadas. Houve entrosamento e grande compartilhar nos quartos, cada uma com seu colchonete ao chão. E a alegria continuava!

A manhã de sábado foi dedicada exclusivamente para a palestra da Revda. Elizângela sobre "Relacionamento - um caminho para a libertação." Ali as mulheres tiveram a oportunidade de aprender, esclarecer dúvidas e trocar experiências. "Precisamos aprender a nos relacionar em família de acordo com os princípios da Palavra de Deus, que são imutáveis, únicos" Disse a pastora. "Amor requer ações, está relacionado a atitudes e limites. Afeição é sentimento. Amor é afeição e atitudes." Acrescentou. Muitas reivindicaram que essa palestra fosse ministrada também aos homens, principalmente aos maridos e pastores.

A tarde de sábado foi recheada de novidades com as oficinas "Liderar com Prazer" ministrada pela irmã Míriam Magalhães e "Devocionais Criativas" com a irmã Lília Raquel Barbosa.

A palavra do culto à noite ficou com o Rev. Raimundo Tavares que falou acerca do tema nacional da Igreja Metodista "Testemunhar a Graça e Fazer Discípulos e Discípulas até os confins da terra". "Se não cumprirmos Atos 1:8 passaremos por Atos 8:1" Disse Rev. Tavares referindo-se ao IDE de Jesus e a perseguição da igreja. O Revmo. Adolfo Evaristo de Souza, bispo da REMA, teve uma palavra de saudação às mulheres e leu Apocalipse 19:9-10 dizendo que o testemunho de Jesus é o espírito da profecia: a Palavra de Deus é Rhema. "Temos que ser testemunhas de Jesus", enfatizou.

Após o culto houve revelação de Amiga Secreta com entrega de uma lembrança e o compromisso de oração pela pessoa sorteada. Foram momentos preciosos!

No domingo pela manhã, as pessoas que estavam na fila para o desjejum foram surpreendidas com uma linda canção entoada pelas irmãs da cozinha que dizia "bom dia"! Que acolhimento maravilhoso!

Mas as surpresas não pararam por aí! O domingo reservava algo ainda mais especial: um banquete espiritual! A palavra de Deus ministrada naquela manhã pelo Rev. Pedro Magalhães veio ao encontro dos corações: não havia quem não chorasse ou de alguma forma não sentisse o poder de Deus! Rev. Pedro falou sobre "Como ter o coração de Maria no mundo de Marta" e com a autoridade do Espírito Santo disse: "Pare de competir e comparar-se com outras irmãs e querer atenção para si ao invés de se concentrar a agradar só a Jesus! Pare de andar ansiosa e de reclamar e ficar criticando os outros! Talvez, Marta também teria escolhido "a boa parte" se ficasse feliz em servir, sabendo que seu esforço permitia aquele momento tão especial com Jesus. Poderia ficar escutando a conversa enquanto trabalhava... achegar-se ao grupo, de vez em quando, para acompanhar melhor algum assunto, ou até, simplificar o cardápio e os preparativos para sentar-se com os outros por toda a noite. Qualquer uma dessas escolhas, feita com alegria e como ação de adoração a Jesus seria bem aceita! Que possamos, como Maria, escolher a melhor parte! Que, quando ocupadas como Marta, façamos tudo para Jesus, sem ficar reparando no que os outros estão ou não fazendo."

O banquete espiritual continuou na Santa Ceia que foi dirigida pelo nosso querido Bispo Adolfo. O Distrital teve seu término oficial com a oração do Pai Nosso de mãos dadas.

"Foi um início apreensivo, com ?o coração na mão? diante da notícia do acidente e tudo mais. Entretanto, terminamos da melhor forma: com ?o coração inteiramente nas mãos de Deus?! O Distrital foi maravilhoso, tudo correu bem. Pudemos experimentar a fidelidade do Senhor! Esta é a bênção de ser Maria no mundo de Marta!", ressaltou a irmã Míriam, representante da Confederação.

Muitas irmãs testemunharam a bênção deste distrital em suas vidas e continuam testemunhando até hoje nas suas igrejas locais.

Louvamos a Deus pela vida da Federação Metodista de Mulheres da REMA, do nosso bispo, dos pastores e pastoras que apoiaram o evento, dos palestrantes, da querida irmã Iracema que foi uma guerreira na realização deste Distrital, da Igreja anfitriã na pessoa da presidente de mulheres, Celi Selma e de todas aquelas que se dispuseram a deixar suas casas, famílias, trabalho e, abdicando do conforto, participaram com alegria e disposição e fizeram deste Distrital um evento inesquecível. Acima de tudo, ao Senhor Toda Honra, toda Glória, Todo Louvor e o domínio pelos séculos e séculos!

Míriam Fontoura Dias Magalhães

Secretária Correspondente da Federação Metodista de Mulheres da REMA

Secretária Correspondente da Confederação Metodista de Mulheres - Brasil

• clique aqui para ver o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães