Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Confederação Metodista de Mulheres

Confederação Metodista de Mulheres lança livros para incentivar a atuação feminina na política

 

Solange Leite Guardiano, membro da Igreja Metodista em Bauru, SP, cansou-se de ver os escândalos de corrupção e acreditou que, como cristã, precisava fazer alguma coisa. Nascia, assim, o Projeto de Moralização na Política que, com o apoio da bispa Marisa de Freitas Ferreira e da Confederação Metodista de Mulheres, resultaria na publicação de dois livros: Mulher, Vigia e Ora! e Mulheres de Atitude.

 O livro Mulher, Vigia e Ora! é a primeira etapa do projeto. Mulher, Vigia e Ora! é um caderno contendo doze motivos de oração, um para cada mês do ano,  de tal modo que as sócias levem a Deus motivos de oração durante o ano inteiro. "Esse é o primeiro passo, um livro de oração com a finalidade de nos fortalecer", diz a presidente da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres, Sonia do Nascimento Palmeira (foto ao lado).

O segundo passo expressa-se no livro Mulheres de Atitude, com estudos bíblicos.  Os estudos procuram reproduzir aspectos da vida real nos quais as mulheres no Antigo e Novo Testamentos influenciaram a sociedade com sua atitude de fé e comportamento, propondo transformações radicais nos conceitos religiosos e políticos da época. Raabe, Hulda, Ester, Abigail, Débora, a Mulher Samaritana, dentre outras, são contempladas como mulheres que fizeram a diferença em sua época.

Sonia do Nascimento Palmeira explica que o projeto tem o objeto de capacitar as mulheres metodistas a participar mais ativamente da vida política do país. "Finalmente o primeiro passo foi dado para o avanço desse projeto tão importante nas nossas vidas como cidadãs do Reino de Deus. É importante agradecer a Deus pela vida da irmã Solange que projetou, elaborou e sonhou com esse trabalho e usando suas próprias palavras é como se estivéssemos ?tecendo o futuro?, futuro de resgate e dignidade de todo cidadão", diz Sônia.

De acordo com a presidente da Confederação, cada federação precisa fazer sua parte para que o projeto tenha êxito: "Acreditamos que estes estudos sejam instrumentos para subsidiar a nossa luta pela garantia dos direitos e deveres das mulheres na construção da cidadania. Insinuamos, sugerimos, propomos..., as demais ações ficam por conta de vocês. Nossa proposta é que se formem grupos de mulheres e homens para discussão, reflexão na igreja, nas casas, no trabalho. O objetivo é orar, suplicar, agradecer os problemas e vitórias na sociedade e na igreja". Depois de todo o preparo é hora de sair a campo. A próxima meta da Confederação é entregar os livros publicados ao Presidente da República, Luis Inácio da Silva.

 

Texto e foto: José Geraldo Magalhães Jr.


Posts relacionados