Publicado por José Geraldo Magalhães em Administração - 08/08/2013

Conheça as ações e projetos da Coordenação Nacional de Ação Missionária


 

Desde outubro de 2011 a atual Cogeam tem dividido seu trabalho entre: a) demandas ordinárias e emergenciais e b) novas demandas ou projetos, especialmente os propostos pelo 19º Concílio Geral.

Dentre as demandas ordinárias destacamos a revisão e atualização de Documentos devido a mudança dos contextos sociais: a) Regimentos de comissões; b) Documentos das parcerias missionárias, com critérios e itens para respaldo e apoio ao/à missionário/a em situações emergenciais e c) Estatuto da Confederação de Mulheres.

No estudo desses documentos surgiu a necessidade de se contemplar novas realidades. Decidimos e solicitamos que todo/a missionário/a metodista em missão no exterior, seja enviado por região ou igreja local, tenha suas informações enviadas e acompanhadas pela Sede Nacional, bem como listamos os itens de segurança do/a missionário/a que a igreja local ou região deve garantir-lhe no “contrato” de parceria.

Pelo estudo do Estatuto da Confederação de Mulheres identificou-se que hoje temos no seio da igreja vários grupos etários organizados como ministérios e não como sociedades. Entendeu-se importante dialogar com as lideranças das confederações, do Colégio Episcopal e Cogeam pra estudarmos a possibilidade de inclusão destes ministérios às federações.

Revisão de critérios - Participação Missionária das Regiões (Cotas): As regiões se desenvolveram, cresceram, ampliaram seu potencial humano e financeiro e os critérios continuam os mesmos há anos. Um grupo de trabalho interno da Cogeam continua aprofundando o estudo de uma fórmula que contemple melhor a representatividade de cada região, conforme seus números financeiros e de membresia. Este trabalho será concluído até setembro próximo, quando a Cogeam determinará as novas composições das participações das regiões.

A definição dos alvos regionais da Oferta Missionária Nacional também terão seus critérios revistos até o final de 2013, para aplicação em 2014, à luz da mesma premissa das cotas – a atualização do potencial humano e financeiro das regiões.

Rede de Educação - A Cogeam no segundo semestre de 2012 trocou a presidência do Consad – Conselho Superior de Administração e a direção geral da Rede Metodista de Educação. E, aos dois irmãos eleitos (bispo Stanley Moraes e Wilson Zuccherato) impôs que trabalhem no foco determinado pelo Concílio Geral: equalização da dívida da Rede.

Juntos nos esforçamos por diminuir custos (o que já começou), garantir investimentos necessários para captação e fidelização de alunos e cortar o que for necessário pra minimizar (até erradicar) a dívida e seus impactos sobre a Rede e sobre a Igreja. Em todo o tempo, nossa prioridade é trabalhar para garantir que a Igreja seja preservada  ou não seja mais afetada do que já foi até aqui.

A Rede de Educação não funciona hoje como se planejou em 2007, ano de sua criação. As unidades universitárias, não se submeteram à direção geral e à Central de Serviços Compartilhados (CSC). Por isso, várias medidas administrativas que já deviam estar em vigor, estão em implantação.

Uma das medidas administrativas relacionadas diretamente com o corpo pastoral e administração episcopal são as pastorais universitárias e escolares. Decidimos na última reunião (junho/13) a transferência de todos/as pastores/as das pastorais escolares e universitárias do regime CLT para o regime de nomeação pastoral. Os subsídios destes pastores e pastoras serão oriundos da Igreja Metodista.

Expansão Missionária - Das demandas novas ou propostas pelo Concílio Geral destacamos a expansão Missionária. Espontaneamente as lideranças regionais iniciaram um processo bonito e motivador de parcerias para expansão da Igreja. A Cogeam entrou oficialmente neste processo com: a) escolha do Assessor de Expansão Missionária, pastor Luiz Carlos Lima de Araújo, que tem registrado e estimulado essas iniciativas. b) Acolhimento de sugestões da Câmara Nacional de Expansão Missionária, que serão desdobradas (ações, responsáveis, custos, prazos etc.) em conjunto com um grupo de trabalho eleito pela Cogeam. Estas ideias, comporão o que o 19º Concílio Geral aprovou de “Plano Missionário Estratégico”, para 15 anos. c) Acolhimento da decisão do Colégio Episcopal que designou o Bispo João Carlos Lopes para coordenar esta área missionária.

Planejamento estratégico em longo prazo - O 19º Concílio Geral aprovou a elaboração e execução de um “Plano Missionário Estratégico para 15 anos”, que estruture a estratégia de expansão da Igreja. A Cogeam, estudando este item em conjunto com o “Plano Nacional Missionário – PNM” – documento que apresenta o plano para todas as áreas da Igreja – entendeu que o texto aprovado para o período eclesiástico de 2012-2016, pode e deve ser estendido por 15 anos também (faça o download do PNM em www.metodista.org.br), realizando as devidas revisões a cada período eclesiástico. Há um grupo de trabalho com a tarefa de organizar as ações já em andamento dos dois planos com ações necessárias para o cumprimento dos objetivos.

Os dois planos (o da expansão e o PNM - que engloba todas as demais áreas) estão em estudo e elaboração por este Grupo de Trabalho. Nosso prazo é que até o final deste ano a Cogeam aprove tais documentos.

Revda. Cristiane Capeleti Pereira - Secretária da Cogeam

Fonte:
Expositor Cristão Ago/2013


Posts relacionados

Administração, por Sara de Paula

Rev. Renato Saidel assumirá a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira

O Rev. Renato Saidel Coelho, oriundo da 3ª Região Eclesiástica, assumirá a partir do dia 1 de fevereiro de 2023 o cargo de Secretário Nacional para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira. O cargo é ocupado atualmente pela Revda. Joana D´Arc Meireles, que desenvolve essa missão desde 2008. Ela anunciou a sua aposentadoria no 21º Concílio Geral da Igreja, em junho de 2021.

Administração, Social, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães