Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/07/2011

Delegações se preparam para o 19º Concílio Geral

O período da manhã deste sábado foi marcado pela chegada das delegações das Regiões Eclesiásticas e Missionárias. Ao todo, 160 delegados vão participar do Concílio Geral. As atividades oficiais começam às 17h, com o culto de abertura. Por enquanto os delegados passam pelo processo de cadastramento – recebem os crachás e documentos para leitura, como o caderno de propostas e os relatórios da tesouraria, do Colégio Episcopal e da Cogeam – Coordenação Geral de Ação Missionária.

Chegada - A maior delegação é a da 1ª Região, com 58 pessoas. O grupo chegou em Brasília por volta das 10h. O Superintendente Distrital da Penha, José Magalhães Furtado, diz que todos estão com grande expectativa. “Estamos em Brasília e neste Concílio Geral podemos nos apropriar de um bordão de Juscelino Kubitschek: 50 anos em 5. Queremos que nossa igreja se desenvolva nesta proporção no próximo período eclesiástico”, afirma.

O Pr. Anselmo Francisco do Amaral, da Igreja do Retiro em Volta Redonda, RJ, revela o desejo de ver a Igreja Metodista em todo o Brasil mais comprometida com a missão. “A gente espera que neste Concílio surjam boas soluções para a Igreja, especialmente para o fortalecimento dos distritos e um planejamento nacional mais evangelizador”, diz.

Delegados da 4ª, 5ª e 6ª Regiões e Remne já estão em Brasília. A Pra. Rosângela Donato, de Cariacica, ES, deposita as expectativas na ação de Deus. Ela espera que a Igreja se posicione com o propósito de cumprir os planos divinos de forma consciente e ousada. Para o Pr. Marcos Ramos, de Novo México, ES, o Concílio é um ótimo momento refletir sobre temas como a reorganização geográfica das Regiões. “Esta é a minha grande expectativa. Que uma mudança aconteça especialmente para a 4ª Região.

O Pr. Francisco Porto Júnior, da Remne – Região Missionária do Nordeste, participa do Concílio Geral animado com a proposta de emancipação da Região. “Estamos na expectativa que a Igreja abrace nossa proposta, estamos crescendo e avançando cada vez mais. Talvez até consigamos alcançar os requisitos para emancipação antes do previsto”, explica.

Expectativa – Faltando algumas horas para o início dos trabalhos do Concílio Geral, alguns Bispos e responsáveis pela organização falaram sobre o evento. O Bispo Roberto Alves de Souza, da 4ª Região Eclesiástica, deseja que o 19º Concílio seja um marco na caminhada missionária da igreja. “A grande expectativa é tratar do Plano Missionário Nacional. Com isso, nós iremos atender, não somente os desejos dos delegados, mas também do povo metodista de um modo geral”, argumenta.

O Bispo da 3ª Região Eclesiástica, Adriel de Souza Maia, afirma que a razão de ser da Igreja é ser missionária. “Estamos aqui por causa da responsabilidade missionária da igreja. Temos nesse país uma religião que está em crise, portanto o ser humano vive em crise; precisamos de uma evangelização que possa atender a vida humana, mas também a totalidade da vida. O CG precisa olhar para dentro, mas também precisa olhar para fora para cumprir a missão de Deus na sociedade onde nós vivemos”, diz.

O anfitrião do Concílio, Pr. Misael Lemos, pastor de Igreja da Asa Sul em Brasília, afirma que está entusiasmado com a estrutura montada para atender às delegações. Ele também espera que o conclave invista tempo em discussões relacionadas à expansão do Reino de Deus. “Nós fizemos algumas avaliações dos concílios passados e entendemos que não avançamos tanto quanto deveríamos. Nesse Concílio, queremos aprender com as lições do passado e avançar mais na missão, especialmente o crescimento da igreja”, afirma.

Evento - O Concílio Geral terá máquinas individuais para voto eletrônico e uma equipe da Universidade Metodista de São Paulo, Umesp e da Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep, responsável pela filmagem e transmissão pela internet. Por recomendação do Colégio Episcopal serão transmitidas as apresentações de relatórios, algumas plenárias e eleições de Bispos.

O evento começa hoje, 9, às 17h com o culto de abertura. Em seguida acontece a instalação do Concílio antecipando a primeira plenária. Na ocasião, será aprovada a proposta de agenda para os nove dias de conclave.

Acompanhe todas as informações por meio do nosso portal na internet.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães