Publicado por Redação em Notícias, Capa, Editorial, Opinião - 14/06/2018 às 14:32:50

EC de julho fala sobre IDENTIDADE - as marcas da Igreja Metodista

Não é de hoje que se ouve nos bastidores que a Igreja Metodista perdeu a sua identidade. Talvez um discurso vazio repetido por muitos/as que desconhecem os documentos institucionais, mas, por outro lado, tenha perdido mesmo pelos excessos e modismos que são trazidos para dentro das igrejas locais. Não estou aqui para fazer juízo de valor, nem a ética jornalística me permite isso.

Contudo, observando os rumores e diversos pronunciamentos nas redes sociais, local onde muita gente se considera especialista sobre diversos assuntos, trouxe a discussão para a edição deste mês a fim de reforçar a quarta ênfase missionária, que é fortalecer a conexidade, identidade e unidade da Igreja.

O Colégio Episcopal pronunciou-se sobre o assunto. Alguns membros acreditam que realmente a Igreja se perdeu na caminhada do discipulado, e outros, que esse é o caminho que precisa ser trabalhado com mais cuidado pela liderança nacional.

O fato é que, ao pesquisar sobre a identidade metodista, não faltaram publicações de artigos, livros, pronunciamentos dos Bispos e Bispas sobre o assunto. O detalhe é que estão acessíveis para todas as pessoas.

Ao se tratar da unidade da Igreja, constatou-se que o Concílio Geral de 1982 aprovou como base para o Plano para a Vida e a Missão da Igreja os “Elementos fundamentais da unidade metodista”, entre eles, a Bíblia, experiência pessoal com Cristo para a vida cristã pessoal e comunitária e vida de disciplina pessoal e comunitária são alguns exemplos que estão publicados na Pastoral As Marcas Básicas da Identidade Metodista.

Nesta edição, você vai ler também sobre os projetos missionários que acontecerão em julho. A equipe do Expositor Cristão já está confirmada em pelo menos dois projetos regionais. E chegamos à última edição da série Capelania. Dessa vez, você ficará sabendo o que é Capelania Institucional. Espero que a série possa ter desenvolvido em você uma paixão missionária por esse ministério.

Identidade, conexidade e unidade! Que Deus nos ajude a manter sempre vivos nossos valores wesleyanos.

 

Que Deus nos ajude!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM .PDF

Leia abaixo a versão digital:

 

Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.

Discipulado, Opinião, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

A exigência de viver como discípulos e discípulas de Cristo

A igreja é uma comunidade de discípulos e discípulas de Cristo. Por conseguinte, podemos afirmar que não fomos chamados/as para apenas estarmos em um rol de membros e ocupar espaço em uma igreja (templo), porque sem o norte da verdadeira missão, “participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo”, perderemos o sentido da existência missionária da Igreja (corpo de Cristo).