Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade, Editorial, Capa - 31/08/2021 às 16:39:16

EC de setembro: Igreja no lixão

É isso. Igreja no lixão. Não pensei em outro título para escrever este editorial e o título da capa. Não me refiro à Igreja instituição, mas a Igreja Corpo de Cristo em nós. Recebi uma sugestão de pauta no mês passado sobre o tema. Entrevistamos a metodista que coordena o Ministério em Obras. Lá eles/as não levantam uma bandeira denominacional, mas defendem a vida das pessoas que encontram no lixão, em Itaperuna/RJ, o seu meio de sustento familiar.

São mais de cem voluntários e voluntárias que deixam suas denominações e vão, em nome de Jesus, fazer missão. São membros de várias igrejas, entre elas, a Metodista, a Segunda Igreja Batista e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Um verdadeiro testemunho cristão que mereceu a capa desta edição.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), são mais de 221 mil pessoas em situação de rua no último ano, mas o número aumentou consideravelmente durante a pandemia.

Entre elas estão aquelas que ficaram desempregadas e os pequenos empreendedores. Enquanto não há emprego suficiente para a população, a Igreja segue seu caminho fazendo a missão acontecer por meio de seus membros.

No mês em que a área nacional lançou a Campanha Nacional para a Oferta Social, nós nos deparamos com situações degradantes em que várias instituições carecem de doações para se manter. É o caso da Escola Metodista O Semeador, localizada no grande ABC Paulista.

A missão pode acontecer ao lado de sua casa ou da sua igreja, no seu bairro ou na sua cidade, mas também pode acontecer bem distante de nós. A UMCOR - United Methodist Committee on Relief (Comissão Metodista Unida de Alívio) é um exemplo disso. Com o terremoto de magnitude 7,2 que abalou o Haiti em 14 de agosto, a organização entrou em ação e já enviou os primeiros recursos para os mais de 12 mil feridos/as. O terremoto, que afetou particularmente as regiões sul e oeste da ilha, deixou mais de 2,2 mil mortos/as. 

Como metodistas, somos fortes, nos identificamos com essa Igreja por ser fundamentada nos pilares da educação, ação social e missionária. Dá para ser um missionário ou missionária de onde estivermos. Às vezes penso que é preciso rever esses pilares que sustentam nossas bases institucionais e abraçar mais as causas humanitárias. A vida deve estar sempre em primeiro lugar. Assim faria Jesus!

Que Deus nos ajude!

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

Acesse a edição completa pelo link abaixo ou AQUI!

FAÇA O DOWNLOAD DO PDF AQUI!

Ou ao clicar na imagem acima para fazer o dowload em PDF

 


Tags: ministerio-em-obras, igreja-no-lixao, ec-de-setembro


Posts relacionados

Atualidade, Capa, Última Edição, por José Geraldo Magalhães

EC de janeiro: 21º Concílio Geral (Vol. 136 N. 1 2022)

Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez.

Atualidade, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal emite nota de pesar pelo falecimento do Rev. Eddie Fox

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista (CE), emitu uma nota de pesar na tarde dessa sexta-feira, 30, pela morte do Rev. Eddie Fox. Na nota, o CE intensifica que "Fox será sempre lembrado como sinônimo de evangelismo mundial e grande colaborador e parceiro da Igreja Metodista no Brasil." e solidariza-se com os familiares.