Publicado por Redação em Notícias, Internacional, Eventos - 17/07/2018 às 19:57:28

Sede Nacional recebe liderança da Igreja Metodista britânica e membros da Christian Aid

A Sede Nacional da Igreja Metodista, localizada na cidade de São Paulo, recebeu hoje, 17, uma equipe de representantes da Igreja Metodista (IM) do Reino Unido, incluindo a presidente e vice-presidente da IM na Inglaterra, que estão no cargo há exatos nove dias.

A presidente da Igreja Metodista na Inglaterra, Reverenda Michaela Youngson, e o vice-presidente leigo, Bala Gnanapragasam, formavam a comitiva juntamente com representantes da organização internacional, Christian Aid, entre eles John Plant, representante da organização na Inglaterra, e Richard Reddie, representante da região de Londres, completavam a comitiva juntamente da brasileira Sara de Roure, responsável pela Christian Aid no Brasil.

O Colégio Episcopal foi representado pelo presidente da 4ª Região Eclesiástica, Bispo Roberto Alves de Souza. A reunião contou ainda com a participação de representantes da área nacional da Igreja Metodista Brasileira: Bispo Honorário Stanley da Silva Moraes, Pastora Joana D´Arc Meireles, Secretária para Vida e Missão da IM, Pastora Giselma Matos, Secretária Executiva do Colégio Episcopal, Keila Guimarães, Coordenadora Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca, Pastora Andreia Fernandes e Professora Telma Martins, coordenadoras do Departamento Nacional de Escola Dominical, Pastor Nicanor Lopes e Pastora Margarida Ribeiro, representando a Faculdade de Teologia Metodista e a equipe do Expositor Cristão, representada pelo editor do jornal e coordenador da Comunicação Nacional, Pastor José Geraldo Magalhães.

A pastora Joana D´Arc deu início à reunião fazendo as apresentações e abrindo espaço para que cada pessoa apresentasse sua área de atuação na vida da Igreja. O Bispo Roberto Alves foi o primeiro a se apresentar e pediu que o Bispo Honorário Stanley Moraes conduzisse a oração inicial, marcando o momento de comunhão entre as Igrejas Metodistas dos dois países. Com a leitura do Salmo de número 133, o Bispo Roberto destacou a importância dessa partilha. “Em minha opinião, esse é um momento glorioso, pois todos e todas crescem. Creio que será uma tarde repleta de experiências”, afirmou.

Os presentes vieram ao Brasil com a intenção de conhecer os projetos promovidos pela Igreja Metodista, especialmente as ações que envolvem pessoas em situação de deslocamento forçado, e campanhas de enfrentamento à desigualdade e à violência, como a campanha Quinta Feira Uso Preto, pelo fim da violência contra mulher.

Os projetos apresentados pelos departamentos presentes, despertaram curiosidade e alegria na comitiva majoritariamente inglesa. Após a apresentação dos projetos promovidos pela Faculdade de Teologia, como as ações do Centro Otília Chaves e o Projeto Sol Andino, o vice-presidente da Igreja na Inglaterra mostrou grande interesse nas parcerias internacionais. “Posso entrar (na Fateo)?”, brincou Bala Gnanapragasam, ao questionar sobre a recepção de estudantes de várias partes do mundo.

Os representantes da organização Christian Aid mostraram especial interesse nos esforços da Fateo para trabalhar os estudos teológicos nos países do continente africano de língua portuguesa, até mesmo por terem esse objetivo em comum. Já a Reverenda Michaela Youngson destacou a admiração pela forma como a Igreja e Universidade se utilizam das tecnologias e comunicações para otimizarem a missão.

A comitiva foi presenteada pela Igreja brasileira com lembranças do Projeto Saf, Escola Dominical e Angular Editora. Também foram entregues as medalhas celebrativas dos 150 anos de metodismo no Brasil à presidente e vice-presidente da Igreja britânica, e para equipe da Christian Aid. “Muito obrigada pelo mais importante presente: suas histórias e tempo”, agradeceu a Revda. Michaela.

A troca de recordações continuou em um descontraído momento de comunhão, com a entrega da Cruz trabalhada em madeira inspirada em uma peça única. Segundo o vice-presidente Bala, o artefato original foi encontrado no Sri Lanka, país de onde é oriundo, por arqueólogos portugueses. “Descobriram que a cruz foi trazida no século XV ou XVI pelos primeiros cristãos da região”, contou. A gravação das palavras “Graça” e “Esperança” na peça se conectaram com a emoção das palavras de Bala. “Sentado aqui, eu me lembrei novamente que não estamos sós, mas todos nós estamos juntos pela graça de Deus”, afirmou ao entregar o presente, que acompanhou uma vela litúrgica com os símbolos da Igreja Metodista pelo mundo.

A Reverenda Michaela Youngson, Sara de Roure e o Bispo Roberto Alves de Souza concederam entrevista ao Jornal Expositor Cristão. Você assiste aos vídeos das conversas com análises da reunião ainda essa semana em nosso site e no nosso canal.

Em breve o EC também publicará um Giro de Notícias especial gravado com a representante da Christian Aid no Brasil, Sarah de Roure, que aborda o trabalho da organização e os projetos discutidos nas reuniões.

Confira abaixo o álbum de fotos do encontro: 

Sede Nacional recebe liderança da Igreja Metodista britânica e membros da Christian Aid

Sara de Paula
Repórter EC
Fotos: Rodrigo de Britos


Posts relacionados

Notícias, Internacional, por José Geraldo Magalhães Jr.

Presépio nos EUA mostra Jesus, Maria e José como imigrantes presos em gaiolas

Uma igreja metodista em Claremont, a 60 km de Los Angeles, na Califórnia, montou um presépio que mostra Jesus, Maria e José como imigrantes presos em gaiolas.

Notícias, Metodismo, Eventos, por José Geraldo Magalhães Jr.

Veja como foi o Concílio Regional na Quarta Região Eclesiástica

Com o tema Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam da união aconteceu o 44º Concílio Regional da Igreja Metodista na Quarta Região, sediado no Hotel Fazenda Canto da Siriema de 14 a 17 de novembro de 2019. O conclave, transmitido ao vivo por canais de mídia na internet