Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 03/06/2014

Encontrão reúne quase 500 jovens de todo o Brasil

fonte: José Geraldo Magalhães / 
 
O Encontrão Nacional de Jovens Metodistas 2014 foi marcado pelo despertamento missionário. Participaram 485 jovens de todo o país em Caraguatatuba/SP, entre os dias 1 e 3 de maio. O tema Tudo ou Nada incentivou a juventude a refletir sobre compromisso, fidelidade e santidade.
 
O evento contou com cultos inspiradores, com a presença de pastores/as e bispos da Igreja Metodista. Nas oficinas foram trabalhados temas como missão intercessória, missão no esporte, missão libertadora e missão urbana. “Foram dias inesquecíveis! Compreendemos que Deus nos dá a oportunidade de ter o melhor, mas que a escolha é sempre nossa”, conta a jovem de Goiânia/GO, Ana Carolina de Camargo.
 
No Encontrão também foi realizado o congresso da Confederação de Jovens. Foi aprovado o plano de ação para os próximos quatro anos com as ênfases: capacitação, missão, mobilização e comunicação. Durante o evento, a nova mesa da Confederação foi eleita pela juventude (veja foto acima).
Paixão missionária - O comprometimento da juventude com a missão é resultado das estratégias adotadas pela Confederação nos últimos anos, como
 
 relata o ex-presidente Renato Oliveira. “Criamos três frentes: mobilização, capacitação e comunicação. Esse foi o objetivo dessa gestão. Estou contente e feliz porque alcançamos nosso alvo”, afirmou.
 
O eixo capacitação tem o objetivo de formar liderança de jovens para atuar na igreja local. O Treina Jovem, nome do programa de capacitação, realizou duas edições intercaladas com o Encontro Nacional. Realizado em Curitiba/PR, o primeiro encontro de capacitação com o tema “Caráter, Unidade e Serviço” reuniu 200 jovens. O segundo foi em Belo Horizonte/MG e contou com 300 pessoas no ano passado. 
 
Também é realizado por meio das Federações Regionais o processo seletivo para o envio de delegações ao Programa Jovens em Missão do Conselho de Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal). 
 
Por quatro anos os/as jovens têm-se mobilizado nas campanhas nacionais de jejum e oração, doação de sangue, oferta pelo dia do jovem, evangelização e missões, além de participações oficiais em diversos eventos regionais, nacionais e no exterior. Uma no Seminário Internacional de Líderes de jovens na África do Sul e a outra na Conferência Mundial de Evangelismo para Jovens na Coreia do Sul.
 
Uma das estratégias da Confederação foi a criação da agência missionária Malta, que tem dado aos/às jovens a oportunidade de exercitar o “Ide” de Jesus. Algumas ações recentes foram realizadas na Amazônia, Porto Seguro/BA, Estônia, Peru e também na Copa das Confederações. “Estive no Peru e fui confrontado a sair do meu conforto, de minha realidade. A graça de Deus nos leva a testemunhar o que Deus faz”, disse o jovem Maicon Tiago Rosa. 
 
 
 
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!

Tags: Jovens, Encontrão, Expositor Cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de julho | Chorar com quem chora

O tema da edição de julho já estava definido – Chorar com quem chora. Foi uma maneira que encontramos de nos solidarizarmos com as quase 60 mil pessoas que perderam amigos/as, familiares e pessoas que nem mesmo conhecemos.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de março: Mulheres e a missão

"No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, procuramos trazer na matéria de capa o trabalho delas na Seara do Senhor. Na verdade, a iniciativa veio a calhar com a solicitação enviada de alguns/as leitores/as para a publicação de mais estudos e doutrinas em nosso jornal. Portanto, iniciamos a série Mulheres na Missão."

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Bispo Paulo Lockmann emite nota sobre encontro com Papa

No mês de abril, o presidente do Concílio Mundial da Igreja Metodista se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Novas revistas para a Escola Dominical

Conheça as novas revistas para a Escola Dominical da Igreja Metodista!