Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Estudo bíblico coração limpo

 

Quando adquirimos a graça de termos o nosso coração limpo entramos num novo momento da nossa história. Passamos a viver a vida com sabor. Adquirimos a capacidade de ver beleza aonde não existe aparentemente nada belo. Os limpos de coração criam algumas marcas importantíssimas na sua personalidade. Tais marcas tornam-se fundamentos espirituais nos quais tornamo-nos semelhantes a Jesus. Vejamos algumas dessas marcas:

 

1. Passamos a amar com profundidade - Os limpos de coração perdem o medo de amar. Desta forma passam a ser como Jesus, que ensinou-nos de forma muito simples que devemos amar uns aos outros. Quando um escriba perguntou a Jesus qual era o principal mandamento Ele disse: "Amarás , pois o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a sua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Mc 12, 30-31)

 

2. Melhoramos o nosso relacionamento com as pessoas - Está marca dos limpos de coração nos leva a detectar que relacionamento de qualidade tem sido algo difícil. A atual sociedade vive muitas vezes o que chamamos "relacionamento por interesse".  Por causa desta e outras dificuldades muitas pessoas não acreditam mais em amizades verdadeiras ou o que chamamos na Igreja de comunhão. Jesus nosso principal modelo quer ver o seu povo em comunhão, caminhando na unidade da fé. Quando limpamos nosso coração passamos a acreditar que é possível viver em comunhão, tendo relacionamentos sadios e verdadeiros. "Ora, temos da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão" (1 João 4,21) Desta forma a Igreja cresce em Santidade, pois a comunhão dos irmãos e irmãs gera crescimento espiritual. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". (Hb 12,14)

 

3. Renovamos a nossa saúde física e emocional -  Ao adquirirmos a Graça de termos o nosso coração totalmente limpo, e passamos a viver  sem mágoas, rancores, raízes de amargura, tristezas e etc, tudo flui melhor. Pois nos libertamos de um enorme peso, tirando assim toda opressão que estava no domínio das nossas ações e emoções. O resultado é que o nosso organismo irá funcionar melhor, pois o nosso emocional estará limpo. Em perfeita paz tudo funciona melhor! "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." (Cl 3,15)

           

 Convido os amados irmãos e as amadas irmãs a buscarmos com perseverança ter o coração limpo e disposto a semear o amor de Deus revelado em Jesus Cristo.

 

Em Cristo, para servir,

 

Pr. Rodrigo Vieira Buçard


Posts relacionados

Expositor Cristão, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos, Geral, por Sara de Paula

Carta Aberta da Sociedade de Mulheres contra a Cultura do Estupro

O texto faz referência ao estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, contra uma adolescente de 16 anos

Geral, por José Geraldo Magalhães