Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/04/2012

Igreja Metodista desde 1928 a serviço dos povos indígenas

Agosto de 1928. Igreja Metodista em festa. Era o início do trabalho missionário com os povos indígenas. A notícia da ação no antigo Mato Grosso se espalhou rapidamente pelo Brasil. O Expositor Cristão da época estampou a foto do médico Nelson Becker Araújo, o metodista brasileiro enviado para atuar ao lado dos índios (veja na foto abaixo).

Na primeira página do jornal, uma honrosa apresentação: “Da Igreja de Juiz de Fora-MG, apresenta-se o dr. Nelson Araújo, que, recém formado, fecha os olhos aos lucros de uma carreira que facilmente exerceria, prontificando-se com verdadeiro espírito de serviço, a se consagrar à obra missionária, como o representante metodista entre os filhos das selvas mato-grossenses”.

O médico Nelson Araújo começou o trabalho em 1929 e, posteriormente, teve o apoio do metodista e técnico agrícola Francisco Brianezi. Eles integravam uma equipe da Associação Evangélica de Catequese aos Índios, em parceria com as Igrejas Presbiteriana Independente e do Brasil. Trabalho cheio de altos e baixos. A participação metodista teve de ser interrompida em 1946. Com outra estratégia, a missão foi retomada 25 anos depois pelo pastor Scilla Franco, que anos mais tarde foi eleito bispo da Igreja.

Compromisso - Durante o trabalho com os caiuás, a Igreja Metodista se comprometeu a não fazer proselitismo e a buscar uma conversão da própria Igreja. “Se você não puder apresentar Jesus aos indígenas com seus atos, é melhor ficar calado”, dizia o bispo Scilla Franco que deixou o trabalho em 1977. O agrônomo Áureo Brianezi assumiu as atividades.

A Igreja Metodista criou uma equipe de apoio, formada pelos pastores Francisco Antônio Correia, Sérgio Marcus Pinto Lopes, Thimóteo Campos dos Santos, Antônio Olímpio de Santana e a professora Lídia dos Santos. A partir das reuniões foram criados o Grupo de Trabalho Indigenista e uma pastoral para tratar especificamente da causa indígena.

Em 1983, o Colégio Episcopal recebeu e depois aprovou o documento “Bases para uma Política Indigenista”. Neste mesmo ano, Áureo Brianezi foi substituído pelo casal Rev. Paulo Silva Costa e Revda. Maria Imaculada Costa, na chamada Missão Metodista Tapeporã, nas aldeias de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os dois permanecem nomeados para o trabalho.

Missão - Com o direcionamento oficial da Igreja, outras iniciativas de missão indígena surgiram. Em 1989 o metodismo se aproximou dos macuxis na aldeia Bala, agora chamada Maruwai. “Passamos a dar assistência espiritual e apoio quando vinham doentes ou com problemas para a cidade”, conta a Revda. Maria Madalena Freitas, que participou do início do projeto. Hoje, toda a comunidade, mais de 200 pessoas, é metodista.

A partir de 1992 começou a reunir-se um grupo mais amplo de pessoas e verificou-se que ações de serviço e solidariedade já vinham se expandindo para vários povos indígenas do Brasil. Desta forma, também foram alcançados os povos Krenak (MG), Guarani Mbwa (ES), Tapeba (CE), Pataxó (MG), Kaingang (RS), Guarani-Caiuá, Terena, Guarani-Nãndeva (MS), Kiriri (BA) e Kanamari (AM).

Diretrizes - Com mais maturidade para lidar com a questão indígena, a Igreja Metodista lançou em 1999, o Documento – Diretrizes Pastorais para a Ação Missionária Indigenista. O texto é um norteador das ações com os povos indígenas e é contra o proselitismo. “O Evangelho só constitui boas novas aos povos indígenas à medida que os ajuda a fortalecer as suas próprias culturas, a refazer os seus direitos sobre a terra e a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus possuem”, afirma o documento.

Ainda hoje, o trabalho indigenista é um desafio para a Igreja Metodista. De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) no Brasil são cerca de 220 diferentes povos com uma população que ultrapassa os 800 mil. A língua também é uma barreira para o trabalho. Estima-se que no país, há 69 línguas indígenas sem a Bíblia traduzida.

Quer saber mais sobre os projetos da Igreja Metodista com os povos indígenas? Clique nos links abaixo:

- Missão Metodista Tapeporã - Mato Grosso do Sul

- Missão Metodista Tremembé - Ceará

- Missão Metodista Maruwai - Roraima

- Missionária Márcia Suzuki - Infanticídio Indígena


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.

Nesta semana estamos em oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 07 de setembro a 13 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães