Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Editorial - 22/04/2020 às 10:38:19

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. 

No início eram bem poucas, agora, principalmente aos domingos na hora dos cultos, a pessoa pode escolher participar da celebração da Igreja que ela deseja sem mesmo sair de casa. São os cultos on-line ao vivo, mas cada um/a em sua casa para manter a recomendação do Ministério da Saúde, o isolamento social. 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista também teve que se adequar. Reuniões virtuais foram mais frequentes. Cada Região Eclesiástica e Missionária teve as orientações episcopais por vídeos. 

A Coordenação Geral de Ação Missionária, a Cogeam, seguiu os mesmos passos – reuniões on-line. O fato é que o novo Coronavírus fez com que a Igreja, de certa forma, se expandisse pelo mundo virtual. Nesta edição abordamos essa temática da Igreja on-line. Será que após a pandemia, com o fim da quarentena, ela continuará presente na internet? Creio que não há mais volta, ela estará na internet, mas o saudoso abraço, o aperto de mão, o olhar pastoral ainda fazem das comunidades do Novo Testamento seu estilo próprio de ser. É preciso o reencontro!

Continuemos com fé, esperança e amor. A teologia do tripé paulino para que as coisas se normalizem. Seguimos nesta edição com a penúltima publicação da série As mulheres na missão, além de algumas ações das Igrejas nesse tempo de pandemia e um caloroso abraço em todas as mamães que sempre são homenageadas nas Igrejas no Dia das Mães. No entanto, neste ano, devem receber apenas o abraço de seus familiares porque ainda estamos vivendo o distanciamento e isolamento social.

Que Deus nos ajude e nos abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão


Tags: covid-19, coronavirus, colegio-episcopal, igreja-online


Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça

Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016.

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães

EC de março: as mulheres e a missão no Novo Testamento

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, procuramos trazer na matéria de capa o trabalho delas na Seara do Senhor. Na verdade, a iniciativa veio a calhar com a solicitação enviada de alguns/as leitores/as para a publicação de mais estudos e doutrinas em nosso jornal. Portanto, iniciamos a série Mulheres na Missão. 

Capa, Notícia, Editorial, por Redação

EC de junho 2019

Em junho celebramos o Pentecostes, para muitos/as, o nascimento da Igreja Cristã. Em hebraico, espírito é ruah, e em grego, pneuma. Ambos os termos estão ligados a processos fundamentais, pois significam vento, sopro, furacão e vendaval. Inicialmente, o Espírito não é conscientizado como pessoa, mas como uma força divina e originária da criação, move-se nos seres vivos e age nos homens.

Capa, Editorial, Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

ec de fevereiro: educação ambiental e a igreja

Nesta edição, apontamos a importância da conscientização da Igreja sobre Educação Ambiental. Consultamos teóricos, livros, a Política Nacional de Educação Ambiental, além da experiência compartilhada pelo missionário brasileiro que está em Moçambique e um artigo que traz três ações práticas sobre a importância da água na missão. As discussões sobre Educação Ambiental sempre vêm à tona justamente por existir poucas ações se comparadas às possíveis de serem realizadas. Fica o desafio de discutir e conscientizar sobre o tema nas igrejas locais nos espaços da Escola Dominical, em reuniões das sociedades de juvenis, jovens, homens e mulheres, além dos sermões dominicais.