Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Kerr homenagem

   

Livro reúne 33 artigos publicados com orientação do professor e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia

Geneticista de renome internacional, professor iWarwick Kerr recebeu a Ordem do Mérito Metodista no ano de 2006.

O cientista e pesquisador Warwick Estevam Kerr, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), completou na quarta-feira, 9 de setembro, 87 anos e recebeu como homenagem um livro produzido por ex-alunos por ele orientados durante suas pesquisas. A iniciativa partiu de professores das Faculdades de Medicina, Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

A publicação reúne 33 artigos de trabalhos científicos de alto nível, avaliou o professor Leonel Segui Gonçalves, um dos idealizadores do projeto. "Este trabalho será distribuído em todo o Brasil e até mesmo no exterior, já que o livro foi editado em inglês", comentou.

A edição, que não será comercializada, é fruto das publicações divulgadas no site da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (Funpec). "Decidimos produzir uma versão impressa para homenagear o Dr. Kerr e distribuir nas bibliotecas presenteando também os alunos", comentou Leonel.

Muito emocionado, Warwick Kerr definiu como fantástica a idealização do projeto e da homenagem. "Todos os artigos foram escritos por ex-alunos que se formaram e depois buscaram o doutoramento comigo. Eu sempre procurei identificar dentro das salas de aulas quais deles tinham capacidade de inventar pesquisas, o que me tornou um dos grandes incentivadores de novos pesquisadores. Hoje contabilizo 61 doutores, dificilmente um professor orientou 61 doutores", avalia.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto, comentou a grande honra da UFU em contar com Kerr em seu quadro de professores. "Hoje, estamos aqui lançando um livro com mais de trinta artigos publicados e que comemora o seu aniversário. Recebemos os professores da USP de Ribeirão Preto, onde ele prestou grandes e relevantes serviços, que vieram associar a nós da UFU neste momento de grande satisfação".

A professora Ana Maria Bonetti lembrou que após 60 anos de vida acadêmica este trabalho é fruto dos resultados que Kerr plantou. "Alunos que começaram com ele na iniciação cientifica, como Leonel, e que agora fazem uma homenagem é sem dúvida um reconhecimento de todas as sementes que ele semeou por este Brasil afora", conclui.

(Informações da Assessoria de Comunicação da UFU) Colaboração Prof. Jaider Batista

VEJA TAMBÉM: Entrevista concedida pelo prof. Warwick Kerr ao Expositor Cristão - Ciência, ética e fé: o diálogo necessário.


Posts relacionados