Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 08/10/2020

Liturgia para o Dia das Crianças 2020 | DNTC

Liturgia para o Dia das Crianças 2020 | DNTC
Clique aqui para baixar a liturgia em PDF

A proposta apresentada a seguir pode ser adaptada para culto presencial ou virtual, de acordo com a realidade da sua igreja local neste momento histórico que v ivemos em 2020.

Se o culto for presencial, o rnamentar o altar com três cubos de cartolina com as letras A, B B, e C numa face e na outra escrever AMOR, BOM, CRIADOR.

Colocar vasinhos de flores, brinquedos (pelúcias, bonecas, panelinhas, carrinhos, dinossauros, etc.etc.) lápis de cor, cadernos, livros de histórias histórias. 

Evite enfeites com doces , em respeito a qualquer condição de saúde de crianças que nã o possam consumiconsumi-los.

A ideia dos cubos é colocar características de Deus num brinquedo pedagógico infantil.

Deus é Amor
Deu s é Bom
Deus é Criador
Por isso o adoramos, pelo que Ele é

Adoração: “Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo. Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.” - Salmo 47.1,2

Com uma música ao fundo (Ao erguermos as mãos; Fico feliz em vir em tua casa, de Aline Barros; ou És Tu única razão da minha adoração, etc.), as crianças agitam tecidos coloridos fazendo coreografias no ar (em casa ou no templo).

Pode substituir os tecidos por balões coloridos.

Fazer uma oração de adoração com as crianças repetindo o que o/a dirigente fala.

Oração:

DEUS PAI, O SENHOR É MARAVILHOSO,
O SENHOR É CRIADOR, É BOM E É AMOROSO.
SÓ AO SENHOR ADORAMOS,
PORQUE SÓ O SENHOR MERECE ADORAÇÃO.
ACEITAACEITA, Ó DEUS DEUS, A NOSSA ADORAÇÃO
FEITA DE TODO O CORAÇÃO. AMÉM!

Confissão:

“Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito”. Salmo 38.18 NTLH.

Dirigente: Jesus falou que as pessoas têm que se tornar como crianças para entrar no reino dos céus. Crianças raramente cometem as maldades que os adultos fazem. Mas, muitas vezes, pequenos atos podem nos deixar aflitos. Sabemos que Deus não se agrada com a mentira, com brigas, com xingamentos, e muitas vezes cometemos esses deslizes. O momento de confissão é a hora de lembrarmos, diante de Deus, do que fizemos que não o agradou e de pedirmos perdão. Para este momento distribua para as crianças ou peça para separarem em casa (se for culto virtual) um papel em formato de coração (não pode ser muito pequeno, o tamanho pode ser de meia folha de sulfite), lápis preto e borracha. Peça para cada crianças escrever o desenhar se ela fez alguma coisa que pensa ter desagradado a Deus. Ore intercedendo pelas crianças e colocando o coração de cada uma nas mãos do Senhor. Depois, peça às crianças que apaguem o que escreveram ou desenharam, porque Deus já perdoou e apagou tudo, melhor do que borracha. Guardar o coração para o momento da oferta.

Louvor

“Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. Salmo 92.1

Quando confessamos nossos erros a Deus e recebemos perdão, ficamos preparados e preparadas para louvar de todo o coração.

Escolher até trê s músicas que as crianças conheçam para louvar a Deus, preferencialmente as que tenham coreografias divertidas, pois é um momento de muita alegria louvar a Deus
Pode usar os tecidos ou balões do início do culto para este momento também.

Temos músicas do DNTC http://www.metodista.org.br/dntc

Oferta

Cada criança pega o seu coração, escreve ou desenha para Deus, ao som de uma música ex:

Nossa oferta - Todas as Crianças - DNTC. Depois de um tempo toca se outra música para entregar o coração como oferta a Deus. 

(No templo vão até o altar entregar, se estiver em casa podem guardar dentro da Bíblia, por exemplo)

Edificação:

A critério de cada igreja, preferencialmente passagens bíblicas que falem de crianças como por exemplo:

  • a serva da esposa de Naamã 2 Reis 5 1 14)
  • a menina Rode que ouviu Pedro na porta quando ele saiu da prisão (Atos 12 1 17
  • a filha de Jairo ( Marcos 5 21 24 e 35 43)43),
  • o nascimento de Moisés ( Ê xodo 2 1 9).

Pode ser em formato de teatro ou com fantoches . O importante é fazer de uma forma atraente, que desperte o interesse e a atenção das crianças.

Dedicação

A palavra de Deus sempre exige resposta humana. Não é possível ouvir a palavra de Deus e permanecer insensível. Por isso, o momento de dedicação é um desafio de colocar nossas vidas à disposição do serviço a Deus. Como parte da Dedicação, há o Envio. A Igreja cumpre sua missão no mundo vivendo e testemunhando o evangelho de Jesus Cristo.

Distribua para as crianças um papel sulfite e ensine a fazer um aviãozinho de papel (providenciar alguns aviões já previamente prontos caso não consigam fazer a dobradura)

Peça que escrevam ou desenhem uma mensagem do Amor de Deus para as pessoas.

Se estiver num culto presencial as crianças irão jogar seu aviãozinho e pegar outro, se for virtual a criança irá jogar seu aviãozinho pela janela de casa para alguém na rua.
O objetivo é que a mensagem de Amor seja espalhada pelo mundo.

Benção:

Se for presencial chame as crianças ao altar.

Ore pela s crianças da igreja . Lembre as crianças que sofrem com doenças e guerras, as que não têm abrigo ou comida, de alguma criança conhecida da comunidade que precise de uma oração de intercessão, pois está internada ou de luto.

Abençoe as crianças.

Equipe do DNTC Departamento de Trabalho com Crianças

Baixei também o material da Vigília Nacional 2020


Posts relacionados

Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!

Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Veja arquivos disponbíveis para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos.