Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 13/04/2021

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino

logo-im-ce-138-800x568.jpg

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino
(Clique aqui para baixar em PDF)

Nós, membros da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) e Colégio Episcopal da Igreja Metodista, estamos cientes de que a Educação Metodista entrou, no último dia 09, com uma cautelar cujo objetivo é elaborar um plano de recuperação que viabilize a manutenção das atividades acadêmicas das instituições.

Desde 2015, a crise educacional - que já vinha sendo enfrentada - se aprofundou. A pandemia acabou por amplificar os desafios institucionais e isso tornou o momento crucial para a subsistência das instituições metodistas de educação.

A educação é parte da missão e da visão da Igreja Metodista desde sua origem. É parte de nossa identidade cristã a firmeza em honrar compromissos. Tem sido doloroso para toda a comunidade metodista o fato de que esta crise já há tempo impede as escolas de operar em sua plenitude.

Por isso, compreendemos ser vital o atendimento aos alunos e alunas. Igualmente, é fundamental saldar o passivo existente, e manter em dia os salários de todos e todas que atuam em nossas instituições, e o pagamento aos fornecedores de toda ordem. Tanto, não apenas por ser o que deve ser feito, mas também por ser o que se urge fazer, como testemunho de cristãos e cristãs. Cremos que isto é um valor espiritual que gera impacto positivo no âmbito econômico e social.

Porém, a viabilização e recuperação judicial das nossas escolas precisam acontecer com a ajuda dos devidos mecanismos legais, com o propósito de preservar não apenas as instituições em si, mas as comunidades nas quais se inserem, o acervo de que dispõem, as milhares de famílias que delas dependem para seu pão diário, bem como os credores.

A Igreja Metodista entende, como mantenedora, que é parte deste processo atuar exaustivamente para que possa se reposicionar e continuar com a missão de colaborar com a transformação individual e social no país. Por esta razão é que tal medida está sendo tomada.

Esperamos, dada a gravidade do momento, que nossos esforços encontrem contrapartida na justiça. Que os próximos tempos sejam de recomeço, de ajustes, de correção de todos os rumos e medidas que se fizerem ainda necessários.

Oramos e contamos com as orações para que Deus nos ilumine, impulsione, oriente, capacite e aprimore, para que tudo quanto fizermos possa prosperar neste sentido, porque o bem-estar institucional é o bem-estar de cada pessoa que estuda, trabalha e vivencia cada escola metodista em nosso país.

 

São Paulo, 13 de Abril de 2021.

 

Igreja Metodista
Cogeam – Coordenação Geral de Ação Missionária
Colégio Episcopal da Igreja Metodista


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Comunicado: Retificação de Orientação - FATIM

  A Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, torna público o comunicado expedido ao corpo discente oriundo do curso presencial da FaTeo, aos seminários regionais e às assessorias episcopais aos alunos e alunas da Faculdade de Teologia.

Geral, Colégio Episcopal, por Comunicação

Comunicado do Colégio Episcopal - Faculdade de Teologia

  O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no uso de sua competência e responsabilidade, por meio dessa carta pública, informa e esclarece o povo metodista acerca dos desdobramentos e definições do curso teológico de formação de obreiros e obreiras.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

21º Concílio Geral da Igreja Metodista | Convocação

"Como presidente do Colégio Episcopal CONVOCO, o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, para reunir-se, em sua primeira sessão e de forma telepresencial, no dia 11 de dezembro de 2021. Para esta primeira sessão, todos os trabalhos conciliares acontecerão de forma telepresencial, acessível a partir de link próprio que será informado oportunamente, até o 10/12/2021."

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo

Colégio Episcopal da Igreja Metodista está reunido em São Paulo para discutir assuntos administrativos e sobre a missão da Igreja. Veja os detalhes!