Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Música e Arte - 29/09/2013

Oferecendo a Deus um novo Cântico

edson mudestoE pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:3

A música cristã no decorrer dos últimos anos tem vivido um momento de expressivo crescimento e inovação. Hoje, ouvimos música evangélica até nas rádios seculares (não evangélicas); vemos cantores/as evangélicos/as se apresentando nas principais emissoras de TV em horário nobre, alcançando também a internet, além de famosas casas de show, teatros etc.

Um novo cântico tem surgido no seio da Igreja. Esse crescimento não aconteceu num abrir e fechar de olhos. No passado muitos personagens da história bíblica cooperaram, pois cantar sempre fez parte da cultura dos hebreus. Quando lemos o livro de Salmos, constatamos que categoricamente ele exorta-nos a cantar ao Senhor (Sl 96.1).

O povo de Israel também cantava enquanto trabalhava (Nm 21.16-18); cantava na morte, pois Davi cantou uma canção contida em 2º Samuel 1.17-27, por ocasião da morte de Saul e Jônatas. Também encontramos composições de diversos personagens notáveis da Bíblia, tais como Moisés (Sl 90), Davi que escreveu a metade dos Salmos, os títulos o identificam como autor de 73 salmos, porém o livro de Atos (4.25) e Hebreus (4.7) atribuem mais dois salmos ao notável rei de Israel. Salomão, seu filho, compôs mais dois Salmos, (72 e 127).

Diversos personagens bíblicos, ministros que conduziam o louvor em Jerusalém tais como Asafe, Etã e os descendentes de Corá, escreveram 25 dos salmos, canções que enalteciam o Senhor e que valorizavam a cultura musical e artística do povo hebreu. Os autores de quase um terço dos salmos não se identificam, porém, a música estava em destaque na comunidade judaica independente das ocasiões. Davi quando fugia de seu filho rebelde Absalão escreveu "São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo....Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta" (Sl 3:2-5); depois de cometer adultério com Bate-Seba, Davi abriu o seu coração contrito para o Senhor registrado no Salmo 51.1-3. Eles acreditavam que na música e na arte existia algo espirituoso, milagroso, que podia confortá-los e encorajá-los para continuarem a viver confiando no poder do Senhor.

A música e a arte, sendo executadas debaixo da santidade de Deus faz a diferença.

Digo isso com propriedade e embasado nas Sagradas Escrituras. Todo ministério de música e arte de uma Igreja Local que caminha debaixo de uma vida compromissada com a santidade e a Palavra do Senhor produz benção para sua Igreja. Cito como um dos diversos exemplos bíblicos, o rei Saul, um personagem que foi beneficiado com a música e a arte em momentos cruciais de sua vida. Quando um espírito maligno se apossava dele, Davi com sua harpa simplesmente dedilhava-a e o rei sentia-se melhor (1º Sm 16.23). Outro exemplo de Saul consta no livro de 1º Samuel 10.4-6, episódio que fez desse rei um outro homem.

Isso sem falar da queda das muralhas de Jericó (Js 6:20), etc. Daí a gente constata o magnífico poder que o louvor do Senhor pode trazer no seio de uma Igreja Local que desenvolve um trabalho sério de música e arte.

O Plano Nacional Missionário da Igreja Metodista, na página 51 enfatiza a música e a arte como parte da tradição wesleyana, reconhecida e aceita pelo metodismo histórico, como instrumento de expressão e ação para capacitar o povo de Deus, leigos e clérigos para a Vida e Missão da Igreja.

O Departamento Nacional de Música e Arte da Igreja Metodista, seguindo o mesmo entendimento, têm uma proposta de incentivo as Igrejas Locais na formação técnica e espiritual dos nossos músicos e artistas. Valorizar a música e a arte sempre será a nossa meta fundamental. Pensamos assim porque o nosso propósito sempre será o de oferecer a Deus um novo cântico que só a Ele é devido.

Concluindo, pastor e pastora, vale a pena investir na música e na arte da sua Igreja Local. Os nossos paroquianos merecem, o Senhor merece.

Rev. Edson Mudesto
Coordenador do Departamento Nacional de Música e Arte
e-mail edmud@uol.com.br
 


Posts relacionados

Administração, Destaques Nacionais, Cogeam, por José Geraldo Magalhães

Saiba quais foram as decisões da Coordenação Geral de Ação Missionária da Igreja Metodista

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) torna público as decisões que ocorreram na reunião nos dias 1 e 2 de agosto na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. Acesse para saber mais!

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Mídia, Educação, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2014

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2014. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Meninos e Meninas nos Caminhos da Missão", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!