Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

um convite para a convivência salmo 133

O convite
O salmo 133 abre uma conversa muito importante sobre a convivência. Na verdade ele convida o povo a "sentar junto" para conversar, trocar experiências e tratar das questões da vida. O salmista, autor deste salmo, destaca que o ato de sentar junto é uma benção de Deus para seu povo. Ele se faz presente quando isto acontece.

O salmo inicia com a expressão OH! Quando esta expressão aparece nos textos sagrados é prenúncio de algo muito importante que vai ser dito na seqüência. Neste caso, o destaque está no verbo habitar ou sentar junto.

Os salmos podem ser organizados em quatro famílias. Por sua vez, as 4 famílias estão organizadas em torno de 4 verbos: lutar, aprender, admirar e festejar. Estes verbos indicam as necessidades fundamentais que a pessoa tem: Lutar para livrar-se dos seus problemas; Aprender as lições mais importantes da vida; Admirar as coisas criadas por Deus e Festejar a vida.

O salmo 133 faz parte da família dos salmos de celebração, ou seja, da quarta família.

O que nos diz o salmo 133
O salmo nos diz para "sentarmos juntos". Esta é uma boa tradução para o versículo 1, ou seja, habitar ou sentar-se junto. Na verdade, esta expressão é o tema central do salmo. Sentar junto é viver e conviver. Indica o diálogo, a troca de informações e de experiências. Assinala o companheirismo e o apoio mútuo entre as pessoas que se sentam juntas.

Isto pode acontecer nos diversos ambientes:

1. No ambiente familiar - sentar à mesa para a refeição era algo extremamente importante para a família e a nação. No momento da refeição a família conversava, trocava idéias, etc. Era um momento sagrado.

2. No ambiente do povo - por ocasião das festas e das cerimônias, tais como casamento, nascimento, bodas, aniversário e outros datas comemorativas e que mobilizavam as pessoas para estarem juntas. Nestas ocasiões os festejos marcavam a vida das pessoas.

3. No ambiente de uma assembléia do povo - nestes momentos em que o povo se reunia para discutir as questões da vida e para decidir que rumo tomar. Nestas ocasiões discutia-se os problemas comuns e buscava-se a orientação de Deus para os mesmos.

4. No ambiente do culto. Para falar da benção do culto e da celebração cúltica o salmista usa duas parábolas: o óleo que penetra na barba de Arão que, simbolicamente, indica força, saúde, paz e alegria e o orvalho que cai sobre o monte de Sião, que indica revitalização, renovação e, portanto, a benção de Deus.

Em outras palavras, o sentar junto é a oportunidade que o povo de Deus tem para fortalecer-se e preparar-se para enfrentar os desafios e as dificuldades que aparecerão pela frente.


A convivência do salmo
A convivência que o salmo propõe indica que o povo pode se fortalecer para enfrentar as lutas da vida. O sentar junto é como uma arma que não machuca, que não agride, mas que promove a tolerância, a fraternidade e, desta forma, derruba os muros e vence os obstáculos. Nas palavras do salmista, nada poderia vencer o povo se houvesse esta união.

A convivência deste ponto de vista é uma benção de Deus. O "sentar junto" era fundamental para a existência e sobrevivência do povo. Este convite é dirigido a nós hoje, seja para a convivência com nossa família ou com nossos colegas de trabalho e, ao sentarmos juntos, contaremos com a benção de Deus. A benção de Deus é a "vida para sempre" (Sl 133.3). Nos versos do rev. Isnard Rocha assim se expressou o salmista: "ali a benção e a vida de Deus pra sempre estarão".


Bispo Josué Adam Lazier
Pastoral Universitária

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães