Publicado por José Geraldo Magalhães em Administração, Destaques Nacionais - 10/10/2013

Veja as últimas decisões da Cogeam

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), órgão de Administração Superior da Igreja Metodista se reuniu em São Paulo/SP nos dias 20 e 21 de setembro. Conheça as principais decisões tomadas:

Lista do patrimônio da Associação da Igreja Metodista (AIM) e regularização dos seus documentos

A Cogeam já havia identificado a inexistência de um cadastro dos imóveis da AIM que estão sob gestão das regiões. Neste ano, mais uma vez o Conselho Fiscal (eleito pelo Concílio Geral), pontuou a urgência da organização de registros e controles de forma sistematizada para que o imobilizado reflita a veracidade dos números no balanço: “Sugerimos que sejam implementadas ações efetivas e eficientes para que reflitam as características do Registro de Imóvel de cada região no balanço da AIM”.

Assim, referendamos que o Secretário Nacional da AIM a) oriente e cobre dos/as Secretários/as Regionais da AIM a relação patrimonial do que as administrações regionais já possuem e b) cientes da morosidade do sistema para organizar documentos, solicita que todos/as secretários/as da AIM perseverem no processo de regularização da documentação dos imóveis.

Também ficou acordado que os bispos e bispa junto de seus/suas respectivos/as secretários regionais da AIM, aproveitarão este tempo de Concílios Regionais para solicitar que as igrejas atualizem as informações patrimoniais.

Escrituração Digital - As alterações nas legislações contábil e fiscal impuseram a Igreja (como entidade tributariamente imune/isenta) a necessidade de nova organização quanto às informações que são de interesse da Receita Federal, tornando mais abrangente o que já é fato: o acesso e cruzamento de informações. A adesão ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) disponibilizará, de forma eletrônica, as informações da AIM ao Fisco, tornando necessária a revisão dos sistemas por nós utilizados, bem como mudanças nos processos administrativos - como, por exemplo, a escrituração da folha de pagamento (EFD-Social) - para atendimento as determinações legais. De acordo com cronograma, a implantação deverá ocorrer em 2014.

Despedida - A Igreja Metodista recebeu a carta de despedida do casal Gordon e Teca Greathouse, que depois de décadas como missionários norte-americanos aqui no Brasil, retornam para os Estados Unidos. O casal já está em Nova Iorque, mas ainda há processos sob seus cuidados. Assim, em dezembro da vinda da irmã Teca para fazer a passagem de seu cargo no Projeto Sombra e Água Fresca, sob a orientação do Colégio Episcopal realizaremos um momento cúltico em ação de graças a Deus e expressão de nossa gratidão ao casal.

Cotas Regionais - A Cogeam identificou que a atual forma de apuração dos valores da participação regional no avanço missionário nacional, já não expressa a realidade da vitalidade de cada região. A Participação Missionária (ou cotas regionais) é destinada para: a) sustento missionário das regiões missionárias Remne e Rema e b) para o sustento Pastores/as Aposentados, Pensionistas e Bispos Eméritos. Felizmente, desde que foram estabelecidos, há mais de 10 anos, muitos foram os avanços das regiões, o que permitiu à Cogeam estabelecer uma nova fórmula de apuração que leva em conta: a arrecadação das igrejas da região; o número de membros e o número de delegados ao concílio geral.

Tomando-se como base o número de membros informado pelas regiões para o Concílio Geral de 2011 e os valores de arrecadação informados nos balanços de 2012, foram apurados os seguintes valores mensais:
 

1a. Região 2a. Região 3a. Região 4a. Região 5a. Região 6a. Região Remne Rema Sede Nacional
50.286,00 10.803,00 29.840,00* 26.150,00* 33.834,00 17.764,00 1.560,00 1.461,00 46.902,00


* Observação: a 3ª e 4ª Região, na nova fórmula tem valores inferiores à contribuição atual, por isso a Cogeam congelou os valores destas duas regiões.

Rede Metodista de Educação - A Cogeam referendou estudos de negociação de alguns imóveis das Instituições Metodistas de Ensino (IME) e a negociação de uma permuta. Bem como, a recomendação que estudos e análises continuem a ser efetuados pelo Conselho Superior de Administração (Consad) para continuarmos a trabalhar na liquidação da dívida.

Dentro do processo de consolidação da Rede tem se buscado colocar cada unidade sob a orientação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que otimiza tempo e recursos. Desde o primeiro semestre, com o consentimento do Colégio Episcopal, a Cogeam aprovou e encaminhou um Grupo de Trabalho para dialogar com a Faculdade de Teologia dois tópicos: a) aluguel e b) estudo de integração dos setores administrativos ao CSC. Até o momento já houve várias reuniões e o segmentos envolvidos continuam dialogando. As sugestões administrativas apresentadas pela Rede, acolhidas pela Cogeam seguem agora para o Colégio Episcopal, que é quem administra a Fateo (conforme Cânones 2012, artigo 124).

Avanço Missionário - Um grupo de trabalho (GT) formado por secretários regionais de expansão missionária e coordenado pelo Bispo João Carlos Lopes, trabalhou com as ideias já apontadas pelo Concílio Geral e outras que surgiram nas regiões e no GT. A Cogeam analisou e fez uma série de sugestões para completar o detalhamento (Quando? Quem? Como? Quanto? Observações). O documento segue para o Colégio Episcopal, órgão que o finalizará e o aprovará.

Dentre as ações listadas, pode-se já destacar e informar duas delas:

A)    Congresso Missionário Nacional: em setembro de 2014; participantes: Colégio Episcopal, Cogeam, Coream, Superintendentes Distritais, Superintendentes Missionários, Secretários/as Regionais de Expansão Missionária, Líderes Regionais de Discipulados, Presidentes de Confederações e Federações. Este evento será interligado ao Encontro Nacional de Discipulado, já agendado.

B)    Manual Metodista de Evangelização: A partir dos materiais existentes já está sendo composto um novo e atualizado manual de evangelização para ser lançado no Congresso Missionário, em setembro de 2014.

Oferta Missionária Nacional 2014 - A Cogeam aprovou o alvo nacional em 600 mil reais. O valor segue para o Colégio Episcopal que estabelecerá os alvos regionais.

Pra. Cristiane Capeleti Pereira
Secretária da Cogeam

Leia essa e outras notícias no Expositor Cristão de outubro


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Oferta Missionária 2016

Confira o novo site da campanha

Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós. 

Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães