Março / Abril 2024

Publicado em Edição Bimestral, por Redação em 15/03/2024


A capa desta edição foi escolhida dentre centenas de fotos. Ela irradia um encontro de mulheres e muita alegria. Vemos a alegria das diferenças que são vencidas unindo mulheres tão diferentes. A alegria da solidariedade e da capacidade de acolher. Quando Deus criou o ser humano, incluindo as mulheres, Deus as criou para uma vida plena, cheia de sentido e alegria, mas infelizmente, ao entrar em cena, na história da humanidade, o pecado entrou com o desejo de domínio sobre o outro, mostrar superioridade, subjugar e dominar as mulheres. 

 

Este é exatamente o papel das Sociedades de Mulheres: unir mulheres diferentes e promover esta alegria, como dizia a campanha da Confederação de Mulheres alguns anos atrás: Acolher mulheres, unir valores, exercendo a sororidade. 

 

A palavra sororidade vem do latim “sóror” que significa “irmãs”, irmandade. Sororidade é ter empatia com outras mulheres, independentemente de cor, classe social ou nível educacional. É se colocar no lugar da outra pessoa antes de criticá-la; é não enxergar uma mulher como uma concorrente e apoiá-la nos momentos necessários, acolhendo, aconselhando, ajudando. Sororidade é a união de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos; é a base do feminismo e pode ser aplicada de diversas formas, desde que o objetivo continue sendo o apoio mútuo para cumprir a ordenança de Jesus de acolhimento e cuidado.

 

A história tem mostrado o aumento de feminicídios. Mulheres sofrem violência ao término de um relacionamento; são exploradas financeiramente e de outras formas. Mulheres que sofrem até numa viagem de turismo (ao escrever este texto, vimos uma brasileira que foi estuprada numa viagem de turismo à Índia. Algo assustador e revoltante). Precisamos falar sobre estas questões e a Sociedade de Mulheres deve ser um espaço de solidariedade, cuidado, oração e ação.

 

O cântico Elas estão chegando, de Valdomiro de Oliveira, Marcos Gianelli e Francisco Esvael, expressa bem a importância deste espaço de cura.

 

Elas estão chegando


Elas estão chegando
pelas portas e janelas,
Avenidas e vielas.
Elas estão chegando.
Chegando como um vento forte,
chegando com vida e norte,
chegando para questionar,
chegando pra mudar.
Chegando sempre com doçura,
chegando pra juntar forças,
chegando para encantar,
chegando para alegrar.
Chegando para sarar as juntas,
chegando pra juntar as forças,
chegando para construir,
chegando para prosseguir.
Chegando para questionar,
chegando pra mudar,
chegando para encantar,
chegando para alegrar.


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=