EDUCAÇÃO

Educação Metodista

 

A Educação é parte integrante da Missão da Igreja Metodista. Por meio dela a Igreja procura oferecer às pessoas e à comunidade o entendimento da Vida e da Sociedade. Isto acontece em três níveis: educação cristã, educação teológica e educação secular. Para atingir o objetivo desse ministério, necessitamos de uma formação adequada, com o envolvimento dos educadores e educadoras. Significa que além da formação acadêmica eles e elas precisam conhecer as raízes da proposta educacional metodista.

A tradição educacional Metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, até hoje em funcionamento.

Cogeime

 

O Cogeime - Instituto Metodista de Serviços Educacionais, fundado em 22 de abril de 1967, com o nome de Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino, depois alterado para Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação, é uma associação de fins não econômicos (sem fins lucrativos), inspirada na fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e na tradição educacional da Igreja Metodista.

Em quatro décadas de existência o Cogeime se desenvolveu, consolidou, alcançou a sua maturidade e celebra, no século XXI, sua história de integração da educação Metodista no Brasil. O Cogeime tem como objetivos fundamentais planejar, coordenar, supervisionar, integrar, acompanhar e controlar todas as unidades Metodistas de Educação. A partir do XVIII Concílio Geral da Igreja Metodista, em 2006, com a aprovação do Novo Modelo de Governo para as Instituições Metodistas de Educação, o Cogeime passou a ser também uma entidade de serviço que atua como agência de apoio a essas instituições, integrando-as. Assessora, ainda, os órgãos da Igreja Metodista, na área da educação.

Todas as instituições educacionais metodistas no Brasil, de qualquer nível ou especialização, são integrantes do Cogeime e a ele se subordinam.

FaTeo

 

Ao longo de seus 120 anos, a Faculdade de Teologia da Universidade Metodista tem buscado ser fiel à vocação para a qual foi chamada: preparar obreiros para a missão, formando pastores e capacitando membros das igrejas para atuação nos mais diferentes ministérios, como evangelismo, educação cristã e diaconia.

Com o oferecimento de cursos de graduação e especialização, a "FaTeo" tornou-se um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina, não apenas para a Igreja Metodista, mas também para outras confissões cristãs, uma vez que o currículo não fica restrito à confessionalidade metodista.

Atualmente a FaTeo tem alunos pertencentes a 15 diferentes confissões cristãs e um dos projetos em curso é ampliar esta presença das igrejas do ABC e das regiões mais próximas de São Paulo, pois esta diversidade é uma das experiências mais ricas no processo da educação teológica, por meio da oportunidade de diálogo e da troca de experiências, sem perder de vista o respeito à particularidade de cada denominação cristã.

Conet

 

Subordinada ao Colégio Episcopal, a Coordenação Nacional de Estudos Teológicos (Conet) é responsável por implementar e coordenar a educação teológica na Igreja Metodista.

A coordenação é composta por diretores/as de todas as instituições de ensino teológico da Igreja Metodista, em todo o Brasil, por pessoas de notório saber indicadas pelo Colégio Episcopal, por representantes da CONAPEU - Coordenação Nacional das Pastorais Escolares Universitárias e COGEIME - Instituto Metodista de Serviços Educacionais e pelo Coordenador Nacional de Educação Cristã - CONEC.

Instituições


Abaixo está o acesso rápido ao conteúdo de algumas Instituições.