Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 01/10/2012

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças realiza encontro nacional

Mais um encontro promovido pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista, em parceria com a Faculdade de Teologia foi realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, na Fateo. O evento chegou a sua 20º edição esse ano e contou com quase cem educadores/as de várias partes do país.

A Região Missionária do Nordeste (Remne) enviou 13 participantes - um número recorde de todas as edições anteriores. A 5ª Região também superou enviando 31 educadoras/es.

Para a coordenadora nacional do Departamento de Trabalho com Crianças (DNTC), Elci Lima, que está a seis anos organizando o evento, o encontro surpreendeu. "Mais uma vez reafirmamos a importância desse encontro nacional. Aqui é o espaço que o professor tem para trocar experiências", disse.

Ainda de acordo com Elci, logo na abertura do encontro a bispa da Remne, Marisa de Freitas Ferreira, deixou o alerta para os participantes desfrutarem do encontro como se fosse o monte, mas é no vale que o ministério de cada um será desenvolvido.

Irani da Silva veio da cidade de Eldorado, em Mato Grosso do Sul, em busca de  novidades. "Eu vim buscar capacitação e novas experiências para levar para a região", disse. Para Estela Mendes de João Pessoa-PE o encontro surpreendeu. "Aprendi como lidar e respeitar mais as crianças. É bom saber que as crianças são prioridades da Igreja Metodista", finaliza.

Música, Contando Histórias, Sustentabilidade e, Expressão e Cultura Artística foram as oficinas oferecidas para os 89 participantes do encontro. "Aprendi que uma história pode ser contada várias vezes de maneiras diferentes. Isso faz a diferença na vida da criança", disse Gilnólia Costa da Silva de Vitória da Conquista-BA. No sábado, 29, houve 95 participantes durante o dia todo.

Objetivo - Oferecer um espaço de reflexão sobre o papel, participação e valorização da criança na igreja local e projetos sociais são os objetivos do encontro nacional.  Pela vigésima vez, metodistas de várias partes do país se encontram para aprenderem e compartilharem experiências.

O tema deste ano foi refletir com os/as educadores/as a importância do estudo da Palavra de Deus diante a realidade que as crianças estão vivendo. Enfatizou-se a importância do ouvir o próximo, dialogar e participar da construção de uma sociedade mais amorosa, responsável e comprometida com o Reino de Deus. A oficina miistrada pelo rev. Cláudio Ribeiro seguiu esse viés de criança e igreja na sociedade.

A coordenadora nacional do DNTC destaca que há uma responsabilidade grande da Igreja na no mundo contemporâneo. “Deus tem chamado homens e mulheres para cuidarem das crianças, ensinando-as a caminhar com Cristo e denunciando toda forma de injustiça que afete as crianças do nosso País”, conclui Elci Lima.

Confira a relação dos participantes por Regiões Eclesiásticas abaixo:  

Remne – 13 participantes (número recorde)
Primeira Região – 11 participantes
Terceria Região – 17 participantes
Quarta Região – 2 participantes
Quinta Região – 31(número recorde)
Sexta Região – 8 participantes
Alunos da Faculdade de Teologia – 7 participantes

Fotos: Luciana de Santana

Bispa Marisa de Freitas Ferreira fala na abertura do 20º Encontro Nacional.

 

Reitor Da Faculdade de Teologia (ao centro), Rev. Paulo Roberto Garcia e a Secretária Executiva para a Vida e Missão, Revda. Joana D'Arc Meireles, saúdam os participantes da 20 º edição do Encontro Nacional.

Coordenadoras regionais, com exceção da 2ª Região e Rema, representam suas respectivas regiões no evento.

 

Coordenadoras regionais e representantes da Faculdade de Teologia e Conec.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães