Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

O Deus do Sofrimento

"O tema da resiliência* é cabível no lidar com o sofrimento, pois além de ser uma atitude esperançosa, oferece oportunidade para aprender", disse a professora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Dra. Blanches de Paula, à revista Cristianismo Hoje. O assunto em pauta era sobre "O Deus do Sofrimento: se é possível enfrentar a dor, pode-se evitar com a ajuda divina".  A matéria está relacionada às vítimas das chuvas de janeiro na região serrana do Rio e o terremoto no Japão no início de março. Veja um trecho da matéria abaixo:

"Blanches, é psicóloga e pastora metodista, além de dar aula de aconselhamento pastoral na Universidade Metodista de São Paulo, é especialista no acompanhamento terapêutico de pessoas em situação de luto. De acordo com ela, é possível extrair do sofrimento valiosas lições: 'Esse aprendizado é diferente de entregar-se totalmente à dor e desacreditar que seja possível uma mudança na caminhada da vida. A vida vai além do sofrimento – essa é uma afirmação resiliente', definiu a psicóloga.

Entretanto, apesar das supostas vantagens inerentes aos momentos de dificuldades, o ser humano busca fugir deles de todas as formas.  'O fato de evitarmos o sofrimento vincula-se a uma atitude de defesa diante do perigo, de situações que deixam clara a vulnerabilidade do ser humano. Temos dificuldades de aceitar nossas limitações', destaca Blanches."

Fonte: Revista Cristianismo Hoje Edição 22 número 4
www.cristianismohoje.com.br

* Resiliência: é uma capacidade nossa (humana) de ultrapassar as dificuldades que a vida nos dá, sem esmorecer nem quebrar. Geralmente o resiliente (o ser que tem resiliência) é uma pessoa que consegue superar as dificuldades por pior que seja a situação em que se encontre.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 14.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães