Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Palavra Episcopal dezembro 2009

Para cumprimento das Profecias

"Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel
(que quer dizer: Deus conosco)." (Mt 1.22-23)

 

Paulo de Tarso de Oliveira Lockmann - Bispo na 1ª RE

1. Introdução - Herdeiros das Promessas: O Messias veio e voltará.

Natal é principalmente a celebração do cumprimento das promessas de Deus de que: "Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR." (Is 11.1-2). Sim, Deus envia o ungido - o Messias - Jesus Cristo, o qual foi e é para a Igreja Cristã a promessa de Deus que se realizou.

O Messias, Jesus Cristo, é aquEle que veio e voltará, disto se ocupa o primeiro documento cristão que foi a carta de Paulo aos Tessalonicenses escrita por volta do ano 48-49 da era cristã.
A este respeito se referia o Apóstolo Paulo: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Ts 5.23). Ora, a Igreja somente tem uma escatologia, que trata dos últimos tempos e da segunda vinda de Jesus Cristo, porque um dia Ele veio! Conforme o testemunho do Apóstolo João: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (Jo 1.14) (Leia também 1Jo 1.1-3).
P
reciso recordar estes fundamentos da nossa fé, porque alguns inconseqüentes no mundo evangélico têm a ousadia de pregar contra a celebração do Natal. Deixe-me dizer que sem Natal não tem Jesus Cristo, e sem Jesus Cristo não tem salvação. As alegações são que o Natal estaria vinculado às celebrações de divindades nórdicas, enfim uma sucessão de argumentos "históricos", mal interpretados, e que só funcionam para quem não conhece a história e a teologia. Abomino aqueles que esquecem a história e a tradição da Igreja, como se eles mesmos tivessem inventado a Igreja; agora, este tipo de arrogância é nociva ao mover do Espírito Santo nos 2000 anos de história da Igreja.
A verdade é que não se tem absoluta certeza da data exata do nascimento de Jesus, no entanto, sabemos e cremos que Ele nasceu. E desde muito cedo na história da Igreja o nascimento de Jesus foi celebrado. A maioria dos estudiosos do Evangelho de João reconhece nele diversas partes como elementos da celebração cúltica da Igreja Primitiva, uma das mais notadas é a do prólogo de João (cf. Jo 1.1-14). Ou seja, a Igreja, desde o primeiro século, celebrou a vinda de Jesus ao mundo, ou seja, o Natal. Com que direito alguns ansiosos por inventar modismos, querem extinguir isto?
Vejamos como a comunidade de Mateus faz refletir no Evangelho, a sua visão de alguns dos sinais proféticos sinalizados no nascimento de Jesus.

2. As preocupações do Evangelho de Mateus acerca de Jesus, o Messias.

Uma das primeiras lições sobre o Evangelho de Mateus é que ele foi desde cedo reconhecido como um Evangelho dirigido aos judeus. Há muitas outras evidências internas no Evangelho que nos mostram o esforço de Mateus e a sua igreja de provar através das profecias que Jesus era sim o Messias prometido através dos profetas. É o que veremos nos primeiros relatos do nascimento de Jesus, conforme Mateus.
a) "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo." (Mt 1.16). Vejam que Mateus limita a genealogia de Cristo (o Messias) aos antecessores do povo eleito, começando com Abrão, o patriarca da nação de Israel. Assim o Evangelho não deixa dúvida, Jesus, o filho de José, procede da raiz de Jessé, conforme as profecias (cf. Is 11.1). E este Jesus é o Cristo - o Messias. Soma-se a isto que na época de Jesus o título messiânico lembrado era Filho de Davi (cf. Mc 10.46).
b) "Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)." (Mt 1.22-23). Aqui a profecia é citada por um anjo, o que caracteriza uma interferência divina e evidente na história, o anúncio do nascimento ocorre por uma visita de Deus, através de seu anjo mensageiro. Isto coloca a narrativa no nível dos momentos de visitação ocorridos no Antigo Testamento, o significado é algo novo, que está começando, uma nova aliança está sendo escrita.
O conceito está escrito por intermédio dos profetas, que reforça a idéia de Deus desejando sempre ter seu povo junto dele, libertá-lo, resgatá-lo, abençoá-lo. Sempre foi o objetivo da profecia, mesmo quando ela anuncia o juízo e a condenação do pecado no meio do povo. A vinda do Messias apontava o momento, assim estava denunciando o pecado, e como diz a profecia apontada pelos mestres a Herodes: "... de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo..." Sim, Jesus Cristo é como o ungido apresentado como o grande Pastor de Israel e da Igreja. Nele se inspirou a pastoral da Igreja Primitiva e deve inspirar o nosso ministério pastoral, e o ministério da Igreja, enquanto enviada a cuidar dos pobres e pecadores.
Isto foi muito bem sublinhado por Mateus no ministério de Jesus. Vejamos alguns momentos.

1) Sua missão: "... e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." (Mt 4.13-17).
Jesus sai do jejum e tentação no deserto e cumpre a profecia de abrir os olhos do povo que estava em trevas e pecado, o seu convite, centro de sua missão, foi: "... arrependei-vos ... está próximo o reino dos céus ..." (Mt 4.17).

2) "... e passou a ensinar-lhes dizendo ..." (Mt 5.2).
Esta frase introduz seu ministério de discipulado aos discípulos e as multidões. O sermão do monte é a unidade contínua mais completa do manual da vida cristã, sempre ancorada no ensino do Antigo Testamento, algumas vezes radicalizando positivamente: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." São os padrões da nova aliança, trazidos com a vinda de Cristo Jesus ao mundo, e Ele exercendo o papel de Pastor e Mestre.

3) "Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos". (Mt 14.14).
Aqui Jesus expressa literalmente seu coração de pastor, compadeceu-se de seu povo, de suas enfermidades, de suas dores, de suas necessidades. Este padrão é trazido ao mundo na pastoral de Deus, através do Messias. Esta sensibilidade espiritual, messiânica, estava no coração de Jesus, e deve estar no coração de nossos pastores e pastoras, e, acima de tudo, deve estar no coração da Igreja como povo de Deus, chamado a ser sinal profético ao mundo. Sim, precisamos ter os olhos de Deus, os ouvidos de Deus e, acima de tudo, o amor de Deus. Paulo nos recorda: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Fp. 2.5).


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Celebre o Domingo da Igreja Acolhedora com a Tearfund

A Campanha Latino Americana de apoio aos migrantes e refugiados da Tearfund, Como Nascido Entre Nós, está promovendo o Domingo da Igreja Acolhedora. Além de disponibilizar materiais para realização de cultos voltados para esse trabalho, você também poderá, após a realização do culto, partilhar as imagens da sua celebração, assim como testemunho de pastores(as), líderes de missões, ou de membros, sobre sua experiência na participação do culto da Igreja Acolhedora. 

Geral, por José Geraldo Magalhães