IGREJA

Concílio Geral

O Concílio Geral (GC) é o órgão superior de unidade da Igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas, composto por delegados e delegadas representantes das Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista no Brasil, eleitos/as nos Concílios Regionais. O conclave que aconteceu a cada cinco anos, teve sua última reunião registrada em 2022, na cidade de Sorocaba (SP).

A 1ª sessão online do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista aconteceu em 11 de dezembro de 2021. As demais sessões aconteceram de 3 a 10 de julho de 2022.
Confira a página oficial do 21º Concílio Geral.

> Ore conosco! <

Colégio Episcopal

 

O Colégio Episcopal (CE) é o órgão responsável pela supervisão da ação missionária e pastoral da Igreja Metodista, assegurando o pleno cumprimento do Plano para a Vida e a Missão, preservando a unidade da Igreja Metodista no que se refere à área Teológica, Pastoral e de Educação Cristã.

O CE compõe-se dos Bispos e Bispa eleitos e eleita pelo Concílio Geral e designados/as para as Regiões Eclesiásticas e Missionária. Confira a última eleição aqui.

Conheça a atual formação da liderança:

 

REMNE (REGIÃO MISSIONÁRIA DO NORDESTE)
Bispo André Luíz de Carvalho Nunes

Nordeste
(AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE)

 

1° REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo Paulo Rangel

Rio de Janeiro
(Sul)

 

2° REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo 
Nelson Magalhães Furtado 

Rio Grande do Sul

 

3° REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo Marcos Antônio Garcia

São Paulo
(Capital, ABCDM, Litoral Sul e Vale do Paraíba)

 

4° REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo 
Bruno Roberto Pereira dos Santos

Minas Gerais e Espírito Santo

 

5° REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo Adonias Pereira do Lago

SP (Interior), MG (Sul e Triângulo Mineiro)
e MS


REGIÃO ECLESIÁSTICA
Bispo Fábio Cosme

Amazônia
(AC, AP, AM, PA, RR e RO)

Coordenação Geral de Ação Missionária

COGEAM

 

Nos intervalos dos Concílios Gerais, que acontecem a cada cinco anos, o órgão de Administração Superior da Igreja Metodista, a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) atua e pode deliberar sobre todos os assuntos cabíveis, desde que não conflite com decisões anteriores do Colégio Episcopal.

Essa Coordenação é composta de Bispos e Bispas que integram a Mesa do Colégio Episcopal, um/a presbítero ou presbítera de cada Região Eclesiástica e de cada Região Missionária não representada na mesa do Colégio Episcopal e um leigo ou leiga representante de cada Região Eclesiástica e de cada Região Missionária.

Os membros da COGEAM também compõem a Assembleia Geral do COGEIME, as Assembleias de cada uma das Instituições Metodistas de Educação da Área Geral e o Conselho Diretor da Associação da Igreja Metodista.

Clique aqui e confira a atual formação, eleita no 21° Concílio Geral da Igreja Metodista em 2022



CGCJ

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), com Sede em São Paulo (SP) e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de membros das Regiões Eclesiásticas e Missionária, garantida a presença de clérigos(as) e leigos(as), sendo pelo menos três Bacharéis em Direito.

>> Informações   
>> Últimos documentos publicados

>> Decisões de 2011 até 2018
 

AIM

A Associação da Igreja Metodista (AIM) é uma organização religiosa de fins não econômicos, como pessoa jurídica de direito privado, sendo a pessoa jurídica da Igreja Metodista da Área Nacional constituída de acordo com a legislação civil, tendo como finalidade de manter e orientar a administração patrimonial e econômica das igrejas locais, igrejas regionais e instituições, à luz do Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI).
 

Secretaria para Vida e Missão

A Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, contempla quatro áreas de atuação da Igreja:

1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra.

2) Ação Administrativa: integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil.

3) Educação: A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal.

4) Ação Missionária: Compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local.