IGREJA




Concílio Geral

O Concílio Geral (GC) é o órgão superior de unidade da Igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas, composto com até duzentos (200) delegados e delegadas representantes das Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista no Brasil, eleitos/as nos Concílios Regionais. O conclave que aconteceu a cada cinco anos, teve sua última reunião registrada em 2016, na cidade de Teresópolis (RJ).

O 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil contou com transmissão ao vivo na Escola de Missões, e cobertura completa realizada pelo Jornal Expositor, com apoio de profissionais de várias Regiões.

Clique aqui e confira a página exclusiva do evento.

Colégio Episcopal

 

O Colégio Episcopal (CE) é o órgão responsável pela supervisão da ação missionária e pastoral da Igreja Metodista, assegurando o pleno cumprimento do Plano para a Vida e a Missão, preservando a unidade da Igreja Metodista no que se refere à área Teológica, Pastoral e de Educação Cristã.

O CE compõe-se dos Bispos e Bispas eleitos e eleitas pelo Concílio Geral e designados/as para as Regiões Eclesiásticas e Missionárias.

Conheça a atual formação da liderança:


REMA
Bispo Fábio Cosme 

Amazônia
(AC, AP, AM, PA, RR e RO)

 

REMNE
Bispa Marisa de Freitas

Nordeste
(AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE)

 

1° REGIÃO
Bispo Paulo Rangel

Rio de Janeiro
(Sul)

 

3° REGIÃO
Bispo José Carlos Peres

São Paulo
(Capital, ABCDM e Litoral Sul)

 

4° REGIÃO
Bispo Roberto Alves Souza 

Minas Gerais e Espírito Santo

 

5° REGIÃO
Bispo Adonias Pereira do Lago

SP (Interior), MG (Sul e Triângulo Mineiro)
e MS

 

6° REGIÃO
Bispo João Carlos Lopes 

Paraná e Santa Catarina

 

7° REGIÃO
Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva
 (Bispo Mano)

Rio de Janeiro
(Norte)

Coordenação Geral de Ação Missionária

COGEAM

 

Nos intervalos dos Concílios Gerais, que acontecem a cada cinco anos, o órgão de Administração Superior da Igreja Metodista, a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) atua e pode deliberar sobre todos os assuntos cabíveis, desde que não conflite com decisões anteriores do Colégio Episcopal.

Essa Coordenação é composta de Bispos e Bispas que integram a Mesa do Colégio Episcopal, um/a presbítero ou presbítera de cada Região Eclesiástica e de cada Região Missionária não representada na mesa do Colégio Episcopal e um leigo ou leiga representante de cada Região Eclesiástica e de cada Região Missionária.

Os membros da COGEAM também compõem a Assembleia Geral do COGEIME, as Assembleias de cada uma das Instituições Metodistas de Educação da Área Geral e o Conselho Diretor da Associação da Igreja Metodista.

Clique aqui e confira a atual formação, eleita no 20° Concílio Geral da Igreja Metodista em 2016



CGCJ

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), com Sede em São Paulo (SP) e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de um membro de cada Região Eclesiástica e Missionária, garantida a presença de clérigos e leigos, sendo pelo menos três Bacharéis em Direito.

Clique aqui e veja a formação.
 

AIM

A Associação da Igreja Metodista (AIM) é uma organização religiosa de fins não econômicos, como pessoa jurídica de direito privado, sendo a pessoa jurídica da Igreja Metodista da Área Nacional constituída de acordo com a legislação civil, tendo como finalidade de manter e orientar a administração patrimonial e econômica das igrejas locais, igrejas regionais e instituições, à luz do Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI).
 

Secretaria de Vida e Missão

A Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, contempla quatro áreas de atuação da Igreja:

1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra.

2) Ação Administrativa: integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil.

3) Educação: A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal.

4) Ação Missionária: Compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local.