Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 03/11/2011

Cristãos de Fátima do Sul, MS, celebram os 494 anos da Reforma

Cristãos de Fátima do Sul, MS, encerram o mês de outubro com celebração dos 494 anos Reforma Protestante. Veja o depoimento do pastor José do Carmo, o Zé do Egito abaixo.

"Cristãos Fátima da Sul, MS, enceram as celebrações dos 494 anos da Reforma com grande celebração

Aconteceu na noite de primeiro de outubro no templo da Igreja Luterana em Fátima do Sul o culto de encerramento das celebrações dos 494 anos da Reforma Protestante. O dia da Reforma foi dia trinta e um de outubro, as comemorações a principio deveriam ocorrer na orla do Parque Aquático, porém devido ao mal tempo, o evento foi adiado do dia vinte e nove para terça-feira ultima.

O templo da Igreja Luterana, comunidade pastoreada pelos pastores Luciano Gazola e Guilherme Monteiro estava repleto de cristãos das mais diversas denominações existentes em Fátima do sul. Em uma celebração participativa ouve apresentações de ministérios de louvor e coreografias. A mensagem foi trazida por Luciano, pastor local, o qual com base no Salmo 119 versículo 105, pregou sobre a importância de um retorno aos princípios da Reforma Protestante, sobretudo ao estudo da Escritura Sagrada, a qual deve fulgurar na vida do cristão como sendo lâmpada para seus pés e luz para seu caminho.  Após a mensagem foi sorteada uma Bíblia de Estudo, tendo como ganhadora a metodista Sirlei Carvalho de Lima Souza. Ela respondeu a seguinte questão: Quais são os cinco pontos da Reforma Protestante? Cuja resposta è: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Sola Christus, Soli Deo Gloria. (Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Só Cristo, Só a Deus a Glória).

Além do sorteio da Bíblia de Estudo e de camisetas, foram distribuídas Bíblias para os presentes como um ato concreto da celebração, uma vez que um dos pontos centrais da Reforma era colocar a Bíblia ao acesso do povo, o que se tornou mais fácil devido a Johannes Gutenberg ter inventado a prensa tipográfica, possibilitando assim que as informações e o conhecimento pudessem ser divulgados de forma sistemática. Historiadores afirmam que a Bíblia foi o primeiro livro a ser imprenso.

Neste ano de 2011 participaram das celebrações quatro denominações protestantes históricas e uma pentecostal, a saber:  Igreja Metodista, Igreja Luterana,  Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente e Igreja do Evangelho Quadrangular. Esperamos que em 2012, o numero de participantes possa aumentar, e que tenhamos uma grande celebração em 2017 por ocasião dos 500 anos da Reforma Protestante, a qual ocorreu em 1517. A explosão da Reforma foi quando na Alemanha, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou na porta da igreja de Wittenberg, onde era mestre e pregador,  95 Teses as quais, entre outras coisas, condenavam a prática da venda de indulgências.  O ato de Lutero foi um desafio para um debate teológico, coisa comum a época. As “teses” deveriam ser vistas como “pontos a serem debatidos” em uma plenária por professores e estudantes.  Provavelmente as famosas 95 Teses de Lutero foram escritas originalmente em Latim, e  não em alemão (língua original do Reformador). Soli Deo Gloria.

Informou: Pastor José do Carmo da Silva – Pr. Zé do Egito"


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães