Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/11/2010

Cristãos e muçulmanos propõem grupo para responder a crises

A consulta internacional sobre as relações islamitas-cristãs terminou hoje, em Genebra, com a proposta de formação de grupo de trabalho misto que possa mobilizar-se com rapidez em casos de ameaças ou crise que possa provocar conflito entre as duas religiões. A consulta versou sobre a construção de um futuro comum e contou com 60 participantes.

Em declaração conjunta divulgada hoje, cristãos e muçulmanos alegaram que em casos de crise frequentemente a religião é invocada, mesmo quando opressão, injustiças e má distribuição de recursos são as causas reais das intrigas. “Devemos encontrar formas de ‘dissociar’ a religião desse tipo de  interpretação e ‘associá-la’ à resolução de conflitos e à justiça compassiva”, disseram.

O grupo sugeriu que os organizadores da consulta – o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Associação Mundial da Dawa Islâmica, o Real Instituto Aal al-Bayt – iniciem projeto conjunto com o propósito de promover o intercâmbio de experiências, de “viver juntos de forma construtiva em sociedades plurais”, compartilhar as melhores práticas sobre a construção de “uma cultura de diálogo e cooperação inter-religiosos”, além de trabalhar juntos em questões ambientais e sociais.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Figurinhas metodistas para Whatsapp

Baixe figurinhas metodistas para utilizar no Whatsapp com os seus contatos. São dois pacotes de imagens disponíveis no aplicativo Sticker.ly, com figurinhas dos temas desse quinquênio, como "Cuidam do Meio Ambiente" e "Anunciam as boas notícias da graça", e de campanhas de conscienticação da pandemia, como "SeProteja".

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães