Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Tráfico de seres humanos um mal a ser combatido

Estimativas apontam que mais de 60 mil brasileiros são vitimas, anualmente, do tráfico de seres humanos. O Ministério da Justiça trabalha com a hipótese de que esse número se estenda até 100 mil vítimas no país. Baseado nesses dados, o policial civil, José Virgílio Dias de Sousa, da Polícia Estadual de Goiás escreveu o artigo “Tráfico de seres humanos - um mal a ser combatido”. Mesmo com sua experiência na polícia há quase três décadas, Virgílio afirma desconhecer o assunto: "Mesmo sendo policial há quase trinta anos não tinha informações ou instruções sobre o grande problema que é o tráfico de pessoas, e vejo que também não é um assunto de conhecimento popular", disse.

Virgílio acrescenta ainda que, "se for feito um levantamento interno em cada organismo das policias estaduais, provavelmente encontraremos muito poucos profissionais com habilidade para o tema". José Virgílio esclareceu ainda que apesar de o tráfico de pessoas estar no âmbito de competência da Polícia Federal, já que é um crime que atravessa as fronteiras dos países, a Polícia Civil Estadual pode contribuir muito com a investigação, se tiver instrumentos que contribuam para isso. Ele especificou que a criação de delegacias, departamento de inteligência ou núcleos, por exemplo, ajudariam nas ações de enfrentamento e prevenção.

Para ele, diante da complexidade do tráfico de pessoas, as leis precisam ser revistas e o crime tratado de forma diferenciada na legislação penal e processual. Ele defende que, de imediato, é mais urgente investir na investigação e, em seguida, em medidas de prevenção. "A nossa cultura em prevenção é muito acanhada. Precisamos entender que prevenir é mais barato e menos doloroso", concluiu.

Com informações da ADITAL


Posts relacionados