Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 12/11/2012

Homenagem ao bispo Pagura celebra seus 90 anos com livro

Uma homenagem ao Bispo Federico Pagura, que está prestes a comemorar o seu aniversário de 90 anos, tem realizou-se com o lançamento do livro "Federico Pagura. Alvorada de esperanza - Vida e testemunho de um profeta na América Latina", escrito pelos pastores Manuel Quintero Pérez e Carlos Sintado, com prefácio de Emilio Castro.

O trabalho foi patrocinado pelo CLAI, pela Junta Geral de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida e pela Igreja Unida do Canadá e é organizado com uma resenha histórica do Bispo Pagura e uma segunda parte, que inclui uma coleção de mais de 50 poemas comentados, e duas seções de fotos biográficas.

A celebração foi realizada no dia 26 de outubro, no templo da Primeira Igreja Metodista de Buenos Aires, Argentina, com a participação de autoridades de diferentes instituições cristãs e do governo em nível nacional, continental e mundial.

Bispo Frank de Nully Brown, Bispa Emérito Nelly Ritchie, Bispo Emérito Aldo Etchegoyen - da Igreja Evangélica Metodista da Argentina; arquiteto Adolfo Pérez Esquivel - Prêmio Nobel da Paz; Rev. Nilton Giese - Secretário Geral do CLAI; Marcelo Schneider - Secretário de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas; e Embaixador Juan Landaburu, do Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina, estavam entre os oradores.

"Como pastor, profeta, músico e poeta, os pensamentos e vida do Bispo Pagura deixaram marcas profundas em toda a América Latina e Caribe por seu compromisso com a verdade. (...) Quando CLAI estava sendo formada, Bispo Pagura foi eleito presidente em 1978, e sua primeira declaração foi dirigida ao ditador Anastacio Somoza da Nicarágua. Dizia assim: Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, pedimos-lhe para parar a repressão sangrenta do povo nicaraguense e para oferecer sua renúncia como uma contribuição para a reconciliação nacional. Pedimos a Deus para guiá-lo em sua decisão '"-. palavras do Rev. Nilton Giese, em homenagem ao Bispo Pagura.

"Nos momentos mais difíceis do continente, quando os poderes da morte tinham semeado as sementes do medo que dá frutos no silêncio e na dissimulação contra a dor, o Bispo Pagura e muitos outros líderes da igreja na época, fizeram da verdade a razão para sua pregação e suas canções, defendendo a vida e denunciando a morte, acompanhando as famílias quebrantadas e confortando-as na esperança de um novo futuro para os enlutados. " - Escreve Bispo Aldo Etchegoyen.

Embaixador Juan Landaburu, do Ministério Relações Exteriores e Culto, sinalizou o Bispo Pagura como um "herói latino-americano", e transmitiu as saudações da presidente Cristina Kirchner, da Argentina.

Pagura assinou e dedicou seus livros, e fechou a noite com uma despedida de esperança: "que dentro de 90 anos, podemos nos  reencontrar para ver cumpridas as esperanças de hoje de uma América Latina aberta e unida com justiça e liberdade."


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Igreja Metodista da Alemanha arrecada “presente de Natal” para missão indigenista brasileira

Para o Natal de 2022, metodistas da Alemanha promovem um mobilização em prol da missão metodista brasileira junto aos povos indígenas. No material da campanha, a igreja alemã destaca a importância de proteger os espaços e fortalecer a identidade de indígenas brasileiros(as). As imagens chamam a atenção para crianças indígenas, e informam como elas brincam, conversam, recebem ajuda escolar e encontram amigos em lugares como a Missão Tapeporã, em Dourados (MS), local onde também aprendem sobre a fé em Jesus Cristo. Saiba como doar no Brasil.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães