Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/12/2010

Sal da terra e luz do mundo

Neste momento, que é de consternação, nós entendemos ainda mais a necessidade de sermos sal da terra e luz do mundo, através da Educação. Tragédias como esta não podem nos afastar deste mundo que precisa conhecer algo maior e muito mais profundo, que é o amor de Deus e, nós temos esta missão a cumprir. Permito-me citar um pequeno trecho de livro cujo título é "A coragem de Ensinar", de Parker J. Palmer:

"Quando você ama o seu trabalho muito – o que muitos professores fazem - a única maneira de sair da dificuldade é aprofundar-se. Devemos entrar, não fugir, dos emaranhados do ensinar para que possamos compreendê-los melhor e negociar com mais graça, não só para proteger nosso próprio espírito, mas também para servir bem os nossos alunos. Estes emaranhados têm três fontes importantes.

Primeiramente, os sujeitos que ensinamos são grandes e complexos como a vida, então o nosso conhecimento é sempre imperfeito e parcial.

Em segundo lugar, os alunos que ensinamos são maiores que a vida e ainda mais complexos. Para vê-los claramente e vê-los no seu todo, e responder-lhes com sabedoria no momento, há necesidade de uma fusão de Freud e de Salomão, que poucos de nós alcança.

Terceiro, o ensino, como qualquer atividade verdadeiramente humana, emerge da própria interioridade, para melhor ou para pior. Quando eu ensino, eu projeto o estado da minha alma para os meus alunos, meu assunto, e nossa forma de estarmos juntos. "

Oro pela família enlutada e agradeço pela oportunidade que temos de cumprir nossa missão de “participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo”, também através da Educação.

Que Deus nos ajude e fortaleça.

Wilson Zuccherato
CONSAD - Presidente


Posts relacionados