Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/02/2013

Ministério Body & Soul na Igreja Metodista em Santo André


Os esportes, de uma forma em geral, atraem a juventude e promovem a saúde de seus praticantes. Pensando nisso, o professor de Judô e Jiu-Jitsu, Fábio Sette, membro da Igreja Metodista em Santo André-SP, autorizado pela CLAM, há alguns anos iniciou um trabalho com esses esportes no amplo salão social da igreja. É um ministério que recebeu o nome de “Body & Soul” (Corpo e Alma),  justamente por enfatizar estes aspectos essenciais de um evangelho integral.

Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 20h, os primeiros participantes começam a chegar e montar um enorme tatame, ocupando mais de 110 metros quadrados - maior que de muitas academias.

Temos a participação de todas as faixas de idade, homens e mulheres, porém, o grupo que tem predominado e é foco de muito cuidado de todos nós, é aquele formado pelos adolescentes e crianças que vêm de longe, e encontraram nesse ministério um lugar saudável de confiança, respeito e amor.

Quando todos chegaram, e já estão uniformizados com o seu quimono contendo a inscrição “Bros in Jesus”, o professor Binho, como é conhecido, reúne a todos num grande círculo de 35 a 40 pessoas (a grande maioria não pertencentes à igreja). É hora de total silêncio e atenção para a devocional que será ministrada. O Pr. Mauro Salmeron Maiorino, designado para a juventude da Imesa, inicia a ministração a partir de um texto bíblico.

Nesse momento de edificação e evangelização são enfatizadas a importância de Cristo na vida de cada um, os valores de um caráter cristão, e  o portar-se num mundo sem Deus.

Em seguida passa-se para os motivos de oração, onde muitos expressam seus problemas, lutas e dificuldades.  É dada a oportunidade também para que testemunhem o que Deus tem feito em suas vidas.

No encerramento das atividades de 2012 o professor Binho, testemunhou aos mais de 40 alunos reunidos: “Eu quero dizer a vocês, que isto aqui (os treinos, as lutas, as faixas) não são nada,  são apenas oportunidades para atingir algo muito mais importante que queremos para vocês: uma vida de disciplina, de respeito, de amor, e de saber que existe um Deus que nos ama e pede um posicionamento nosso”.

É verdade. Cremos que Deus nos tem dado a oportunidade de utilizar o espaço da igreja, que normalmente estaria fechado, para uma atividade saudável, que atinja a comunidade e que também seja uma oportunidade de falarmos do Amor do Pai para conosco.
E como nos ensina o apóstolo Paulo:

“E o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23).

Daniel Rocha,

pastor titular da I.M. Central em Santo André


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães