Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2010

Tempo médio de votação será de 1 minuto e 30 segundos

O eleitor brasileiro deve levar em média 1 minuto e 30 segundos para votar no próximo dia 3 de outubro, segundo divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (10). O cálculo foi baseado em informações das eleições de 2008. A assessoria do TSE esclareceu, entretanto, que não haverá limite de tempo na cabine.

A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem anotados os números de seus candidatos em um papel, a chamada cola eleitoral. Uma campanha de esclarecimento ao eleitor irá veicular, no rádio e na televisão, informações sobre os procedimentos a serem adotados no dia das eleições.

O tempo médio de votação em 2008, quando foram decididos apenas dois cargos (prefeitos e vereadores), foi de 31 segundos -do momento que o eleitor se dirige à urna até quando ele confirma o voto no segundo cargo.

O cálculo para este ano é maior porque agora os eleitores escolherão representantes políticos para seis cargos: deputado estadual ou distrital; deputado federal; senador 1, senador 2, governador e presidente da República.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Pastoreio durante a pandemia e desafios do isolamento social | Diálogo em tempos de crise

Já está no ar o quarto episódio da séria Diálogo em tempos de crise. Hoje, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal, conduz a conversa com o Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica, Bispo Emanuel Siqueira (Mano), presidente da 7ª Região Eclesiástica e Bispo Fábio Cosme, presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA). 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães