Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2010

Tempo médio de votação será de 1 minuto e 30 segundos

O eleitor brasileiro deve levar em média 1 minuto e 30 segundos para votar no próximo dia 3 de outubro, segundo divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (10). O cálculo foi baseado em informações das eleições de 2008. A assessoria do TSE esclareceu, entretanto, que não haverá limite de tempo na cabine.

A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem anotados os números de seus candidatos em um papel, a chamada cola eleitoral. Uma campanha de esclarecimento ao eleitor irá veicular, no rádio e na televisão, informações sobre os procedimentos a serem adotados no dia das eleições.

O tempo médio de votação em 2008, quando foram decididos apenas dois cargos (prefeitos e vereadores), foi de 31 segundos -do momento que o eleitor se dirige à urna até quando ele confirma o voto no segundo cargo.

O cálculo para este ano é maior porque agora os eleitores escolherão representantes políticos para seis cargos: deputado estadual ou distrital; deputado federal; senador 1, senador 2, governador e presidente da República.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Como fazer imagens usando o Canva

A nossa série de Dicas de Ferramentas Digitais para Igreja apresenta hoje uma ferramenta para você trabalhar artes digitais ou impressas da sua comunidade de fé, com qualidade e de forma gratuita. O aplicativo Canva, uma ferramenta on-line gratuita de design, é o foco dos três vídeos disponíveis nesse conteúdo. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães