Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 22/01/2016

Expositor Cristão de fevereiro aborda tema da Escola Dominical

Início de um novo período eclesiástico, um novo tempo, novos projetos pessoais e ministeriais. Em 2016 também se completa 180 anos que aconteceu a primeira Escola Dominical no Rio de Janeiro. Nesta edição, vamos discutir a importância da Escola Dominical na vida da Igreja. Ela é importante na formação cristã? 
 
No contexto atual da Igreja em que o 19º Concílio Geral, realizado em 2011, apontou para o avanço missionário, a tônica do discipulado é muito presente nas igrejas locais. Alguns/as líderes não apoiam mais os grupos societários, a Escola Dominical nas comunidades locais foi transformada em espaços para as “escolas de líderes”.
 
A pergunta que me deixa inquieto é: a Escola Dominical, então, não forma liderança? Na minha opinião, sim. Além de eu mesmo ser fruto dessa formação, conheço vários/as pastores/as que, se hoje estão no ministério pastoral, é graças à Escola Dominical, pois foi lá que eles/as foram discipulados/as, amadureceram na fé com uma visão crítica de um cristianismo barato que impera em nosso tempo escandalizando o nome do Senhor.
 
 Há relatos, no início, que apontam pessoas que caminhavam de duas a três milhas sob sol forte até o lugar onde aconteciam as aulas. Hoje, o que se nota em muitas igrejas é uma presença dizimal de frequentadores. A Escola Dominical precisa ser dinamizada, modernizada, mas sem perder o caráter de formação cristã, de discipulado, pois ela está presente na vida, em nossa tradição! 
 
A formação de uma boa liderança passa pelos ensinamentos bíblicos que são adquiridos por meio do ensino, da vivência e prática da Palavra de Deus. Oba-oba já tem muita gente fazendo por aí. O diferencial do metodismo é, de fato, o amor, o social, a educação, os pequenos grupos wesleyanos e, na Escola Dominical, há espaços para isso. Juntos é possível ter vários pequenos grupos que estudam, discordam, discutem, amam e crescem unidos em comunhão. 
 
Que Deus nos ajude,
 
José Geraldo Magalhães
Editor-chefe
 
 
 
 

Tags: Expositor Cristão, Prêmio Areté, Angular Editora


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Cobertura oficial do 21º Concílio Geral

Confira a cobertura completa do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista no site do Jornal Expositor Cristão.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Orando e trabalhando pela paz em Cuba

Com muita dor e preocupação estamos olhando o que acontece em diferentes lugares de Cuba. Também vimos as declarações do Presidente da República.  Em nome da Igreja Metodista em Cuba, afirmamos nossa vocação pela paz, nunca um chamado que envolva enfrentar nosso povo pode ser a solução para nossas várias dificuldades.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Nota pública de repúdio à violação de espaços religiosos no Brasil

Por meio da presente nota pública, as organizações da sociedade civil infra-assinadas, vêm manifestar seu total apoio à NOTA PÚBLICA POR JUSTIÇA E DIGNIDADE, CONTRA A VIOLÊNCIA, e repúdio às operações efetuadas pela Polícia Federal e Polícia Civil do estado, ocorridas na cidade de Pacaraima - RR, no dia 17 de março deste ano, e vem expressar, ainda, mais uma preocupação: a violação, manifestamente ilegal, do domicílio de agentes religiosos, bem como de seus locais de culto.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Editora da Igreja Metodista participará de Feira Literária Internacional Cristã

A Igreja Metodista será representada na IV Feira Literária Internacional Cristã (FLIC) pela Angular Editora, a qual terá também a participação de seus cinco selos: Editeo, Expositor Cristão, Revistas para a Escola Dominical, no Cenáculo e Voz Missionária. A feira será nessa semana, entre os dias 12 a 14 de agosto no Espaço São Luis/Metrô Consolação, em São Paulo/SP.

Expositor Cristão, Mulheres, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Novos paradigmas: descaracterização das sociedades de mulheres

A mulher faz parte do histórico metodista. Sua participação deu-se numa Inglaterra caótica. confira os detalhes!