Publicado por Sara de Paula em 20° Concílio Geral (20° CG), Destaques Nacionais - 04/03/2016

Encaminhamentos para o 20º Concílio Geral

Representantes das delegações regionais do 20º Concílio Geral se reuniram nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, com o objetivo de organizar encaminhamentos para o conclave que acontece em julho. O encontro ocorreu no dia 23 de janeiro e as lideranças deram as seguintes direções:

 

Preparação do Caderno de Propostas: foram aprovados os procedimentos para acolhimento, análise e encaminhamento de sugestões de propostas originadas nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias, além das sugestões formuladas no ambiente da própria delegação, das matérias que serão encaminhadas à Sede Nacional até o dia 29 de fevereiro/2016.

As propostas encaminhadas serão incluídas na primeira versão do Caderno de Propostas, conforme orientações publicadas na Edição de dezembro/2015 do Expositor Cristão. Até 31 de março/2015, a primeira versão do Caderno de Propostas, com todas as matérias encaminhadas, deverá ser disponibilizada para exame das delegações regionais.

Orientações da presidência: ao acolher a liderança das delegações, o bispo Adonias orientou sobre vários temas importantes nesta fase de preparação a pouco mais de cinco meses do Concílio:

Líderes das delegações regionais: o Bispo Presidente ressaltou a importância e a regulamentação da atuação dos/as líderes das delegações regionais, sempre em contato com a secretaria executiva e com os órgãos responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos de preparação, realização e finalização do Concílio Geral.

 

  • Suplentes de delegados/as: Orientou que cada delegação deverá levar ao Concílio apenas um/a suplente clérigo/a e um/a suplente leigo/a, que também terão espaço para acompanhar os trabalhos conciliares e, sendo necessário, poderão atuar como delegados/as votantes;
  • Membros não votantes do Concílio: as delegações regionais devem acolher em suas reuniões de preparação os membros não votantes que fazem parte de suas Regiões Eclesiásticas ou Missionárias (bispos/as, membros da Cogeam, presidentes das Confederações, Dep. Nacional de Trabalho com Crianças, Conselheiro/a Nacional de Juvenis, Presidentes do COGEIME, Cogimas, Conet, Conec e Conapeu).  

 

Competência do Concílio Geral: foi feita breve apresentação sobre o artigo 106 dos Cânones 2012, que trata da competência do Concílio Geral.

Cronograma e Metodologia do Concílio: após diálogo e ajustes do cronograma de preparação, também foi apresentada proposta de metodologia, envolvendo a classificação das matérias em “Vitais”, “Demais Temas” e “Programáticas”, a serem discutidas nas delegações, em plenário e, quando for o caso, em grupo de trabalho a ser nomeado ou eleito. As matérias encaminhadas serão separadas por temas dentro das áreas de atuação da Igreja que são consideradas como “Eixos Fundamentais do 20º Concílio Geral”:

 

  • Expansão Missionária: Missão, Evangelização, Membros Clérigos/as, Membros Leigos/as e Igreja Local.
  • Educação: Educação Cristã – Escola Dominical, Grupos Societários e Discipulado, Educação Teológica e Educação Secular.
  • Estado e Sociedade Civil: Presença Pública, Cidadania, Comunicação, Ação Social, Pessoa Jurídica, Patrimônio, Finanças e Fisco.
  • Governo, Administração e a Legislação da Igreja: Governo, Administração, Organização Territorial, Instituições, Disciplina Eclesiástica e Legislação Canônica.

 

Regimento do Concílio (proposta): foi apresentada a proposta a ser discutida pelas delegações regionais que darão retorno até o final de abril/2016.

Documentos de referência que devem ser estudados: também foram indicados e disponibilizados no site nacional diversos documentos e materiais para a preparação dos/as delegados/as.

Anteprojeto do Plano Nacional Missionário: será compartilhado com as delegações até maio de 2016.

Próxima Reunião de Líderes das Delegações: está agendada para ser realizada nos dias 20 e 21 de maio de 2016, na Sede Nacional.

Seguimos com os trabalhos que já envolvem muitas pes­soas, em muitas atividades e em muitos segmentos da Igreja Metodista, contando com as orações de todos e todas pela organização e realização do 20º Concílio Geral.


Tags: Concílio Geral, Teresópolis


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Igreja Metodista Central de Petrópolis arrecada doações para vítimas dos desastres naturais

A Igreja Metodista Central de Petrópolis, juntamente com a 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista, já iniciou uma importante ação social para socorrer as centenas de vítimas das fortes chuvas que deixaram a cidade de Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, em estado de calamidade pública no dia 16 de fevereiro.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Igreja Metodista brasileira se solidariza com irmãos e irmãs da América Central, vítimas do furacão Eta

Nós, da Igreja Metodista no Brasil, nos solidarizamos com a população de vários locais na América Central, que têm sido atingida desde segunda-feira, dia 2 de novembro, pelo Furacão Eta. Entre os países atingidos estão Guatemala, Nicarágua, Honduras e região do Caribe, todos com presença metodista. Segundo Ministério Globais, agência missionária mundial da IM, já há relatos de famílias metodistas que foram evacuadas, incluindo famílias pastorais, especialmente na região de São Pedro de Sula, em Honduras. O ciclone atinge também Panamá e Costa Rica. Saiba como doar.

Destaques Nacionais, Missionária, por José Geraldo Magalhães

Participe do 1º Projeto Missionário Nacional Uma Semana Pra Jesus

Seja um voluntário no 1º Projeto Missionário Nacional Uma Semana Pra Jesus na cidade de Porto Seguro/BA. O projeto será entre no mês de setembro. Faça sua inscrição parcelada e reserve sua vaga nesse marco histórico da Igreja Metodista. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Luiz Vergilio fala sobre a realidade das instituições de ensino da Igreja Metodista

O Metodismo continuará a exercer sua missão educacional no quer for possível economicamente; cuja origem passou pelas antigas escolas paroquiais, para o atendimento às crianças pobres, e para a promoção do Evangelho; fundadas no exemplo do que fez o Rev. John Wesley ao instituir a Escola de Kingswood, em 1748, e que continua funcionando até hoje.