Publicado por Sara de Paula em 20° Concílio Geral (20° CG), Destaques Nacionais - 04/03/2016

Encaminhamentos para o 20º Concílio Geral

Representantes das delegações regionais do 20º Concílio Geral se reuniram nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, com o objetivo de organizar encaminhamentos para o conclave que acontece em julho. O encontro ocorreu no dia 23 de janeiro e as lideranças deram as seguintes direções:

 

Preparação do Caderno de Propostas: foram aprovados os procedimentos para acolhimento, análise e encaminhamento de sugestões de propostas originadas nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias, além das sugestões formuladas no ambiente da própria delegação, das matérias que serão encaminhadas à Sede Nacional até o dia 29 de fevereiro/2016.

As propostas encaminhadas serão incluídas na primeira versão do Caderno de Propostas, conforme orientações publicadas na Edição de dezembro/2015 do Expositor Cristão. Até 31 de março/2015, a primeira versão do Caderno de Propostas, com todas as matérias encaminhadas, deverá ser disponibilizada para exame das delegações regionais.

Orientações da presidência: ao acolher a liderança das delegações, o bispo Adonias orientou sobre vários temas importantes nesta fase de preparação a pouco mais de cinco meses do Concílio:

Líderes das delegações regionais: o Bispo Presidente ressaltou a importância e a regulamentação da atuação dos/as líderes das delegações regionais, sempre em contato com a secretaria executiva e com os órgãos responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos de preparação, realização e finalização do Concílio Geral.

 

  • Suplentes de delegados/as: Orientou que cada delegação deverá levar ao Concílio apenas um/a suplente clérigo/a e um/a suplente leigo/a, que também terão espaço para acompanhar os trabalhos conciliares e, sendo necessário, poderão atuar como delegados/as votantes;
  • Membros não votantes do Concílio: as delegações regionais devem acolher em suas reuniões de preparação os membros não votantes que fazem parte de suas Regiões Eclesiásticas ou Missionárias (bispos/as, membros da Cogeam, presidentes das Confederações, Dep. Nacional de Trabalho com Crianças, Conselheiro/a Nacional de Juvenis, Presidentes do COGEIME, Cogimas, Conet, Conec e Conapeu).  

 

Competência do Concílio Geral: foi feita breve apresentação sobre o artigo 106 dos Cânones 2012, que trata da competência do Concílio Geral.

Cronograma e Metodologia do Concílio: após diálogo e ajustes do cronograma de preparação, também foi apresentada proposta de metodologia, envolvendo a classificação das matérias em “Vitais”, “Demais Temas” e “Programáticas”, a serem discutidas nas delegações, em plenário e, quando for o caso, em grupo de trabalho a ser nomeado ou eleito. As matérias encaminhadas serão separadas por temas dentro das áreas de atuação da Igreja que são consideradas como “Eixos Fundamentais do 20º Concílio Geral”:

 

  • Expansão Missionária: Missão, Evangelização, Membros Clérigos/as, Membros Leigos/as e Igreja Local.
  • Educação: Educação Cristã – Escola Dominical, Grupos Societários e Discipulado, Educação Teológica e Educação Secular.
  • Estado e Sociedade Civil: Presença Pública, Cidadania, Comunicação, Ação Social, Pessoa Jurídica, Patrimônio, Finanças e Fisco.
  • Governo, Administração e a Legislação da Igreja: Governo, Administração, Organização Territorial, Instituições, Disciplina Eclesiástica e Legislação Canônica.

 

Regimento do Concílio (proposta): foi apresentada a proposta a ser discutida pelas delegações regionais que darão retorno até o final de abril/2016.

Documentos de referência que devem ser estudados: também foram indicados e disponibilizados no site nacional diversos documentos e materiais para a preparação dos/as delegados/as.

Anteprojeto do Plano Nacional Missionário: será compartilhado com as delegações até maio de 2016.

Próxima Reunião de Líderes das Delegações: está agendada para ser realizada nos dias 20 e 21 de maio de 2016, na Sede Nacional.

Seguimos com os trabalhos que já envolvem muitas pes­soas, em muitas atividades e em muitos segmentos da Igreja Metodista, contando com as orações de todos e todas pela organização e realização do 20º Concílio Geral.


Tags: Concílio Geral, Teresópolis


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Clamores pela Reforma, ontem e hoje!

Um dos mais surpreendentes dados dos últimos censos realizados no Brasil, no que se refere à prática religiosa, é o crescimento contínuo da parcela da população que se declara “sem religião”. Quando esse indicador começou a ser avaliado, em 1960, 0,5% dos/as brasileiros/as se enquadravam nessa categoria. 

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Membro do Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do CMI envia relatório ao Colégio Episcopal

Eleita em 2006 para integrar o Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Magali do Nacimento Cunha, envia relatório das atividades desenvolvidas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Em reunião do Comitê Central reunido em julho de 2014, Magali foi eleita membro da Comissão Fé e Ordem do CMI.