Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 02/01/2019

LOGO: Cuidam do Meio Ambiente

O ano de 2019 começou, e com ele o novo tema da Igreja Metodista: discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente. 

O Plano Nacional Missionário afirma que "é um relevante elemento da missão o comprometimento com a preservação do meio-ambiente, isso expressa a mordomia cristã e o cuidado com a criação de Deus. Do mesmo modo, é missão da Igreja trabalhar pela integridade da vida". 

O documento segue defendendo que, "considerando as atuais condições de vida no planeta Terra – como a devastação das áreas verdes, a escassez de água, o acúmulo de lixo etc. – a atuação missionária, em sua vertente social, também deve “apoiar, incentivar e participar das iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente” (PVMI). Trata-se de denunciar os pecados cometidos contra o meio ambiente e de defender a natureza como parte da criação de Deus (Gênesis 1).

Você acessa o Plano Nacional Missionário completo em nosso site. Clique aqui.

Logo

O Jornal Expositor Cristão publicou em sua matéria de capa na edição de janeiro, as principais informações sobre a campanha, incluindo os detalhes do logo para 2019. Faça download gratuito da versão digital do EC clicando aqui. 

Disponibilizamos abaixo o Manual de Identidade visual para que você, sua região e sua igreja local posssam aplicar a marca com o tema do ano em sites, redes sociais e até em produtos, como camisetas ou canecas. Clique abaixo para baixar o manual e todas as aplicações disponíveis.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O LOGO EM PNG.


 

VEJA MAIS OPÇÕES DE DOWNLOAD:

BAIXE AGORA O MANUAL DE IDENTIDADE COMPLETO.

BAIXE O ARQUIVO COM TODAS AS APLICAÇÕES.

 

 

Confira abaixo o texto completo que trabalha através da 5ª ênfase missionária da Igreja Metodista as questões ligadas à preservação do meio ambiente, e as sugestões de ações para a sua comunidade de fé se mobilizar esse ano. O conteúdo também está no Plano Nacional Missionário.

Ênfase 5: Implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do Meio Ambiente

O exercício da ética da santidade deve ser o princípio de toda a ação ministerial da Igreja (social, educacional, teológica e missionária).

Considerando-se a necessidade do cuidado, preservação e uso sustentável do meio ambiente e seus recursos naturais ameaçado por: intervenção humana, mudanças climáticas e fenômenos que têm gerado desastres naturais, sofrimento e mortes. A atuação missionária do povo metodista deve “apoiar, incentivar e participar de iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente” (PVMI). Assim, cada igreja local e congregações devem promover ações que caminhem na direção da preservação de nossa biodiversidade e de um desenvolvimento sustentável, conforme o princípio da criação de Deus.

OBJETIVOS:

1) Estabelecer, a partir da Palavra de Deus e da herança teológica wesleyana, uma pauta de estudos e discussão que promova consciência ambiental, responsabilidade social e ações práticas voltadas à educação ecológica e aos processos de defesa e preservação do ecossistema;

2) Enfatizar nos documentos da Igreja, nas revistas da Escola Dominical e nos estudos bíblicos que o projeto de Deus não é individualista, mas coletivo, envolvendo toda a criação;

3) Educar cada membro metodista para que se conscientize do compromisso com o meio ambiente e se responsabilize por ações de preservação desse meio.

SUGESTÕES DE AÇÃO:

• Promoção da educação ambiental aplicável e viável ao cotidiano do povo metodista, gerando responsabilidade pessoal e comunitária em relação a preservação do meio ambiente;
• Desenvolvimento de um programa de educação ambiental que contemple os seguintes temas: consumo consciente, uso racional da água e da energia, combate à poluição, tratamento adequado do lixo, alimentação saudável, reciclagem etc.;
• Apoio, incentivo e participação das iniciativas de preservação do meio ambiente; demarcação das terras indígenas e quilombolas; do combate a pesca predatória, a poluição das nascentes, mares, rios e sonora; de denúncia da falta de saneamento básico e do desmatamento.

Dúvidas e divulgações

Tem dúvidas sobre a campanha, ou sobre como promove-la em sua igreja local ou região? Entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@metodista.org.br. Você também pode ligar para a Comunicação da Sede Nacional no número +55 11 2813-8600. 

Para compartilhar as iniciativas de sua comunidade de fé para o tema de 2019, escreva para o Jornal Expositor Cristão, nosso veíduclo oficial de comunicação: expositorcristao@metodista.org.br. Você ainda pode enviar seu vídeo através do projeto Você Repórter, ou publicar sua notícia no site do EC, contando o que sua igreja tem realizado para inspirar outros/as metodistas pelo país.


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Credo Social da Igreja Metodista: nossas bases bíblicas

Credo Social da Igreja Metodista, mossa herança, bases bíblicas e ordem político, soial e econômica. Saiba mais!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Metodistas da Angola e Moçambique visitam a Sede Nacional da Igreja Metodista

Seis pastores e duas pastoras das Igrejas Metodistas de Angola e Moçambique estiveram na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo na tarde de hoje (10). A visita faz parte do acolhimento de mais uma etapa do Projeto SOL-África - Solidariedade  com a África.