Diálogo em tempos de crise | Distanciamento social, crise, e valorização da vida
Assista ao segundo episódio da série Diálogo em tempos de crise. O programa pretende trazer as principais lideranças atuais e históricas da igreja. Os episódios consideram o momento de crise, de pandemia mundial, e a mudança que igrejas, famílias e comunidades enfrentam.
No episódio de hoje, a conversa, conduzida pelo presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, se abordam temas importantes para Igreja, como a missão em tempos de distanciamento social, assunto comentado pelo Bispo Roberto Alves de Souza, presidente da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, e o enfrentamento à pandemia no Brasil e na América Latina, na voz do Bispo Adonias Pereira do Lago, que preside a 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, e está à frente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL). A Bispa Marisa Ferreira de Freitas, presidente da Região Missionária do Nordeste (REMNE) participa do episódio, falando sobre a importância da valorização da vida humana, da perspectiva médica e cristã.
EPISÓDIO 2
Distanciamento social, crise, e valorização da vida
A Bíblia de Estudo John Wesley é lançada em português pela SBB. A publicação é fruto de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Centro de Estudos Wesleyanos, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a Fateo. A publicação será lançada oficialmente em 24 de maio, mas já está disponível para pré-venda na Angular Editora. Confira.
Tem circulado nas mídias eletrônicas a notícia, publicada originalmente pelo jornal The Washington Post, sobre a nomeação do diácono M Bracklay, pela Bispa Sally Dyck , da Conferência Nordeste de Illinois, USA, da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos da América. O fato em destaque é o de que Barclay se declara transgênero (Queer).
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Veja arquivos disponbíveis para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos.
Começa hoje (21) a Juvenília Nacional Metodista (Juname) na Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP. O tema do encontro é "No foco da tua luz, a minha vida se revela - JUNAME - Além do último ato". O evento é um marco na vida dos adolescentes da Igreja Metodista.