Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 21/08/2012

2º Encuentro Nacional de Capacitación de La Confederación Metodista de Mujeres de Brazil

“Conhecimento, desenvolvimento e compromisso em tempos de Missão”
2 a 5 de agosto de 2012
O versículo que serviu como inspiração para esta Capacitação foi: “Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?” Jeremias 12:5ª.  
O Culto de Abertura foi marcado pela presença do Pastor Kasé que é oleiro, e sua palavra foi maravilhosa, pois Deus falou verdadeiramente através dele e de suas ilustrações. Primeiro mostrou que somos como o cascalho, impossível sermos trabalhados pelo oleiro (Deus). Só depois de entregarmos nossas vidas a Ele, então nos deixará de molho, e assim, cascalho e barro vão se fundir, lembrando que a água que vai ser usada para moldar o barro representa a Bíblia, a palavra de Deus, que precisa estar sempre presente na vida do cristão. Depois de preparado, o barro volta ao seu estado primário, porque quando nascemos não temos impureza. E assim já preparado, o barro vai para a maromba e é colocado no centro da roda, pois significa o centro da vontade de Deus, e mesmo se não estivermos no centro, o oleiro nos coloca lá. A roda tem que estar molhada e representa a Igreja, a qual tem que se guiar pela palavra de Deus (água). Estando o barro na roda molhada, o oleiro vai trabalhando moldando o vaso do lado exterior com a ajuda de uma espátula, esta criada pelo próprio oleiro, representa os/as pastores/as que podem consertar e ajustar através da palavra de Deus. E por dentro do vaso, só o oleiro (Deus) pode ter contato e moldar de acordo com sua vontade. Um vaso criado pelo oleiro é sempre o vaso do oleiro, pode estar em outros lugares, mas é o vaso criado pelo oleiro, assim como uma vida criada por Deus, em qualquer lugar vai sempre pertencer ao Senhor. Para concluir, o vaso precisa passar pelo fogo, o fogo da santificação. 
Ao término desta palavra, conforme ouvimos de uma irmã, já estávamos preparadas até para voltarmos para nossas casas de tão capacitadas estávamos com a palavra do Senhor através do Pastor Kasé.
SÓ QUE, TINHA MUITO MAIS! 
E no dia seguinte, depois de uma bela devocional dirigida pelo Bispo Adriel, ouvimos a Profª Elaine Oliveira falando sobre Motivação: “Quais os seus motivos para trabalhar na Igreja? - Quando não trabalhamos é porque não temos motivos fortes para realizar este trabalho ou não sentimos necessidade de trabalhar na missão, no Reino de Deus; não sentimos prazer e não nos sentimos realizadas.” E nos chamou a atenção para o fato de que o crente novo se sente muito motivado para trabalhar na Igreja, mas, o que será que acontece para no futuro ficar desmotivado? Com certeza a forma de funcionar a Igreja, ou a falta de conhecimento desta Igreja, ou mais ainda, a liderança não estimula esta pessoa a estar cada vez mais envolvida no serviço. Depois de fazer uma explanação sobre os diversos tipos de líder, deixou a pergunta: que tipo de líder eu sou?
À tarde recebemos o Bispo Adriel de Souza Maia que falou sobre o novo No Cenáculo, do qual ele é o Editor e sua esposa Mariluse falando sobre o Disque Oração. Também representando a Sede Nacional e falando sobre a Oferta Missionária, esteve presente  Eula Gomes da Silva, Secretária da Área Administrativa e Assessora direta do Bispo Stanley da Silva Moraes junto ao Colégio Episcopal.
Em seguida ouvimos uma palestra sobre “Ética nas Relações” com a Profª Sandra Duarte que falou sobre Mulheres em Vida e Missão: o apelo ético da ação cristã. “A missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se com a comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus (...) A missão acontece na promoção da vida e do trabalho. Para que haja vida são necessários comunhão e reconciliação com Deus e o próximo, direito a terra, habitação, alimentação, valorização da família, saúde, educação, participação na vida comunitária, política e artística e preservação da natureza. (PVM, 15-17) Ser capacitada para a missão, disse ela, implica em denunciar as injustiças; lutar contra as injustiças e capacitar outras pessoas para a missão. E que a Igreja deve ser um espaço de denúncia do mal, bem como um espaço de solidariedade, de efetivo amor ao próximo.
À noite a palavra esteve com a Vice-presidente de Área da CMMALC, Leila de Jesus Barbosa, que apresentou um trabalho sobre o que significa como funciona e quais os países que fazem parte da CMMALC e da Federação Mundial. 
Em seguida a Tesoureira da Confederação, Lorena Neves, fez uma explanação espetacular sobre tesouraria e também apresentou um belo relatório financeiro da Confederação do Brasil.
No sábado pela manha participamos de uma devocional dirigida pela Revda Ângela Pierangele. Destacamos também a presença das pastoras Loane da Silva Rita da 2ª Região e Flávia H. da Rosa, da 6ª Região.
Logo após, a Revda Giselma de Souza Matos falou sobre “Empoderamento”... O Empoderamento deve ser um poder que afirma, reconhece e valoriza as mulheres. “Falou também sobre o Empoderamento das mulheres no contexto bíblico: “Deus, que é justo”, tem suas próprias leis e mostra como as leis humanas são limitadas, pois Deus sempre empodera as empobrecidas”.
Na parte da tarde a Presidente Sonia do Nascimento Palmeira fez uma explanação sobre o trabalho da Confederação e sobre as atribuições de uma líder. “Que uma líder precisa ter caráter, carisma, comprometimento, coragem, generosidade, pois uma vela não perde a luz ao acender outra, iniciativa, porque se você não tomar as rédeas não conseguirá liderar o time, precisa ouvir, ter paixão pelo trabalho, responsabilidade, segurança, autodisciplina, educabilidade e intimidade com Deus”. FF
F
Logo após ouvimos a Psicóloga Fernanda Souto que falou sobre “Autoconhecimento”. E disse: “o diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento. Precisamos nos conhecer para acreditarmos em nossa própria capacidade. A vida é um projeto que a gente mesmo constrói. E que projeto de vida, é o carro chefe de qualquer outro projeto que um ser humano possa ter.” 
À noite a Revda Amélia Tavares falou sobre “ATITUDE de mudança”. “A habilidade é o que você é capaz de fazer. A motivação determina o que você faz. A atitude determina quão bem você fará isso: (Lou Holtz). Nossa atitude é a força que vai determinar se teremos sucesso ou falharemos. Se você pensar que é uma vencedora, você vencerá.”        
O mais interessante foi perceber como cada palestrante praticamente confirmava e completava a palavra do/a anterior. Deus agiu poderosamente sobre todos e todas!
                       
No domingo tivemos um momento de avaliação, quando uma irmã de cada Região pode dar o seu depoimento sobre o que vivenciou na Capacitação. Os trabalhos foram encerrados com um Culto dirigido pela Presidente Sonia, tendo a Revda Giselma ministrando a palavra.
Destacamos a participação do Lucas, da Almerinda, do Pr Ernani, do Jairo e do Fernando no louvor. Maravilha! 
O Lucas deu aquele toque ao evento, ajudando à todas em tudo e fez a alegria da turma.
 
À Deus toda honra, glória e louvor por estes momentos de Capacitação.
Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente
Depoimentos:
Para nós da terceira região, o encontro foi uma benção e uma grande alegria.
Benção por podermos louvar a Deus, ouvir e aprender com as palestras que foram todas ótimas.
Sentimos que todas foram tocadas pelo culto de abertura, e também levamos uma "sacudida" para a obra do Senhor!
Os temas foram muito bem escolhidos, tudo que precisamos para continuar a caminhada.
 Retornamos animadas, contentes, querendo ser um vaso de benção, ter atitude, motivadas.
Também pudemos constatar que embora sejamos todas de regiões diferentes, caminhamos pelo mesmo amor, pela mesma obra.
E esse foi o motivo da alegria! Estarmos juntas, compartilhando nossas dificuldades, nossas alegrias e tristezas.
Verificamos que encontramos em todo lugar, falta de apoio de alguns membros do corpo pastoral.
Mas também constatamos que estamos "vivendo para servir" com alegria, com dificuldades, mas certas que o Senhor caminha conosco.
E... já estamos com vontade de um novo encontro...rsrsrsrsr                        (Geny Amorim)
Acredito que todas nós da 4ª Região gostamos, aprendemos e aprovamos tudo, até porque pude observar no ônibus para a Rodoviária Novo Rio como o Senhor nos preparou, moldou, enfim passamos quase 5h cantando, louvando, orando e agradecendo a Deus por tudo quanto vivenciamos durante toda a Capacitação. Foi lá no calabouço que Jeremias teve aquela experiência com Deus. Em momento algum ouvimos murmuração. Algumas delas perderam o ônibus para suas cidades, mas quando chegaram disseram da alegria de ter participado desta Capacitação enviando-me e-mail. Louvo a Deus pelas mulheres da 4ª Região que participaram. Que Deus continue dando visão a vocês da Mesa Executiva da Confederação do Brasil.                                            ( Maria Isa)
Eu vim renovada, estava com problemas que ainda não solucionei, mas que para eles lá recebi forças, alento para vencê-los. A presença do Senhor em todos os momentos foi fundamental para que tudo fosse tão lindo e edificante como foi. Já passei para o grupo “Quem não foi para Penedo”, os e-mails que o Lucas nos enviou.                                 (Ada)
 Nossas impressões do encontro.
Deus falou com todas nós através das palestras e nos capacitou para sermos instrumentos Dele na vida de muitas mulheres.
Voltamos mais "cheias" de idéias, estimuladas para o trabalho, mas principalmente conscientes de nossa missão em prol do Reino de Deus.
O que ouvimos e vimos estará sempre sendo referência para alcançarmos a vida de muitas pessoas!
Um grande abraço.                                  ( Vera Elaine)

“Conocimiento, desarrollo y compromiso en tiempos de Misión”
2 a 5 de agosto de 2012
  

El versículo que sirvió como inspiración para esta Capacitación fue:

Si  corriste con los de a pie, y te cansaron,
cómo contenderás con los caballos?"
Jeremías 12:5.


El Culto de Abertura fue marcado por la presencia del Pastor Kasé que es ollero, y su palabra fue muy hermosa, pues  Dios habló verdaderamente através de él y de sus ilustraciones. Primero mostró que somos como el cascajo, imposible de sernos trabajados por el ollero (Dios). Solo después que entregamos nuestras  vidas a Él, entonces no lo dejará de mojo, e así, cascajo y arcilla van se fundir, recordando que el agua que va ser usada para moldar el barro representa la Biblia, la palabra de Dios, que precisa estar siempre presente en la vida del cristiano. Después de preparado, el barro vuelve a su estado primario, porque cuando nacemos no tenemos impureza. Y así ya preparado, el barro va  a maromba donde ha puesto en el centro de la rueda, pues significa el centro de la voluntad de Dios, y mismo se no estuviéramos en el centro, el ollero no lo pondría allá. La rueda tiene que estar mojada y representa la Iglesia, la cual tiene que  guiarse por la palabra de Dios (agua). Con el barro en la rueda mojada, el ollero va trabajando moldando el tarro del lado exterior con la ayuda de una espátula, esta criada pelo propio ollero, representa los/las pastores/as que pueden concertar y ajustar a través de la palabra de Dios. Y por dentro del tarro, solo el ollero (Dios) puede tener contacto y moldar de acuerdo con su voluntad. Un tarro creado por el ollero es siempre el tarro del ollero, puede estar en otros lugares, pero es el tarro creado por el ollero, así como una vida creada por Dios, en cualquier lugar va siempre pertenecer al Señor. Para concluir, el tarro precisa pasar por el fuego, el fuego de la santificación.
Al final de esas palabras, como oímos de una hermana, ya estábamos preparadas hasta para volvernos a nuestras casas de tan capacitadas  con la palabra del Señor através del Pastor Kasé
.

SOLO QUE, TENÍA MUCHO MÁS! 

Y en el día siguiente, después de una bella devocional dirigida por el obispo Adriel, oímos la Profª Elaine Oliveira hablando sobre Motivación: “ ¿Cuáles son sus motivos para trabajar en la Iglesia? - Cuando no trabajamos es porque no tenemos motivos fuertes para realizar este trabajo o no sentimos necesidad de trabajar en la misión, en el Reino Dios; no sentimos placer y no nos sentimos realizadas.” Y nos llamó la atención para el hecho de que el cristiano nuevo se siente muy motivado para trabajar en la Iglesia, pero, ¿ que será que acontece para en el futuro  quedarse desmotivado? Con certeza la forma de funcionar de la Iglesia, o a falta de conocimiento de esta Iglesia, o más aún, el liderazgo no estimula esta persona a estar cada vez más involucrada en el servicio. Después de hacer una explanación sobre los diversos tipos de líderes, dejó la pregunta: ¿qué tipo de líder soy yo?

Por la tarde recibimos el obispo Adriel de Souza Maia que habló sobre el nuevo “ No Cenáculo”, de lo cual él es el Editor y su esposa Mariluse hablando sobre el Disk Oración. También representando la Sede Nacional y hablando sobre la Ofrenda Misionera, estuvo presente  Eula Gomes da Silva, Secretaria del  Área Administrativa y Asesora directa del obispo Stanley da Silva Moraes junto al Colegio Episcopal.

En seguida oímos una palestra sobre “Ética en las Relaciones” con la Profª Sandra Duarte que habló sobre Mujeres en la Vida y Misión: el apelo ético de la acción cristiana. “La misión acontece cuando la Iglesia sale de sí misma, se envuelve con la comunidad y se torna instrumento de la novedad del Reino de Dios (...) La misión acontece en la promoción de la vida  y del trabajo. Para que haya vida son necesarios comunión y reconciliación con Dios y el próximo, derecho a tierra, habitación, alimentación, valoración de la familia, salud, educación, participación en la vida comunitaria, política e artística y preservación de la naturaleza. (PVM, 15-17) Ser capacitada para la misión, dijo ella, implica en denunciar y luchar contra las injusticias y capacitar otras personas para la misión. Que la Iglesia deba ser un espacio de denuncia del mal, bien como un espacio de solidaridad, de efectivo amor al próximo.

                 

Por la noche, la palabra estuvo con la Vice-presidenta del Área de la CMMALC, Leila de Jesus Barbosa, que presentó un trabajo sobre lo que significa, como funciona y qué  países  hacen parte de la CMMALC y de la Federación Mundial. 

En seguida la Tesorera de la Confederación, Lorena Neves, hizo una explanación espectacular sobre tesorería y también presentó un bello informe financiero de la Confederación de Brasil.

En el sábado por la mañana participamos de una devocional dirigida por la Revida.

Ángela Pierangeli. Destacamos también la presencia de las pastoras Loane da Silva Rita de la 2ª Región y Flavia H. da Rosa, de la 6ª Región.

Tras, la Revida. Giselma de Souza Matos habló sobre “Empoderamiento”...

El Empoderamiento debe ser un poder que afirma, reconoce y valora las mujeres.

“Habló también sobre el Empoderamiento de las mujeres en el contexto bíblico:

“Dios, que es justo”, tiene sus propias leyes y muestra como las leyes humanas son limitadas, pues Dios siempre empodera las empobrecidas”.

En la parte de la tarde la Presidenta Sonia do Nascimento Palmeira hizo una explanación sobre el trabajo de la Confederación y sobre las atribuciones de una líder. “Que una líder precisa tener carácter, carisma, comprometimiento, coraje, generosidad, pues una vela no pierde la luz al ascender otra, iniciativa, porque se usted no tomar las rédelas no conseguirá liderar el equipo, precisa oír, tener pasión por el trabajo, responsabilidad, seguridad, autodisciplina, educabilidad e intimidad con Dios”.

Después oímos la Psicóloga Fernanda Souto que habló sobre “Autoconocimiento”.

Y dijo: “el diferencial que hace con que cada uno consiga tener controle sobe sus emociones es el autoconocimiento. Preciesamos  conocernos para creernos en nuestra propia capacidad. La vida es un proyecto que nosotros mismo la construye.
Y qué proyecto de la vida, es el “carro chef” de cualquier otro proyecto que un ser humano pueda tener.” 

Por la noche la Revida. Amelia Tavares habló sobre “ACTITUD de cambio”. “La habilidad es lo que usted é capaz de hacer. La motivación determina lo que usted hace. La actitud determina el mejor que usted hará eso: (Lou Holtz).   Nuestra  actitud es la fuerza que va determinar se tenemos éxito o fallaremos. Se usted pensar que es una vencedora, usted vencerá.”

El más interesante fue percibir como cada conferencista prácticamente confirmaba y completaba la palabra del anterior. Dios actuó poderosamente sobre todos y todas!

                 

En el domingo tuvimos un momento de evaluación, cuando una hermana de cada Región pudo hacer  su testimonio sobre lo que vivenció en la Capacitación. Los trabajos fueron encerrados con un Culto dirigido por la Presidenta Sonia, teniendo la Revida. Giselma ministrando la palabra.

Destacamos la participación de Lucas, de  Almerinda, del Pr Ernani, de Jairo y de Fernando en las alabanzas. ¡ Muy hermosos!

Lucas dio aquel “toque”  al evento, ayudando a  todas en todo y hizo la alegría de las participantes.

A  Dios toda honra, glória y louvor por estos momentos de Capacitación.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente


Depoimentos:

"Para nós da terceira região, o encontro foi uma benção e uma grande alegria. Benção por podermos louvar a Deus, ouvir e aprender com as palestras que foram todas ótimas. Sentimos que todas foram tocadas pelo culto de abertura, e também levamos uma "sacudida" para a obra do Senhor! Os temas foram muito bem escolhidos, tudo que precisamos para continuar a caminhada.  Retornamos animadas, contentes, querendo ser um vaso de benção, ter atitude, motivadas. Também pudemos constatar que embora sejamos todas de regiões diferentes, caminhamos pelo mesmo amor, pela mesma obra. E esse foi o motivo da alegria! Estarmos juntas, compartilhando nossas dificuldades, nossas alegrias e tristezas. Verificamos que encontramos em todo lugar, falta de apoio de alguns membros do corpo pastoral.
Mas também constatamos que estamos "vivendo para servir" com alegria, com dificuldades, mas certas que o Senhor caminha conosco. E... já estamos com vontade de um novo encontro...rsrsrsrs"
Geny Amorim
 

"Acredito que todas nós da 4ª Região gostamos, aprendemos e aprovamos tudo, até porque pude observar no ônibus para a Rodoviária Novo Rio como o Senhor nos preparou, moldou, enfim passamos quase 5h cantando, louvando, orando e agradecendo a Deus por tudo quanto vivenciamos durante toda a Capacitação. Foi lá no calabouço que Jeremias teve aquela experiência com Deus. Em momento algum ouvimos murmuração. Algumas delas perderam o ônibus para suas cidades, mas quando chegaram disseram da alegria de ter participado desta Capacitação enviando-me e-mail. Louvo a Deus pelas mulheres da 4ª Região que participaram. Que Deus continue dando visão a vocês da Mesa Executiva da Confederação do Brasil".
Maria Isa

"Eu vim renovada, estava com problemas que ainda não solucionei, mas que para eles lá recebi forças, alento para vencê-los. A presença do Senhor em todos os momentos foi fundamental para que tudo fosse tão lindo e edificante como foi. Já passei para o grupo “Quem não foi para Penedo”, os e-mails que o Lucas nos enviou."
Ada

Nossas impressões do encontro.

Deus falou com todas nós através das palestras e nos capacitou para sermos instrumentos Dele na vida de muitas mulheres.Voltamos mais "cheias" de idéias, estimuladas para o trabalho, mas principalmente conscientes de nossa missão em prol do Reino de Deus.O que ouvimos e vimos estará sempre sendo referência para alcançarmos a vida de muitas pessoas!
Um grande abraço.
Vera Elaine


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães