Publicado por Comunicação em Geral, Educação, Escola Dominical - 11/07/2025

O Sacerdócio Universal de Todos os Crentes

Você sabe o significado da palavra leigo? No contexto cristão, o termo se refere àqueles que não pertencem ao clero, ou seja, que não receberam ordens sacras, mas que ainda assim fazem parte ativa da comunidade de fé. A palavra leigo tem origem no grego laikos e no latim laicus, significando literalmente “do povo”.

 

O Dia do Leigo e Leiga relembra um dos pilares mais transformadores da Reforma Protestante: o sacerdócio universal de todos os crentes. Inspirado pelo ensino de Martinho Lutero, esse princípio proclama que todo cristão, independentemente de ordenação, é chamado por Deus para servir, testemunhar e edificar a fé. Nesse espírito, a Igreja Metodista reconhece que a missão não é privilégio de poucos, mas responsabilidade de todos os que confessam Jesus Cristo como Senhor, servindo através dos Dons e Ministérios. Todos podem ser protagonistas na construção do Reino — atuando nas famílias, no trabalho, nas escolas, nas redes sociais e nas comunidades, com coragem, sabedoria e graça.

 

A Bíblia fundamenta essa visão ao declarar, em 1Pedro 2.9, que somos “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (NAA). Somos vocacionados por Deus para romper barreiras entre sagrado e secular, revelando que Deus se move através de cada pessoa disposta a viver o Evangelho com autenticidade sendo “testemunhas até os confins da terra” (Atos 1.8 - NAA).

 

John Wesley acreditava no ministério leigo e que todos os cristãos, mesmo sem serem ordenados, podiam exercer um ministério ativo. Por isso, criou os grupos chamados “classes”, liderados por leigos, que ajudavam no crescimento espiritual. Também permitiu que os leigos pregassem e conduzissem reuniões, o que expandiu o metodismo. Esses líderes eram modelos de vida cristã e acompanhavam os demais na caminhada de fé. Sua mãe, Suzanna Wesley, também inspirou essa visão ao liderar estudos bíblicos como mulher leiga. Com isso, Wesley promovia um discipulado acessível e transformador para toda a comunidade. Sobre isso, o Professor Duncan Alexander Reily afirma que para John Wesley “A Igreja é o povo, não a hierarquia”.

 

Neste dia, a Igreja também celebra os direitos e deveres dos seus membros. Ser membro metodista é assumir com alegria e seriedade uma aliança de fé e compromisso. Entre os direitos estão: participar da vida litúrgica e administrativa da igreja, ser acompanhado pastoralmente, receber os sacramentos e contribuir com opiniões, dons e talentos para o crescimento do corpo de Cristo. Já os deveres incluem: cultivar vida devocional, praticar a justiça e a misericórdia, sustentar a missão com orações, ofertas e tempo, participar das reuniões e respeitar os princípios doutrinários e disciplinares da Igreja Metodista.

 

O Dia do Leigo também se torna ocasião propícia para renovação dos votos de compromisso. Reafirmar a fidelidade a Cristo e à igreja local é fortalecer o vínculo comunitário e manter viva a chama da vocação. Em um mundo marcado por distrações e mudanças constantes, lembrar quem somos e para que fomos chamados é um ato de resistência espiritual e maturidade cristã. Por isso, neste dia, somos convidados não apenas a celebrar, mas a reconsagrar nossos dons e vida ao serviço de Deus, encarnando o chamado do sacerdócio leigo com humildade, zelo e paixão.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues
Coordenador do Departamento Nacional
de Educação Cristã e Escola Dominical

 


BIBLIOGRAFIA

REILY, Duncan Alexander. Revista Caminhando, v. 4, n. 1 [6], p. 24-32, 2010 [2ª ed. on-line; 1ª ed. 1993].

GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1994. Capítulo 3 — Martinho Lutero e o sacerdócio universal dos crentes.


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Acórdão de Recurso ex oficio nº15/2023 CGCJ

  A Igreja Metodista torna público a quem possa interessar, o Acórdão do Recurso ex oficio nº 15/2023 CGCJ cujo recorrente é a Comissão Regional de Justiça da 6ª Região Eclesiástica.

Geral, por Sara de Paula

Nota do CE sobre a suspensão de atividades dos Colégios Metodistas em Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo

Nós, bispos e bispa do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, informamos aos irmãos e irmãs metodistas que estamos acompanhando os desdobramentos da recuperação judicial das Instituições Metodistas de Ensino, e participando das decisões que entendemos serem melhores para o futuro da Igreja e da Educação Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Polícia de Charleston prende suspeito de matar nove pessoas em Igreja Metodista nos USA

Polícia identifica como Dylann Roof, de 21 anos, como sendo o autor dos disparos que mataram nove pessoas em um ataque à Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães