Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/10/2010

Artistas e jogadores são iniciantes na política nacional

Tiririca causou polêmica destacando o seu desconhecimento sobre a política.Artistas e jogadores de futebol estreiam na política e passarão a dividir a tribuna da Câmara dos Deputados com parlamentares experientes a partir do próximo ano. O grande fenômeno dessas eleições é o humorista Tiririca, que conquistou 1 milhão e 300 mil votos pelo Partido da República em São Paulo, maior colégio eleitoral do País.

Com o bordão "Vote no Tiririca, pior do que está não fica", o comediante causou polêmica, sem esconder seu desconhecimento sobre o funcionamento do Legislativo. Surpreso com a enxurrada de votos recebidos, Tiririca agora descansa no Ceará. O assédio ao futuro deputado é tamanho que até mesmo a caixa de mensagens da sua assessora está lotada.

Romário
Esportistas também se destacaram nas urnas. Romário garantiu uma vaga de deputado pelo PSB do Rio de Janeiro com quase 147 mil votos. No Rio Grande do Sul, o ex-goleiro gremista Danrlei foi o sexto mais bem votado, com 173 mil votos. Eleito pelo PTB assinando como Danrlei de Deus Goleiro, ele diz ter feito uma campanha modesta e atribui o apoio recebido à sua atuação dentro e fora dos campos.

"Não vejo como voto de protesto. No meu caso eu estou falando, não posso falar pelos outros, não sei, mas todo mundo sempre soube o que eu fiz aqui, casas sociais, ajuda, tudo que batalhei”, explica o deputado eleito.

Com quatro anos de atuação no partido, Danrlei reafirma que seu voto não é de protesto mas, sim, de confiança. “Todas essas pessoas que votaram sabem do meu caráter, como eu conduzo a minha vida sempre de cabeça erguida, assumindo responsabilidades. Então tenho certeza absoluta que não foi um voto neste sentido." Danrlei ainda não tem nenhum projeto em mente, mas pretende se dedicar principalmente a temas ligados ao esporte.

Arte e cultura
Já o ator Stepan Nercessian, eleito pelo PPS do Rio de Janeiro com 84 mil votos, depois de três mandatos como vereador, reforça seu compromisso com a arte e a cultura, mas afirma que não quer atuar em um único tema. O artista se mostra incomodado com o voto de protesto e avalia que o grande desafio é mudar a imagem da política.

"Minha grande bandeira é pelo resgate da política, para a gente não passar por essa vergonha que foi esse pleito, onde o que menos se falou e se discutiu foi política", diz o ator.

Decepção política
Ele reconhece que muitos eleitores se decepcionam com políticos. “Eu me considero um político que se decepciona com eleitores. Existem outras formas de protestar. Eles não levam em consideração que quando você vota em alguém você está elegendo outros deputados também."

Isso ocorre por causa da chamada proporcionalidade. No sistema atual, os votos dados para determinado candidato também são contados para seu partido ou coligação, o que acaba tornando possível que um candidato seja eleito com menos votos do que outro.

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Bangladesh, Butão e Nepal

Nesta semana estamos em oração por Bangladesh, Butão e Nepal. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 12 a 18 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães