Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Biodiversidade

OU A RESPONSABILIDADE PELA DEFESA DA CRIAÇÃO

Existe relação entre a Missão de Deus de implantar o seu Reino no mundo e a questão da defesa do meio ambiente? Existe uma responsabilidade ecológica da Igreja?

Bem, se tomarmos o sentido amplo do Evangelho (Evangelho integral) veremos que sim. Pois a salvação de Deus não é apenas aquela que acontece depois da morte do ser humano, mas uma salvação que se inicia aqui e agora nesta vida. Hoje não há dúvidas sobre o desejo, o poder e o serviço contínuo de Deus pela salvação do homem. A grande questão é compreender a abrangência da salvação. Não queremos entrar aqui nesta discussão, mas apenas defender a compreensão que o Evangelho é a salvação não apenas da pessoa, mas também da natureza, de tudo que foi criado.

Se olharmos atentamente vamos perceber que o pecado humano descrito em Gênesis 3 provoca no mundo a quebra da harmonia e da comunhão. Quebra-se a comunhão com Deus Criador, com o próximo, com a natureza e do ser humano com ele mesmo. Gênesis 3, podemos dizer, é um retrato do mundo onde as relações de harmonia foram quebradas. Usando esta concepção, o biblista Carlos Mesters, no livro "Paraíso Terrestre - saudade ou esperança?" aponta algumas ambivalências ou contradições de nossa vida:

a) dominação da violência e da vingança (Gn 4:8; Gn 4:24);

b) Dominação da magia e da superstição que gera corrupção generealizada (Gn 6:5);

c) Dominação universal da divisão, confusão e dispersão (Gn 11:9; Gn 11:4);

d) Ambivalência do amor humano, que passa a ser dominador (Gn 3:16);

e) Ambivalência da própria vida (Gn 3:19);

f) Ambivalência da terra que só produz espinhos e carrapichos (Gn 3:17-18);

g) Ambivalência do trabalho que gera cansaço e rende pouco (Gn 3:17-19);

h) Ambivalência dos animais, que passam a ameaçar o homem (Gn 3:15);

i) Ambivalência da religião, que de alegria e esperança passa a ser medo e culpa, coisas opressivas (Gn 3;10).

Ainda segundo o biblista, olhando o capítulo 2 de Gênesis, poderemos ver qual era o projeto de Deus para o ser humano, seja o homem do passado, seja o de hoje:

a) Relação de marido e mulher sem dominação, relacionamento entre as pessoas de paz e igualdade (Gn 2:18; Gn 3:23; Gn 2:24);

b) A vida não morre, graças ao dom gratuito de Deus. Deus dá vida através da "árvore da vida" colocada a disposição do homem no meio do "jardim" (Gn 2:9; Gn 3:22);

c) A terra é fértil, produtiva e irrigada (Gn 2:9-10);

d) O trabalho não é motivo de opressão, faz parte da vida (Gn 2:15);

e) Animais e homem vivem em harmonia, sem serem ameaças uns aos outros. (Gn 2:20).

f) Deus e o homem são amigos. Convive com ele sem que sua presença gere medo (Gn 3:8-11).

Para Carlos Mesters o pecado humano não gerou apenas a contradição entre Deus e o ser humano, mas, como já dito, entre o ser humano e o meio ambiente, entre o ser humano e outro ser humano. A contradição passou a ser parte do meio ecológico, do meio social, dos valores, da cultura. O "oikos" (casa) foi desorganizado, gerando dominação e conseqüentemente conflitos e destruição. Mas, por outro lado, o Paraíso não é algo que apenas aconteceu no passado. É um desafio para nós hoje, deve ser nosso futuro. Ou seja, a vida boa e justa, com harmonia entre tudo que foi criado, não é apenas um idílio do passado, mas uma proposta para o futuro. Uma causa para o homem, uma causa para a Igreja.

 

A capacidade do ser humano para destruir

Basta um olhar a nossa volta que identificamos o poder destruidor do ser humano. Muros pichados, janelas depredadas, matas queimadas, água poluída, lixo pelas ruas... O homem criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27) recebe um ambiente (oikos - casa) para habitar e ser feliz. É o pecado que introduz toda a desordem no meio ambiente.

O fator "desobediência", ou seja, a quebra de regras quanto ao funcionamento do ecossistema pode gerar a morte. A morte enquanto rompimento da relação do ser humano com o seu Criador.

Como conseqüência, nasce uma hostilidade entre o ser humano e a natureza. Haveria inimizade entre a mulher, a serpente e suas descendências. A mulher teria dificuldades para conceber e dar à luz seus filhos. O homem, por sua vez, teria dificuldades com a terra. A quebra das regras da própria subsistência é a revelação de que o ser humano continua a desenvolver sua capacidade para destruir. Uma das primeiras agressões à natureza após a desobediência foi a morte de Abel. Caim matou seu irmão, o chão teve que "abrir a sua boca" para receber o primeiro sangue derramado, o que para a Terra, foi uma espécie de poluição (Gn 4.11).

Assim, o ser humano foi revelando sua capacidade de destruir ao romper sua relação com Deus e consigo mesmo. Ao romper sua relação com Deus o ser humano, numa tentativa de ser como Deus (Gn 3.5), o homem anula a soberania de Deus. Constitui-se o centro do universo, e não parte dele, explorando as coisas criadas como se nada fossem em si mesmas e sobre elas tivesse autoridade absoluta.

Esta relação de subjugar a natureza, como se ela fosse inferior, é que conduz à falha da ética ambiental.

 

A responsabilidade ecológica da Igreja

A responsabilidade ecológica da Igreja é garantir que a vontade de Deus seja ouvida, entendida e estabelecida. Portanto, o entendimento e a responsabilidade ética da Igreja para a questão da ecologia não pode se limitar apenas na proteção da fauna, da flora e dos ecossistemas, mas deve visar à superação teológica e cultural da dicotomia entre o homem e natureza ("antropocentrismo arrogante"), de modo que haja uma consciência ecológica, ética e cristã de que o ser humano é parte da fauna e está inserido na criação como parte dela, com privilégios e também com as responsabilidades inerentes desses privilégios.  Ou seja, tão justa quanto a preocupação com preservação de espécies como tartaruga-pente ou mico-leão-dourado ou jacaré do papo amarelo, deve ser também a preservação da espécie humana.

Embora na teoria tudo esteja interligado, muitas vezes na prática, o homem, particularmente o pobre, sem-terra, sem-teto, sem-trabalho, vítima da fome, da guerra, etc... no tem sido encarado pela ética cristã inserido dentro de um contexto ecológico no sentido de que sua espécie é não apenas a que maior dano causa ao meio ambiente mas também a que também sofre esses danos. É importante que haja preocupação com a preservação também de sua vida, e da qualidade de vida. Não apenas com sua sobrevivência, com seu cativeiro na miséria e abandono. É importante propugnar por políticas públicas que lhe possibilitem moradia, trabalho, subsistência. A ética cristã para a ecologia tem de defender uma coisa maior e que às vezes não parece inserida também na preocupação ecológica: relações justas e solidárias que humanizam cada vez mais os chamados "seres humanos". É justamente a desumanização que nos leva a relações opressoras com o próximo, com a natureza e conosco mesmo.

Miséria, machismo e racismo, por exemplo, não devem ser vistos apenas religiosamente como pecado ou socialmente como situações de relações opressoras. Devem ser vistos também eticamente como causa a ser superada, como situação de agressão à vida coletiva, à "fauna" humana, ao meio ambiente.

Embora para nós cristãos a fé cristã não se reduza apenas a uma ética, entendemos que ela tem a exigência de uma ética, de um comportamento ético. Por isso a tarefa de evangelização confiada por Deus à Igreja implica também na vivência, no anúncio e num desafio de uma ética para o mundo.

Esta "evangelização ética" (evangelização promotora da ética cristã) condena o mundo em suas relações opressoras e destrutivas, propondo o estabelecimento de relações de misericórdia, justiça, solidariedade e paz. De modo que, se o pecado humano envolveu toda a criação num caos e em desarmonia, a ética cristã deve ser praticada de modo também a alcançar relacionamentos misericordiosos, justos, pacíficos e solidários com toda a criação, restabelecendo a harmonia, a amizade e a cooperação. Isso implica em mudança de valores, em mudança na cultura. Portanto, mais que diagnosticar a necessidade da proteção ambiental é necessário o prognóstico da mudança sócio-cultural, e tanto quanto refletir, é fundamental uma ação ampla. A "evangelização ética" além de alcançar os indivíduos, deve também "evangelizar eticamente" as instituições e estruturas sociais e a cultura, ou melhor dizendo, as diferentes culturas.

"Evangelização ética" no sentido em que estamos usando neste texto implica e revela a responsabilidade e a participação ecológica da igreja. Mas o que vem a ser de fato uma"evangelização ética"? É aquilo que se convencionou chamar de "evangelização integral", ou seja, um compromisso permanente com o bem-estar da pessoa como um todo, não apenas na dimensão espiritual, mas também nos aspectos sociais. É esta compreensão abrangente da salvação que faz com que os cristãos e cristãs se mobilizem na luta por justiça social e contra toda forma de discriminação.

Evangelização integral é a que compreende a Missão de Deus no mundo e na história acontecendo na promoção da vida. E "para que haja vida, são necessários comunhão e reconciliação com Deus e o próximo, direito à terra, habitação, alimentação, valorização da família e dos marginalizados da família, saúde, educação, lazer, participação na vida comunitária, política, artística e preservação da

 natureza" ,  "humanização do trabalho, melhor distribuição da riqueza, organização e proteção do trabalhador, segurança, valorização, oportunidade para todos de salários e empregos", como nos diz o Plano para Vida e Missão da Igreja Metodista.

A Evangelização integral e "ética", é a melhor proposta de ética ligada à ecologia e a qualquer outra área da ação humana para orientar a participação humana na história e na ecologia. Até porque falarmos de evangelização ética e integral implica uma contribuição teológica para a construção de uma ética cristã protestante construída sobre pelo menos cinco fontes pelas quais podemos conhecer e perceber a revelação da vontade de Deus, a saber:

a) A Bíblia - a maior fonte de conhecimento e autoridade:  nossa única regra de fé e prática

b) A experiência pessoal com Deus - a leitura da Bíblia deve nos levar à experiência pessoal com Deus, ao mesmo tempo em que a experiência de fé leva o crente a uma outra leitura das Escrituras. Sentir a presença de Deus e estar em comunhão com ele nos livra de uma fé cognitiva/racionalista e nos proporciona conhecer a vontade divina e receber o poder para realizá-la.

c) A razão - o uso da razão significa aceitar uma das grandes dádivas de Deus. Deus espera que amemos, mas espera também que sejamos capazes de pensar, escolher, de sermos lógicos.

d) A tradição - Os ensinos da Igreja, como o Credo Apostólico e as decisões dos Concílios Gerais da Igreja, são parâmetros importantes para o conhecimento de Deus revelado nas Escrituras, pela experiência pessoal e pela razão.

e) A criação - Na criação está a expressão da presença, da sabedoria, do poder e do cuidado amoroso de Deus. Podemos conhecer também a vontade de Deus para a vida humana e de toda criação.

De modo que, concluindo, podemos dizer que a responsabilidade ecológica da Igreja é, de fato, sua participação na Missão de Deus com a prática de um evangelho integral.  Como mais uma vez nos ensina o inspirado documento para Vida e Missão: "A Missão de Deus no mundo é estabelecer o seu Reino. Participar da construção do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se na tarefa evangelizante da Igreja" .  

 

Pr. Ronan Boechat de Amorim

 

Para saber mais

 O que é ecologia - Antônio Lago e José Augusto Pádua - Editora Brasiliense

Viver a Graça de Deus -  Walter Klaiber e Manfred Marquardt, Editeo/Editora Cedro

 

Paraíso Terrestre - saudade ou esperança? - Carlos Mesters, Editora Vozes.

 

Cânones da Igreja Metodista. Documento para a Vida e Missão da Igreja. São Paulo,

Editora Cedro


Posts relacionados

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Geral, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2015

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2015. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Venham Todas as Crianças!", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães