Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Campanha Nacional de Evangelização

Campanha de Evangelização 2009 dará ênfase aos grupos de estudo e convivência cristã à moda wesleyana

Neste ano, a Campanha de Evangelização da Igreja Metodista está fortemente baseada na herança deixada por seu fundador John Wesley. A ênfase na formação de grupos de discipulado nas casas, para levar a Palavra de Deus a vizinhos(as) e amigos(as) que ainda não a conhecem, é o destaque da campanha que será lançada numa data significativa: o 31 de maio, Dia de Pentecostes. A prática de atos de piedade e atos de misericórdia dando o suporte à Campanha de Evangelização é outra característica marcante da campanha. Assim, após o lançamento oficial, o povo metodista será chamado a jejuar e orar pela evangelização do país e, também, a realizar atos de solidariedade ao próximo, como a Festa da Família Metodista para angariar fundos aos trabalhos sociais metodistas, e a campanha de doação de sangue.

O manual da campanha está disponível no site da Igreja Metodista (www.metodista.org.br) e será, também, enviado às igrejas locais. Veja, a seguir, o cronograma da Campanha de Evangelização 2009:

 

 Lançamento da Campanha de Evangelização: no dia 31 de Maio, Domingo de Pentecostes, será celebrado o "Dia do Discipulado", com o lançamento oficial da campanha.

Consagração ao Jejum e oração: A Igreja Metodista sugere o exemplo de John Wesley, que enfatiza o equilíbrio, uma vez que não existe uma única maneira de praticar o jejum. O fundador do metodismo começava a jejuar após o jantar da quinta-feira. Geralmente ele não voltava a comer até sexta-feira à tarde, quando tomava chá. Assim, a igreja deve jejuar e orar toda quinta-feira por um metodismo vivo, vibrante e pela evangelização.

Mobilização Nacional de Evangelização. Data sugerida: dias 26, 27 e 28 de junho (sexta, sábado e domingo):  Os(as) membros das igrejas serão chamados(as) a abrirem suas residências para a apresentação da palavra de Deus aos seus vizinhos(as) e familiares em dois encontros, na sexta e no sábado, após os quais serão convidados(as) a participarem de um culto na igreja local, no domingo. Na sexta e sábado os(as) visitantes assistirão a filmes evangelísticos (veja quadro) e iniciarão uma série de encontros de estudos bíblicos. No domingo, convidarão o grupo a participar do culto na igreja local.

Formação de grupos de discipulado: Os grupos começam após a Mobilização Nacional de Evangelização, que ocorre no mês de junho e seguem ao longo do mês de julho até a realização do Culto da Colheita, no mês de agosto.

Festa da Família Metodista: 16 de agosto (terceiro domingo do mês). A comunidade metodista deve se mobilizar para uma grande festa cujos recursos obtidos por bazar, lanchonete e outras ações revertam para ações sociais da Igreja Metodista.

Culto da colheita: 23 de agosto (quarto domingo do mês). As pessoas que participaram das primeiras reuniões nas casas e, depois, dos grupos de discipulado evangelístico, terão a oportunidade de tomar sua decisão pessoal por Cristo. A Igreja deverá  estar pronta a receber esses novos irmãos e irmãs. 

Campanha metodista para doação de Sangue: setembro. A campanha de doação de sangue foi iniciada no ano de 2008 para sensibilizar as pessoas a este importante ato de solidariedade humana. Ela tem um caráter permanente; o(a) doador(a) de sangue deve se comprometer a fazer doações regulares. No mês de setembro de 2009, a Igreja retoma a campanha, para que mais pessoas se conscientizem da importância da doação de sangue.

 

Campanha usará filmes como recursos evangelísticos

            Inspirada pelo sucesso da exibição do filme "Compromisso Precioso", como parte da campanha evangelística Minha Esperança, de 2008, a Igreja Metodista decidiu utilizar recursos audiovisuais também na campanha deste ano. A diferença é que não haverá um único filme sendo veiculado no país. O manual da campanha que será distribuído nas igrejas (e disponibilizado no site www.metodista.org.br) sugere que se utilize uma dentre cinco opções de filmes facilmente localizados em videolocadoras do país:  Lutero, A Virada, Desafiando Gigantes, Prova de Fogo e Jornada pela Liberdade. A partir destes filmes, que retratam momentos de decisões por Cristo e mudanças de vida, o manual sugere questões e textos bíblicos para reflexão. Além dos filmes de ficção, a Sede Nacional da Igreja Metodista publicou na Internet dois vídeos evangelísticos para serem assistidos em computadores pessoais: uma mensagem evangelística do bispo João Carlos Lopes e um testemunho do pastor José Fabrício Bahls, pastor da Igreja Metodista em Bandeirantes, Paraná.

 

 


Posts relacionados

Geral, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Graça para ser discípulo

Ser discípulo de Jesus é uma grande oportunidade, é um favor oferecido graciosamente por Deus. É Deus que em Cristo nos chama para ser discípulos. Discipulado começa com o chamado para o seguimento de Jesus. A iniciativa é divina. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães