Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/05/2011

Carta Pastoral sobre Racismo será distribuída para todo o Brasil

Duas mil cópias da Carta Pastoral sobre Racismo foram impressas e serão distribuídas para todo o Brasil a partir da próxima semana. O texto foi disponibilizado na internet em novembro do ano passado e, agora, pode ser adquirido também em forma de livreto. A cartilha faz uma reflexão e traz o posicionamento da Igreja Metodista sobre o assunto.

O tema é polêmico e merece a atenção da Igreja. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população negra predomina no Brasil, é jovem, tem mais filhos, é mais pobre e está mais exposta à mortalidade por causas externas, especialmente homicídios.

A pesquisa apontou que o percentual de negros mortos, com idades entre 15 e 29 anos, é maior do que o de brancos. A faixa etária representa quase 10% dentre as mortes anuais de homens negros, enquanto que esse número não chega a 4% para os brancos.

Os pesquisadores do Ipea entenderam que os jovens negros morrem mais por estarem mais expostos à violência. Isso porque “causas externas”, como assassinatos e acidentes, é o segundo motivo que mais mata pessoas do sexo masculino entre os negros, conforme dados do SIM de 2007.

Com informações Agência Estado.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães