Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/04/2012

Como são hoje os primeiros habitantes do Brasil?

Foto: markus_jutzi

Em abril de 1940, aconteceu o I Congresso Indigenista Interamericano, no México. Mas os líderes indígenas não compareceram aos primeiros dias por receio, pois há séculos eram agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. Sua participação ocorreu apenas no dia 19 de abril, que depois foi escolhido para ser o Dia do Índio, no continente americano.

No Brasil, essa recomendação foi adotada apenas em junho de 1943, e desde então, os brasileiros também comemoram o Dia do Índio.  Essa data é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o modo de vida e cultura dos povos indígenas. Faz mais de 500 anos que os portugueses encontraram esses primeiros habitantes do Brasil, o que resultou desse encontro de culturas, nem todos sabem.

Dos que sobreviveram, muitos absorveram práticas de outras culturas, como usar roupas e chinelos; comer alimentos industrializados; frequentar escolas e universidades e acessar as tecnologias modernas, assim como a internet e outros itens que a vida urbana proporciona. Ao contrário do que parece, isso não significa o abandono de sua cultura e tradições, como rituais e danças.

Atualmente, vivem no Brasil mais de 230 povos indígenas que somam 817.963 índios, cerca de 0,42% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010.  Destes, 502.783 índios vivem em 688 Terras Indígenas e 315.180 vivem em áreas urbanas. Acesse uma tabela com o nome dos povos, tamanho de sua população e Estados onde se encontram, no Quadro Geral dos Povos.

O quadro citado faz parte do Programa Povos Indígenas do Brasil,  do Instituto Socioambiental. As diferentes etnias têm cultura, costumes e modo de vida próprios. E nesse link você encontra informações detalhadas de cada etnia, como organização social, atividades econômicas, vídeos e fotos. O site também possui uma versão para crianças, incluindo jogos e animações, acesse AQUI!.

A Escola Dominical é um dos espaços que a igreja pode estudar sobre os primeiros habitantes das terras brasileiras, refletir sobre o que não fazer no Dia do Índio e aprender com sua alta capacidade de ser sustentável, cuidando do meio ambiente, por se sentirem pertencentes à esta criação de Deus. Para crianças pode-se também mostrar fotografias e trabalhar o artesanato e jogos indígenas.

Nayara Landim Mendonça
Assistente da Ação Social da Igreja Metodista


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães