Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

culto de posse da Cogeam

Pastor metodista, advogado e assessor jurídico da Associação da Igreja Metodista, AIM, o pastor Silas assumirá, também, a secretaria-executiva da Associação da Igreja Metodista a partir de maio, em substituição a Luiz Escobar.

Veja também:

Igreja Metodista: novos passos da caminhada

No dia 11 de fevereiro, durante o culto matutino da Catedral Metodista de São Paulo, começou uma nova etapa na vida da Igreja Metodista: a posse da nova Cogeam, Coordenação Geral de Ação Missionária e a posse da pastora Joana D´Arc como nova Secretária para Vida e Missão. Nessa mesma ocasião, os quatro secretários-executivos que atuaram nos últimos dois períodos eclesiásticos - Keila Guimarães, na área de Ação Social; o pastor José Pontes Sobrinho, na expansão missionária; Luiz Escobar, na área administrativa e AIM e Bispo Stanley Moraes, na coordenação de educação - foram lembrados pela pastora Joana, em nome de todos os funcionários(as) da Sede Nacional e homenageados por sua dedicação ao trabalho do Senhor.

 

 

Pastora Joana em palavra de agradecimento pela vida dos secretários-executivos

 

Bispo Stanley recebe quadro com fotos de momentos marcantes de sua atuação como Secretário-executivo de Educação Cristã

A Cogeam é o órgão de administração superior da Igreja. Fazem parte desta Comissão os três bispos que integram a Mesa do Colégio Episcopal; sete membros leigos, representando cada Região Eclesiástica, e quatro presbíteros. Das pessoas eleitas pelo 18º Concílio Geral, as duas representantes da primeira região - Sônia Palmeira e a pastora Joana D´Arc Meirelles - renunciaram ao cargo para se dedicar a outras importantes atribuições: Sônia, como presidente da Confederação se Mulheres Metodistas, e a pastora Joana D´Arc, como a nova secretária-executiva para a Vida e Missão. Assim, no sábado, dia 10 de fevereiro, foram eleitos dois novos nomes para estas funções: como representante leiga a irmã Rosemari Pfaffenzeller Constantino e, como clériga, a Revda. Selma Antunes. Como seus nomes foram confirmados na noite de sábado, elas não puderam comparecer ao culto, mas tiveram seus nomes lembrados e, junto com os demais integrantes da Coordenação, receberam as orações de todos os irmãos e irmãs presentes.

Fica, então, assim constituída a nova Cogeam:

1ª Rosemari Pfaffenzeller Constantino (leiga)

1ª Selma Antunes (clériga)

2ª Elmo Albernaz (leigo)

3ª Ivana Garcia (leiga)

3ª Marcos Antônio Garcia (clérigo)

4ª Elias Bonifácio (leigo)

4ª Wesley Nascimento (clérigo)

5ª Tânia Mesquita Guimarães (leiga)

6ª Ari Parreira (leigo)

Rema - José Erasmo Alves de Melo (leigo)

Remne - Francisco Porto de Almeida Jr (clérigo)

Os caminhos do Senhor são perfeitos...

Inspirado pela posse das novas lideranças da Igreja Metodista, o caminho foi o tema que norteou todo o culto deste domingo - na leitura bíblica (Marcos 10.52: ... "e seguia a Jesus estrada fora"), no lindo cântico do Coral: "Envia-me a mim, quero te servir..."e, finalmente, na pregação do Bispo João Carlos Lopes. Ele falou sobre Hebreus 12.1-2: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..."

O Bispo João Carlos começou lembrando que corredores de 100 metros rasos não são bons maratonistas, ou seja, não servem para correr os 42 mil metros que compõem uma maratona. "Corredores de 100 metros são fortes, musculosos. Os de maratona são magrinhos, parece até que estão doentes, mas são esses que têm resistência para chegar ao fim da maratona", disse. O Bispo João lembrou, ainda, que os atletas que correm 100 metros têm o que se chama no esporte de "explosão": a rapidez necessária para sair e chegar rapidamente. "Quem já ouviu falar de um atleta que tivesse desistido no meio de uma corrida de 100 metros?". No entanto, terminar uma maratona não é fácil. Sem preparo, muitos ficam pelo meio do caminho. É por isso que o autor de Hebreus compara a vida cristã a uma corrida destas: "carreira, no original, é maratona", explicou o Bispo."Vida cristã é maratona e as pessoas são tentadas a desistir. Mas Deus quer, por meio de seu Espírito, lançá-lo nesta carreira, correr com você e ainda te esperar ao final da corrida. O livro de Hebreus dá pistas para se correr a vida cristã, sem desistir".

Segundo o Bispo João Carlos Lopes, quatro elementos devem estar presentes na carreira cristã:

1 - comunidade - O texto bíblico fala: "temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas". Ele se refere aos exemplos de fé descritos no capítulo anterior, Hebreus 11. Após descrever o exemplo de homens e mulheres que perseveraram na vida cristã, o capítulo 12 nos inclui nesta comunidade de fé. Neste ponto, o Bispo João perguntou às pessoas presentes quem havia se convertida há menos de um ano. O jovem Gaspar levantou a mão e recebeu uma salva de palmas. Depois, o Bispo pediu que uma senhora presente, D.Odete, com mais de 50 anos de vida cristã, também se levantasse. E disse aos dois: Gaspar, você tem muito o que aprender com a irmã Odete. E, irmã Odete: você tem muito o que aprender com o irmão Gaspar. Na fé cristã, nós aprendemos uns com os outros continuamente.

2 - atividade - Diz ainda o texto bíblico: "desembaraçando-nos de todo o peso, do pecado..." O Bispo João Carlos deu uma explicação simples e direta para quem quer distinguir "peso" de "pecado": Peso é tudo aquilo que não o leva para o inferno, mas pode atrapalhar sua vida (são as nossas "manias" de sermos donos da verdade, de achar que a nossa vontade é sempre a vontade de Deus etc.). Pecado é tudo aquilo que pode até facilitar a sua vida, mas que o leva para o inferno. O corredor tem que correr leve. Peso e pecado atrapalham a vida cristã. Para isso é que existe o altar, para você confessar os seus pecados a Deus e se livrar do peso.

3 - especificidade - O texto bíblico que diz "...a carreira que nos está proposta" tem tudo a ver com a Igreja Metodista e tudo a ver com o programa de Dons e Ministérios. Nós não corremos a carreira que decidimos correr, mas aquela que nos foi proposta por Deus. Existe uma carreira proposta para você. Quando a gente descobre isso, acabam, no meio da Igreja, os ciúmes e a inveja que geram perseguições, desprezo e desistência no meio do caminho. Deus propôs uma carreira e, quanto eu estiver dizendo "sim", ele vai me abençoar e me guiar, sem que eu precise correr a carreira do outro. Ele deu como exemplo de fé uma menina que havia assumido a responsabilidade pela operação do retroprojetor da Igreja e também, se lembrou, bem-humorado, de uma senhora que falou-lhe, certo dia, que queria assumir o "ministério do púlpito". Não, ela não queria tomar o lugar do pastor... Queria apenas tornar o púlpito bonito e inspirador, por meio de seu dom para a ornamentação... "Esta foi a irmã que assumiu o ministério do púlpito sem competir com o pastor", brincou o Bispo.

4 - centralidade - "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé..."Aquele que estava na linha de largada é, também, o que estará na linha de chegada. É essa centralidade que vai permitir que a gente corra, até o final, sem se desviar do caminho e possa dizer, como Paulo,"completei a carreira, guardei a fé".

Que Deus nos abençoe a fim de que, no meio das provações - e também das vitórias - nós não desistamos, nem nos desviemos da carreira que nos está proposta. Amém!


Posts relacionados

Geral, CM Homens, por Comunicação

Encontro Bi-Regional de Homens da 2RE e 6RE

  Confira como foi o primeiro Encontro Bi-Regional de Homens da Igreja Metodista realizado pela 2ª e 6ª Regiões Eclesiásticas.

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 12.06.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semnalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães