Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/07/2011

Delegados aprovam nova regra para representatividade nos Concílios Gerais

Os delegados do Concílio Geral aprovaram na sessão de hoje, 16, uma proposta que prevê nova regra para a representatividade das Regiões Eclesiásticas e Missionárias nos Concílios Gerais.

A proposta foi discutida por um Grupo de Trabalho composto por membros de todas as delegações. A partir de agora, o número de delegados para participação no Concílio Geral será:

a)    50% das vagas são distribuídas pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias em quotas iguais;

b)    50% das demais vagas são distribuídas pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias na mesma proporção dos membros de cada Região em relação ao número total de membros da Igreja.

Para aplicação dos itens acima deverá será observado:

c)    O número de delegados ao Concílio Geral será de 1 delegado para cada 1000 membros de Igreja, de acordo com os róis apresentados nos Concílios Regionais que o antecedem;

d)    O número de membros do Concílio Geral apurado na forma da Letra “c”,  deve ser múltiplo do número de Regiões, para se evitar frações e arredondamentos.

Para Achile Alesina, delegado leigo da 5ª Região e líder do Grupo de Trabalho, a decisão preserva o princípio conciliar, garante representatividade à todas as Regiões e fomenta o estímulo de crescimento de todas as Regiões. "É uma decisão importante porque preserva o crescimento da Igreja, mas, faz de uma forma democrática, para que todas as Regiões tenham representatividade nas discussões gerais", explica.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 24.01.2020

A campanha Em oração, vem apresentar para pessoas que já oram, novos projetos, ações e situações carentes de intercessões em todo o país. Confira os pedidos dessa semana. “...porque sem mim nada podeis fazer.” - João 15:5b 

Geral, por José Geraldo Magalhães