Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/07/2011

Delegados aprovam nova regra para representatividade nos Concílios Gerais

Os delegados do Concílio Geral aprovaram na sessão de hoje, 16, uma proposta que prevê nova regra para a representatividade das Regiões Eclesiásticas e Missionárias nos Concílios Gerais.

A proposta foi discutida por um Grupo de Trabalho composto por membros de todas as delegações. A partir de agora, o número de delegados para participação no Concílio Geral será:

a)    50% das vagas são distribuídas pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias em quotas iguais;

b)    50% das demais vagas são distribuídas pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias na mesma proporção dos membros de cada Região em relação ao número total de membros da Igreja.

Para aplicação dos itens acima deverá será observado:

c)    O número de delegados ao Concílio Geral será de 1 delegado para cada 1000 membros de Igreja, de acordo com os róis apresentados nos Concílios Regionais que o antecedem;

d)    O número de membros do Concílio Geral apurado na forma da Letra “c”,  deve ser múltiplo do número de Regiões, para se evitar frações e arredondamentos.

Para Achile Alesina, delegado leigo da 5ª Região e líder do Grupo de Trabalho, a decisão preserva o princípio conciliar, garante representatividade à todas as Regiões e fomenta o estímulo de crescimento de todas as Regiões. "É uma decisão importante porque preserva o crescimento da Igreja, mas, faz de uma forma democrática, para que todas as Regiões tenham representatividade nas discussões gerais", explica.


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Redação Metodista

Em oração | 13.08.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães